40 anos de espera por uma promessa
Notes
Transcript
As espera por uma descendência.
As espera por uma descendência.
Bom dia meus companheiros de quarentena, hoje continuaremos a ver as vezes que o número 40 aparece no pentateuco. Nossa história de hoje se passa no capítulo 25 do livro de Gênesis, onde no versículo 19 vemos que Isaque conseguiu se casar com Rebeca e estava iniciando sua família.
Para entendermos melhor o caso de Isaque, o homem que casou aos 40 anos, devemos lembrar primeiramente o que havia acontecido para o seu nascimento.
Deus havia prometido a Abraão que lhe daria uma descendência incontável como as estrelas (Gn 15), Abraão já era idoso quando essa promessa foi feita, e o tempo foi passando e nada de sua esposa conseguir engravidar, e esse filho da promessa só veio quando Abraão já tinha 100 anos, Isaque nasceu como o escolhido por Deus para levar adiante a geração de seu pai, a geração eleita por Deus.
Porém, para que a promessa de uma descendência incontável se cumprisse, não bastava a Abraão ter um filho, mas sim ter inúmeros netos, e Abraão sabia de sua linhagem escolhida e não queria que seu filho se casasse com alguém que Deus não aprovaria, então Abraão pede a seu servo que volte lá para sua terra de origem, e de lá lhe traga uma mulher para ser esposa de seu filho Isaque.
Em nesse ínterim 40 anos se passam, e Abraão precisa esperar em confiar no Senhor em toda essa espera, ele já tinha 140 anos quando seu filho finalmente se casa com Rebeca.
Bom parecia que tudo estava resolvido, a descendência poderia enfim deslanchar, mas Isaque descobre que na realidade sua esposa era estéril, não poderia conceber de maneira alguma, e agora? como ficam Abraão e Isaque ao saber disso? Como você ficaria se aos seus 140 anos de idade recebesse essa noticia desanimadora?
Isaque recorre ao único capaz de contornar a situação, Deus, Isaque sabe que o seu próprio nascimento já havia sido um milagre, uma mulher que com em torno 100 anos, que já não menstruava (ou seja era estéril) e mesmo assim consegue dar a luz a um filho saudável. Isaque conhecia essa história, então ele recorre ao Senhor e lhe ora, clama pelo Senhor e por sua promessa de uma grande nação, e Deus o ouve, e lhe dá não somente 1 mas 2 filhos, a estéril deu a luz a gêmeos.
Mas o que esse curioso caso de espera e de milagres nos ensina em tempos de quarentena?
Deus é soberano, é soberano sobre os homens, sobre a vida e a morte, nada foge de seu controle. O povo de Israel foi separado por Deus para servi-lo, e com isso foram presenteados com inúmeras bençãos, e Deus queria provar a eles que desde o inicio do povo, Ele estava cuidando e operando, já pensou que a nação de Israel teve seu inicio através de 2 mulheres estéreis, ou seja, seu inicio é devido ao milagre e a soberania de Deus.
Por isso meus amigos, não desanimem na fé, não se entreguem à depressão, à ansiedade ou ao medo, confie no Senhor mesmo em meio a esse período de tribulação e incertezas que estamos vivendo, Deus é Soberano e essa quarentena servirá para nos lembrar disso, de quem é nosso Salvador.
Quem em nosso coração possamos cantar como Davi cantou no Salmo 40
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Corrigida Capítulo 40
1Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
2Tirou-me de um lago horrível,de um charco de lodo;pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;
3e pôs um novo cânticona minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
4Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira.
5Muitas são, SENHOR, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.