Devocional: A imagem de Deus na Humanidade (Gn 1.27)
Devocionais IBC • Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Muito temos falado a respeito de relacionamento e o que Deus quer de cada um de nós, e nos esquecemos de olhar para a criação onde ele declarou a razão de existirmos. Deus nos criou com um propósito bem definido, sermos “imagem e semelhança de Deus”, mas de fato o que isso significa?
O que significa ser imagem a semelhança de Deus?
Para ficar mais didático vamos falar rapidamente de três R’s que descrevem o ser imagem e semelhança de Deus.
Representar (1.26)
Representar (1.26)
Com segurança podemos dizer que ser imagem e semelhança de Deus é sermos representantes dele onde estivermos. