Esperança no meio das Provações
Sermon • Submitted
0 ratings
· 40 viewsNotes
Transcript
Esperança no meio das Provações
Esperança no meio das Provações
LER 1 Pedro 1.1-12
Introdução:
Pedro provavelmente escreveu por volta de 65d.C de Roma. Em Roma ele foi martirizado.
Você alguma vez já pressentiu que algo muito importante poderia fracassar?
Pedro tinha mais do que pressentimentos. Ele sabia que os cristãos estavam prestes a passar por um período de intenso sofrimento.
Eles seriam atormentados. Perderiam seus empregos. Seriam deportados e separados. Suas casas seriam incendiadas. Seus líderes (inclusive Pedro) seriam torturados e mortos.
COMO OS CRISTAOS DEVERIAM SE PREPARAR? Como você se prepararia?
Teria uma atuação tão discreta que que ninguém saberia que era cristão?
Reuniria sua familia e se esconderia na montanha?
Viveria numa licenciosidade irresponsável, já que a vida tranquila logo terminaria?
Juntaria armas e logo aprenderia a usá-la? enfim...
O conselho de Pedro, em fase de um futuro tão traumático, foi surpreendentemente simples.
Lembrou aos cristãos de que Jesus já havia percorrido esse caminho: Sofrera e morrera, mas também ressuscitará dos mortos.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
E ele continou a dar conselho sobre a rotina da vida Cristã
“Sede Sóbrios…v 13.
“ Não vivendo em pecado como no passado”…v14
“Amando intensamente uns aos outros de coração puro”…v 22
O tema central de sua carta, escrita para aos cristãos judeus e gentílicos está bem definida como “A VERDADEIRA GRAÇA DO SENHOR SOB A QUAL OS CRENTES DEVEM VIVER FIRMES”.
Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel, escrevo para vocês de forma resumida, exortando e testemunhando que esta é a genuína graça de Deus. Continuem firmes nessa graça.
Pedro usa a situação de dispersão e temporalidade social e politica desses irmãos dispersos para falar da perseguição cristã sobre a terra e alertar seus filhos na fé para o fato de que os crentes em Cristo são verdadeiros cidadãos do céu e, devem se comportar enquanto durar sua jornada neste mundo.
Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais. Os nossos dias sobre a terra são como a sombra, e não temos permanência.
Ouve, Senhor, a minha oração, escuta-me quando grito por socorro. Não fiques insensível às minhas lágrimas, porque sou forasteiro diante de ti, peregrino como todos os meus pais o foram.
De fato, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.
ESBOÇO DA SEÇÃO UM (I PEDRO 1)
ESBOÇO DA SEÇÃO UM (I PEDRO 1)
Pedro inicia sua carta com um panorama de alguns fatos gloriosos acerca da salvação.
I. A Fonte de Nossa Salvação (1.1-2)
I. A Fonte de Nossa Salvação (1.1-2)
1.1- Fomos escolhidos pelo Pai (1.1-2a).
1.1- Fomos escolhidos pelo Pai (1.1-2a).
ELEITOS EM DEUS
εκλεκτος eklektos de 1586 ; TDNT - 4:181,505; adj 1) selecionado, escolhido 1a) escolhido por Deus, 1a1) para obter salvação em Cristo 1a1a) cristãos são chamados de "escolhidos ou eleitos" de Deus 1a2) o Messias e/ chamado "eleito", designado por Deus para o mais exaltado ofício concebível 1a3) escolha, seleção, i.e. o melhor do seu tipo ou classe, excelência preeminente: aplicado a certos indivíduos cristãos.
Já encontrei mais ou menos 25 vezes esse conceito no NT: Eleitos, Eleita, Escolhidos.
Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para que vão e deem fruto, e o fruto de vocês permaneça, a fim de que tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes conceda. O que eu lhes ordeno é isto: que vocês amem uns aos outros. — Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês.
Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor
Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência.
Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade.
1.2- Fomos feitos santos pelo Espírito (1.2b).
Mas vocês são dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção,
Alguns de vocês eram assim. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Mas devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus os escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.
1.3-Somos purificados pelo sangue do Filho (1.2c).
1.3-Somos purificados pelo sangue do Filho (1.2c).
e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o sangue de Abel.
