Saudades do Templo
Introdução e Elucidação
1. Aspiração pela Casa de Deus
Aqui o salmista expressa mais distintamente o uso próprio e legítimo do santuário; e assim ele se distingue dos hipócritas que pertinazmente atentam para a observância das cerimônias externas, porém destituem o coração da genuína santidade.
2. Bênção sobre os peregrinos
felizes são aqueles que põem sua mais elevada ambição em ter Deus como o Guia de sua vida, e que, portanto, desejam ficar cada vez mais perto dele.
felizes são aqueles que põem sua mais elevada ambição em ter Deus como o Guia de sua vida, e que, portanto, desejam ficar cada vez mais perto dele
3. Oração do Messias
Entretanto, sabendo que seu reino era uma mera sombra e tipo de algo muito mais eminente, não há dúvida de que, ao pronunciar essas palavras, o objetivo que o aspirava era a obtenção do favor divino através da intervenção do Mediador de quem era ele tipo.
preferiria ter um lugar nas próprias portas do templo, a ter plena posse das tendas da perversidade
Com esta afirmação final, o salmo enfeixa todo seu conteúdo, e reforça o ponto de que a verdadeira bênção pertence tão-somente aos que se comprometeram em depositar a confiança no Senhor.
Aplicação e Conclusão
Enquanto estivermos privados dos benefícios divinos, devemos necessariamente enfrentar os gemidos e a tristeza do coração. Mas tal senso de nossas angústias não pode esmagar-nos, devendo nós imprimi-lo em nossa mente para que, mesmo em meio a todas nossas calamidades, não deixamos de ser felizes, se a fé e a paciência estiverem em exercício.