QUEM É O PROVEDOR DE TUDO?

SÉRIE Andando em esperança  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 50 views

Deus é o provedor nas crises

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

CRISE, DESEQUILÍBRIO, COLAPSO, CAOS! Calma, pois não estou me referindo ao tempo que se chama HOJE! Falo do desequilíbrio que entrou na humanidade quando nossos primeiros pais se rebelaram no princípio. CRISE, DESEQUILÍBRIO, COLAPSO, CAOS! Tudo isso vindo de um vírus altamente letal chamado PECADO, que infectou o coração do homem. Interessante é que a Palavra de Deus não escondeu nada sobre esse terrível mal. Homicídios, violência, desamor, corrupção, idolatria, falsidade, afastamento do verdadeiro Deus, tudo isso ficou registrado nas páginas da Bíblia, nas páginas da história e nas páginas de nossas vidas. O pecado trouxe o distanciamento de Deus, que é o grande desastre da humanidade. Se o distanciamento social desencadeia sentimentos nocivos, perniciosos, imagina o distanciamento espiritual que o pecado trouxe?

CONTEXTUALIZAÇÃO DO LIVRO

O livro de Reis, que estamos vendo nessa série, nos faz observar com clareza o mal moral que o homem mergulhou. A crise instalada pelo pecado se reflete no governo dos Reis, que tinham a obrigação de dar orientação religiosa para a nação, e falharam nisso, andando no caminho da abominável idolatria.
Uma outra crise é mostrada através de um período de secas, fome e desespero social. Vemos isso em comoventes situações particulares de pessoas que conviveram com sofrimentos advindos de enfermidade, como Naamã, luto e fome, como da viúva de Sarepta, endividamento, como da viúva do discípulo do profeta.
Nesse tempo de intensa crise, parece que Deus estava distante e omisso. Porém, é na figura de vários profetas que vemos a ação de Deus controlando toda situação. Eles têm a incumbência de levar a Palavra de Deus aos reis e ao povo, seja ela de juízo ou de esperança. O Livro de Reis mostra que DEUS GOVERNA A HISTÓRIA, A DESPEITO DOS HOMENS. Deus é a fonte de toda provisão em momentos de crise.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO CAPÍTULO

2REIS4.42-44
2Reis 4.42–44 NVI
42 Veio um homem de Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus vinte pães de cevada, feitos dos primeiros grãos da colheita, e também algumas espigas verdes. Então Eliseu ordenou ao seu servo: “Sirva a todos”. 43 O auxiliar de Eliseu perguntou: “Como poderei servir isso a cem homens?” Eliseu, porém, respondeu: “Sirva a todos, pois assim diz o Senhor: ‘Eles comerão, e ainda sobrará’ ”. 44 Então ele serviu a todos e, conforme a palavra do Senhor, eles comeram e ainda sobrou.
O texto lido está em um contexto de fome na terra. O profeta em ação aqui é Eliseu, que significa “Deus é Salvação”. Ele é sucessor de Elias, e pediu porção dobrada do poder que estava em Elias, e isso foi concedido a ele.
O capítulo quatro é bastante interessante, pois vemos Eliseu envolvido em um linguajar bastante culinário, como azeite e panela (viúva do profeta), pão da Sunamita, farinha e ervas (morte na panela). Reforça o contexto de fome, e aponta que a provisão, espiritual e material, vem do Senhor, na instrumentalidade do seu servo.
O capítulo fecha com mais um relato de provisão de alimento, com o milagre da multiplicação de pães para cem homens. Esse texto específico é que vamos estudar e extrair algumas lições valiosas.