2. A Garantia da Nossa Salvação (1.3-5)
2. A Garantia da Nossa Salvação (1.3-5)
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!
Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!
Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que faz maravilhas!
REGENEROU - Fez com que nascêssemos de novo: αναγενναω anagennao metáf. ter passado por uma transformação da mente, que leva a uma nova vida que procura conformar-se a vontade de Deus.
Ver Jo 3.1-8.
Pois nós também, no passado, éramos insensatos, desobedientes, desgarrados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo em maldade e inveja, sendo odiados e odiando-nos uns aos outros. Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos, ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
2.1- A prova (1.3): Ela é garantida pela ressurreição de Cristo.
2.1- A prova (1.3): Ela é garantida pela ressurreição de Cristo.
o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação.
Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida!
Se em vocês habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também o corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.
Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.
2.2- A permanência (1.4): Ela é mantida nos céus para nós
2.2- A permanência (1.4): Ela é mantida nos céus para nós
— Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo.
Ef 1.11,14,18
Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos
Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que os que foram chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que houve uma morte para remissão das transgressões que foram cometidas sob a primeira aliança.
2.3-O PODER (v5): O imenso poder de Deus assegura-nos que chegaremos seguros ao céu.
2.3-O PODER (v5): O imenso poder de Deus assegura-nos que chegaremos seguros ao céu.
Ele guarda os pés dos seus santos, mas os perversos emudecem nas trevas da morte, porque o homem não prevalece pela força.
O Senhor firma os passos do homem bom e se agrada do seu caminho; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.
Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.
Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre. Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre.
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um.
Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.
3- ALEGRIA DE NOSSA SALVAÇãO (1.6-9)
3- ALEGRIA DE NOSSA SALVAÇãO (1.6-9)
VER na NTLH
Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo.
Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada.
No entanto, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, e sim porque o nome de cada um de vocês está registrado no céu.
Assim também agora vocês estão tristes. Mas eu os verei outra vez, e o coração de vocês ficará cheio de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!
Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada.
Venham, cantemos ao Senhor com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação.
3.1 A PROMESSA (v.6) - Esta alegria pode ser nossa, mesmo em meio as provações.
3.1 A PROMESSA (v.6) - Esta alegria pode ser nossa, mesmo em meio as provações.
e a pôr sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito angustiado. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.
Tenho grande alegria no Senhor! A minha alma se alegra no meu Deus, porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas joias.
3.2 - O RESULTADO (v7-9) Nossa provações produzem dois frutos.
3.2 - O RESULTADO (v7-9) Nossa provações produzem dois frutos.
Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e crêem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem.
3.2.a-Elas aumentam nossa fé em Deus (v.7)
pelo qual obtivemos também acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança.
3.2.b- Elas aumentam nosso amor por Deus (1.8-9)
Assim também agora vocês estão tristes. Mas eu os verei outra vez, e o coração de vocês ficará cheio de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
4- OS Profetas do Antigo testamento e a nossa salvação (1.10-12a)
4- OS Profetas do Antigo testamento e a nossa salvação (1.10-12a)
4.1 Os que eles não entenderam
4.1 Os que eles não entenderam
Eles não conseguiam compreender completamente todas as suas profecias sobre a obra futura do Messias.
4.1.a- Sobre sua dor (1.10-11a)
4.1.b- Sobre sua glória (1.11b)
4.2- O que Eles entenderam (1.12a)
Eles sabiam que suas profecias não seriam cumpridas antes de sua própria morte.
5- OS anjos e a nossa salvação (v.12)
5- OS anjos e a nossa salvação (v.12)
Eles sabiam que suas profecias não seriam cumpridas antes de sua própria morte.
E isso aconteceu a fim de que agora, por meio da Igreja, as autoridades e os poderes angélicos do mundo celestial conheçam a sabedoria de Deus em todas as suas diferentes formas.
6- A Reação a Nossa Salvação (1.13-17)
6- A Reação a Nossa Salvação (1.13-17)
5.1 - Em relação a nós (1.13) Devemos ter domínio próprio.
5.2- Em relação ao nosso Salvador (1.14-17)
5.2.1-Devemos ser santos perante Deus (1.14-16)
5.2.2- Devemos temer a Deus (1.7)