40 anos no deserto

Os 40 do Pentateuco  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript

A peregrinação devido a Infidelidade.

Bom dia meus amigos de quarentena, hoje veremos o ultimo acontecimento com período de 40 no pentateuco.
Os 40 anos do povo no deserto. Como vimos ontem em Números capítulo 13, os espias foram enviados, mas o povo ficou com medo e começou a bradar contra Moisés e contra Deus, murmuraram, pediram para voltar para o Egito, se esqueceram das promessas de Deus e de quem é o Deus de Israel. Como consequência de seus pecados, o povo foi condenado a vagar pelo deserto por 40 anos, um ano correspondente a cada dia que os espias passaram em Canaã como pode ser lido em Nm 14.34

34Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos e conhecereis o meu afastamento.

Devido murmuração em infidelidade, o povo foi condenado a morrer no deserto, nenhum daqueles que saíram do Egito pode entrar na terra prometida, eles estavam às portas de entrar mas Deus muda a direção e os faz peregrinar para a morte no Deserto, com exceção de Josué e Calebe, todos morrem sem ver a gloriosa terra que lhes havia sido dado e que seu pecado os afastou.
Mas mesmo sob a ira e sob o castigo de Deus, é muito interessante lermos o relato de Moisés sobre o por que eles tiveram que passar por isso, em Dt 8.2-5 Moisés mostra ao povo, já no final da jornada o porque foi necessário esse tempo de deserto e o modo como Deus operou mesmo em Sua ira contra o povo.

2 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 3 Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem. 4 Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. 5 Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus.

Esse período de 40 anos o povo foi humilhado, provado, Deus queria ver se enfim o povo guardaria os Seus mandamentos, mas mesmo em meio a prova Moisés reconhece o cuidar de Deus, o maná veio do Céu, as roupas não envelheceram em 40 anos, os pés não incharam de caminhar sobre areia escaldante do deserto por 40 anos, ou seja, mesmo em meio ao castigo de Deus, seu amor e cuidado estavam presentes, pois Deus não castiga por que é mau, mas castiga como um pai que ama seu filho e lhe corrige e disciplina para o endireitar e o fazer seguir no melhor caminho, esse é nosso Deus.
Não estou aqui querendo falar que essa doença é um castigo de Deus a humanidade, nem nada disso, mas sim que estamos vivendo um período em nossas vidas, durante essa quarentena, em que Deus tem trabalhado em nós, humilhando nossa alto suficiência, provando nossa fé e testando nosso coração, se nos manteremos firmes em sua palavra ou cairemos de nossa fé, o isolamento em casa pode afetar e muito nosso pensar, pode abalar nosso coração, mas encare isso como Moisés encarou, um trabalhar de Deus e que no final dessa quarentena possamos falar como ele falou em Dt 2.7

7 Pois o SENHOR, teu Deus, te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR, teu Deus, esteve contigo; coisa nenhuma te faltou.

Se o Senhor é conosco irmãos, nada irá nos faltar, permaneçam firmes, no final poderemos ver a Salvação de nosso Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more