ARGUMENTAÇÃO NO TEXTO

Nesse curto trecho aprendemos muito. Existem três personagens na trama: um homem sem nome, o profeta Eliseu e o servo de Eliseu (Geazi).
O HOMEM SEM NOME: É de uma cidade chamada Baal-Salim, que significa “senhor 3 vezes forte”. Pelo nome, dá para perceber que era uma cidade idólatra, pois carregava em seu nome o deus adorado ali, que é Baal. Certamente Baal era o padroeiro de lá, e certamente seus habitantes eram devotos de Baal. Mas percebe-se que esse homem mantinha uma devoção ao Deus verdadeiro e ao cumprimento de sua lei, pois ele busca um profeta de Deus para entregar o pão das primícias. Em Levíticos 23.17 e 20 vemos essa determinação de Deus:
Lev23.17-20
Levítico 23.17–20 NVI
17 Onde quer que morarem, tragam de casa dois pães feitos com dois jarros da melhor farinha, cozidos com fermento, como oferta movida dos primeiros frutos ao Senhor. 18 Junto com os pães apresentem sete cordeiros, cada um com um ano de idade e sem defeito, um novilho e dois carneiros. Eles serão um holocausto ao Senhor, juntamente com as suas ofertas de cereal e ofertas derramadas; é oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor. 19 Depois sacrifiquem um bode como oferta pelo pecado e dois cordeiros, cada um com um ano de idade, como oferta de comunhão. 20 O sacerdote moverá os dois cordeiros perante o Senhor como gesto ritual de apresentação, juntamente com o pão dos primeiros frutos. São uma oferta sagrada ao Senhor e pertencem ao sacerdote.
Levavam as primícias da colheita oferecidas a Deus de acordo com o ritual do Pentecoste. Essa sua atitude mostra que ele, não vendo um ritual correto em sua região, vai ao profeta de Deus, cumprir seu compromisso. Os profetas podiam ser considerados os "sacerdotes e levitas" de Israel. Isso nos ensina uma primeira lição aqui em tempos de crise:

1-VOLTAR OS OLHOS PARA O PROVEDOR DE TUDO

Como aquele homem, estamos também cercados por um sistema que adora e busca esperança e provisão em outros deuses. O amor ao dinheiro é um exemplo, e também homens como líderes eclesiásticos ou governantes em todas as frentes. Qual tem sido nossa atitude? Nos curvando diante dos enganos de ídolos que não podem suprir nossa necessidade espiritual, ou buscando ao Deus verdadeiro, que supre nosso vazio existencial? Nosso culto deve ser ao Deus de todo poder! Entenda “culto” como voltar nossa total atenção ao Senhor, fazendo tudo para glória de Deus. Paulo disse em I Coríntios 10.31:
1CO10.31
1Coríntios 10.31 NVI
31 Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
Viver para glória de Deus implica em andarmos debaixo de Seu brilho, de Sua orientação, de Sua provisão espiritual, que acalma a alma e dá sabedoria para nossas decisões. Vejamos agora o próximo personagem:
O PROFETA ELISEU: Como vimos, Eliseu foi sucessor de Elias, e seu nome significa “Deus é Salvação”. Eliseu é um personagem do AT que podemos ver como um tipo de Jesus, pois têm muito em comum. A começar pelo fato de seus antecessores se equipararem. Elias, o antecessor de Eliseu, tinha uma forma peculiar de se vestir, própria dos que anunciavam arrependimento, como o antecessor de Jesus, João Batista. Compare os textos de II Rs 1.7-8 e Mt 3.4.
2REIS1.7-8
2Reis 1.7–8 NVI
7 O rei lhes perguntou: “Como era o homem que os encontrou e lhes disse isso?” 8 Eles responderam: “Ele vestia roupas de pêlos e usava um cinto de couro”. O rei concluiu: “Era o tesbita Elias”.
MT3.4
Mateus 3.4 NVI
4 As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.
Elias e João Batista viveram governos terríveis, e tiveram mulheres como grandes inimigas: Jezabel contra Elias e Herodias contra João. Ambos ungiram seus sucessores, Eliseu e Jesus, no rio Jordão.
Esses paralelos mostram que Eliseu e Jesus foram sucessores de profetas relevantes na história, e tiveram ministérios com milagres bem parecidos. Jesus começa o ministério com grandes sinais:
MT11.5
Mateus 11.5 NVI
5 os cegos vêem, os mancos andam, os leprosossão purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;
Eliseu também fez tudo isso: Fez cegos verem, curou o leproso Naamã, ressuscitou mortos, e no nosso texto, vai fazer algo parecido com Jesus: multiplicar pães.
Algo marcante aqui no texto, é que, ao receber os pães do homem sem nome, Eliseu olha para o povo, e age em prol da necessidade do povo.
2reis4.42
2Reis 4.42 NVI
42 Veio um homem de Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus vinte pães de cevada, feitos dos primeiros grãos da colheita, e também algumas espigas verdes. Então Eliseu ordenou ao seu servo: “Sirva a todos”.
Aqui aprendemos outra lição:

