40 dias espionando
Notes
Transcript
Os 12 Espias de Israel
Os 12 Espias de Israel
Bom dia meus amigos de quarentena, hoje continuaremos a ver as vezes que o número 40 aparece no pentateuco.
Nossa história de hoje se passa cerca de 2 anos depois da de ontem, está escrita no livro de Números capítulo 13, Moisés havia subido ao monte Sinais, o povo recebeu as Leis de Deus, construíram o tabernáculo e estavam prontos para partir rumo a terra que lhes fora prometida a tantos séculos atrás.
Antes de ir com todo o povo, Moisés recebe do Senhor a ordem de enviar espiões para analisar a terra e poder contar ao povo como era. 12 homens são selecionados.
A missão deles não era somente ver se a terra era boa para plantio, mas também analisar taticamente as defesas dos habitantes e as batalhas que deveriam ser travadas ali.
No versículo 2 vemos que Deus ordena que os espias olhem a terra que Ele há de dar, ou seja, a posse da terra já estava garantida, Deus acabara de reafirmar sua promessa, era somente para eles olharem e planejarem as táticas que deveriam empregar nas lutas, mas a vitória já estava garantida.
Os 12 Homens, cabeças de suas tribos, partem então rumo a Canaã, disfarçados entre os habitantes locais, vão observando cada canto, cada porção de terra.
Se surpreendem com a qualidade da terra, de seus frutos e com tudo que iriam herdar, mas um temor começa a tomar conta de muitos do grupo, o povo é grande, em quantidade e em tamanho, as cidades são fortificadas, a luta vai ser grande.
E aos poucos vão se esquecendo das promessas do Senhor, aos poucos o medo vai tomando conta de seus corações.
40 dias depois eles retornam ao acampamento, o povo se reuni para ouvir as novidades sobre sua futura terra, com animo e com ansiedade, mas se deparam com um grupo de espias dividido, dos 12, 10 estão com medo, reconhecem que a terra realmente é maravilhosa, que ela realmente é farta em leite e mel, mas o temor dos homens e o temor frente as lutas que enfrentariam os abate, somente 2 homens lutam para tentar convencer o povo que apesar da batalha ser grande, Deus é soberano e Ele já garantiu a vitória deles.
Infelizmente o povo fica com os medrosos, começa a murmurar, duvidar de Deus, de Moisés, e como consequência de toda essa murmuração e falta de confiança em Deus, o povo é condenado a morrer naquele deserto, nenhum deles veria a terra prometida, com exceção de Josué e Calebe, os 2 homens que confiaram no Senhor e em sua promessa, os dois homens que nesses 40 dias viram o que enfrentariam, viram o tamanho das lutas, viram as dificuldades, mas também conseguiram ver a maravilhosa recompensa no final, e se lembraram das promessas que Deus já havia feito e confiaram no Deus de Israel.
Nessa nossa quarentena também temos olhado para frente, estamos acompanhando um numero cada vez maior de contaminados e um numero crescente de mortos, a luta é grande, o inimigo é voraz, e esta cada vez mais próximo, chegando em nossa vizinhança, até mesmo em nossas famílias.
Mas lembrem-se sempre quem é nosso Deus, lembrem-se de Sua soberania, de Seu poder e do cuidado que Ele tem para conosco, seu povo amado, nossa atitude pode ser como a de Josué e Calebe, homens firmes no Senhor, com Fé e que viram a salvação de Deus no final da Jornada, ou pode ser como o dos outros 10, que passaram 40 dias vendo como a terra era realmente boa, mas seu medo tomou conta e eles esqueceram do Deus que serviam.
Que nosso Senhor seja a força de vocês para passarem por esse momento, se agarrem a Deus e lutem junto com Ele, só assim conseguiremos vencer as tribulações.