40 dias na presença do Senhor

Os 40 do Pentateuco  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

E Moisés subiu no monte

Bom dia meus amigos de quarentena, hoje continuaremos a ver as vezes que o número 40 aparece no pentateuco.
Nossa história de hoje dará um salto na história do povo de Israel, ontem vimos a formação do povo em Abraão, hoje veremos o povo já saindo do Egito, depois de 430 anos de escravidão, Deus levanta Moisés para ser o libertador desse povo.
Moisés é responsável por unir o povo e por intervir junto ao Faraó para que esse libertasse os israelitas, o Faraó só os liberta após as 10 pragas, o povo sai, atravessa o mar vermelho e agora, no capítulo 24, os israelitas se encontram aos pés do monte Sinai, local onde Deus escolheu para renovar sua aliança com Seu povo.
Moisés já havia subido no monte antes, Deus já havia lhe passado as Leis, vemos isso nos capítulos 19 e 20, Moisés havia subido e descido do monte, agora Deus pede que Moisés suba até o cume do monte e fique por lá mais uns dias.
Subir ao cume do monte significava subir ao encontro de Deus, Moisés experimenta algo único, uma quarentena com Deus.
Nos versículos 15-18 do capítulo 24 vemos o relato dele subindo ao monte.

15E, subindo Moisés o monte, a nuvem cobriu o monte.

16E habitava a glória do SENHOR sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e, ao sétimo dia, chamou o SENHOR a Moisés do meio da nuvem.

17E o aspecto da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte aos olhos dos filhos de Israel.

18E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu o monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.

Moisés sobe ao monte e passa 40 dias conversando com Deus e o conhecendo. O único homem que se tem registro que falou face a face com Deus Pai na terra, e ele teve a oportunidade de fazer um retiro com o próprio Criador do universo, e esse retiro tinha um propósito, para que Moisés conhecesse mais ao Senhor e pudesse aprender sobre quem é esse Deus, seu poder sua glória, para que assim pudesse construir Seu tabernáculo, a morada de Deus em meio ao povo que Ele mesmo havia escolhido.
Deus passa 40 dias se revelando ao Seu servo para que esse conseguisse entender toda a dimensão da santidade de Deus para que isso pudesse ser refletido na santidade e na consagração necessárias em seu Tabernáculo. A dimensão de santidade daquela cena era tamanha, que o rosto de Moisés brilhava quando este descia da presença de Deus.
Mas o que essa quarentena de Moisés com Deus pode nos ensinar em nossa quarentena?
Moisés buscou a Deus, se entregou, andou com Ele e por isso teve o privilégio único de estar com Deus, e não pensem que ele era muito diferente de nós, lendo seus livros percebemos um homem teimoso, por vezes iracundo, medroso, um pecador, assim como eu e fosse, mas um homem de fé, alguém que verdadeiramente conheceu ao Senhor.
Que possamos nos espelhar nesse homem e em seu retiro espiritual de 40 dias dias, para que em nossa quarentena possamos também buscar ao Senhor, conhecer mais a Deus, ler Sua Palavra, orar, crescer em comunhão, e que no findar dessa quarentena, aos voltarmos a nossa vida, possamos assim com Moisés refletir a glória e a Santidade de Deus em nosso rosto, possamos crescer tanto em intimidade com Deus que outros olhem e percebam que estamos diferentes.
Aproveitem esse período para estar com o Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more