COMO SER UM TRABALHADOR HONESTO

ESTUDO GRUPO WHATSAPP  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

O homem recebeu a incumbência de cuidar e zelar da criação de Deus.
Gn2.15
Gênesis 2.15 NVI
15 O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
Tudo o que vem de Deus para nós deve ser encarado e desenvolvido com muita responsabilidade, sinceridade, excelência e honestidade. O trabalho nos foi dado por Deus, e assim deve ser encarado da maneira citada anteriormente, pois é uma forma de glorificar ao Deus criador e mantenedor da nossa vida.
Mas como um trabalhador pode desenvolver a responsabilidade, sinceridade e honestidade ao desempenhar suas funções em seu local de trabalho? Gostaria de analisar esse tema usando o Salmo 127.1-2. Vamos ao texto!
Sl127.1-2
Salmo 127.1–2 NVI
1 Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. 2 Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama.
Este Salmo nos mostra que a sociedade está sob a bênção do Senhor, e não sob a habilidade ou sabedoria humana. A constatação do salmista é pertinente, pois mostra que a presença de Deus é a parte fundamental nas ações do trabalhador, e aponta para Deus como a fonte de todas as coisas, e qualquer sinalização contrária a isso é um grande erro.
O trabalhador deve manter uma estreita relação com o Deus que por nós tudo executa. O trabalho do construtor e do sentinela é inútil se não estiver associado à presença do Senhor, e for amparado por Sua ação plena na execução.
Para executarmos qualquer trabalho, seja na construção civil, de vigilante, professor, médico, gari, balconista, advogado, pastor e qualquer outra atividade, devemos estar atentos às orientações sempre ricas do Senhor. Devemos estar reconhecidos do grande amor Dele por nós, nos propiciando a grande oportunidade de trabalhar, e com o trabalho exaltarmos o Seu nome. Dele vem a saúde para trabalharmos. Dele vem a sabedoria para executarmos nossas diversas atividades. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas! O levantar cedo, dormir tarde, a agitação diária em uma rotina extrema é inútil, se o Senhor não estiver sendo reconhecido em todas as atividades.
A honestidade vem desse reconhecimento que o trabalho e tudo o mais que temos vieram do Senhor. Paulo nos mostra com bastante clareza esse princípio:
Ef6.5-8
Efésios 6.5–8 NVI
5 Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo. 6 Obedeçam-lhes, não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. 7 Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, 8 porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.
Devemos entender que precisamos servir em nossos trabalhos como se estivéssemos fazendo ao Senhor, que é o construtor da casa, o vigia da cidade, o que verdadeiramente executa as atividades através de nós.
Related Media
See more
Related Sermons
See more