2-VOLTAR OS OLHOS PARA A NECESSIDADE DO PRÓXIMO

Como Jesus ensinou, Eliseu se compadece do povo ao seu redor. O povo estava aflito, adoecido, cansado e necessitado de pão, além claro, de provisão espiritual. Eliseu teve um coração sensível, como o de Jesus no episódio da multiplicação dos pães.
A Igreja precisa ter VOZ PROFÉTICA em nossa nação. Voz que aponta o pecado, mostra o caminho que é Cristo, denuncia o erro dos governantes de todas as frentes, e estende a mão aos necessitados, produzindo ações que levem provisão espiritual e material ao povo carente. Isso é ser Igreja de fato!
O terceiro personagem na trama é o SERVO DE ELISEU. No relato, ele questiona o profeta:
2REIS4.43
2Reis 4.43 NVI
43 O auxiliar de Eliseu perguntou: “Como poderei servir isso a cem homens?” Eliseu, porém, respondeu: “Sirva a todos, pois assim diz o Senhor: ‘Eles comerão, e ainda sobrará’ ”.
Sua fala é de alguém incrédulo, que desdenha do recurso apresentado (“isto”) e que demora a praticar a obediência. Foi necessário o profeta ordenar novamente, e acrescentar que sua atitude foi por determinação do Senhor.
Seria o suficiente e ainda sobraria. Assim o Senhor demonstrou que o Seu poder e provisão sempre serão suficientes e chegam até a ultrapassar nossas necessidades, assegurando-nos que não precisamos desanimar na oposição ao mal. A última lição a aprender é:

3-VOLTAR OS OLHOS PARA A OBEDIÊNCIA À PALAVRA DO SENHOR

A narrativa não descreve o nome do servo de Eliseu, mas em outros eventos no livro, Eliseu tinha um servo chamado Geazi, e é muito provável ser o retratado aqui. O significado de seu nome é “VALE DA VISÃO”, ou algo relacionando a um extasiado vidente diante de uma visão. Porém, o que mais se vê em Geazi nos relatos, é uma pessoa com visão míope das coisas espirituais, como os discípulos que andaram com Jesus, ou como eu e você. Ele é o mesmo que vai ser amaldiçoado com a lepra de Naamã, por conta da ganância que o cegara.
O servo dessa narrativa questiona, mesmo estando ciente dos milagres já efetuados por Deus através de Eliseu. Como essa prática se identifica conosco! Mesmo vendo as grandes obras de Deus em nossas vidas, quando temos a oportunidade de confiar sem reservas, nós questionamos as maneiras improváveis de Deus agir. E as ações de Deus são estranhas por vezes, recheadas de razões para questionarmos. Um pedaço de madeira é jogado na água e o martelo flutua. Porque isso? Vasilhas vazias são recolhidas nos vizinhos, para serem cheias de azeite que só tinha em uma pequena botija. Como encher várias vasilhas com tão pouco azeite? Como assim? Promete um filho de presente a uma mulher com o marido já idoso. Impossível isso! Usa farinha para tirar o veneno da panela. Não seria melhor jogar aquilo fora?
Contudo Deus operou seus milagres dessas maneiras improváveis. Ele pode tudo! Nós precisamos confiar, descansar e obedecer sua Palavra. Sob a Palavra de Deus, o servo finalmente serviu aos homens. Eliseu lhe ordenou segunda vez: “Sirva a todos, pois ASSIM DIZ O SENHOR: ELES COMERÃO E AINDA SOBRARÁ”. Ou seja, o impossível acontecerá, pois é Palavra do Senhor.
Em um período de crise, precisamos voltar nossos olhos para a obediência à Palavra do Senhor, de onde vem toda a nossa provisão.

MOVIMENTO CRISTOCÊNTRICO

Da Palavra de Deus, a provisão chegou para aqueles 100 homens em tempo de fome e seca. Essa palavra é poderosa, cheia de misericórdia, sabedoria e graça. Essa palavra se revelou a nós, não como uma letra fria, uma expressão falada, mas como gente. João 1.14 nos fala dessa palavra que é vida:
João1.14
João 1.14 NVI
14 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
A Palavra viva é Jesus Cristo, aquele que provê tudo em nossa vida. Por Ele, e somente por Ele, o distanciamento espiritual entre o homem e Deus tem fim. Temos acesso ao Pai, pois Jesus Cristo nos proveu essa tão linda possibilidade.
Creia em Jesus Cristo, e desfrute de toda a vida que Ele te provê.
Que possamos VOLTAR NOSSOS OLHOS PARA ELE, O PROVEDOR DE TUDO.
Que possamos VOLTAR NOSSOS OLHOS PARA ELE, E A PARTIR DELE, ATENDERMOS A NECESSIDADE DO PRÓXIMO.
Que possamos VOLTAR NOSSOS PARA A OBEDIÊNCIA A ELE, A PALAVRA VIVA DE DEUS, QUE ESTÁ ENTRE NÓS.
Que Jesus Cristo, o provedor de tudo, nos abençoe!
Related Media
See more
Related Sermons
See more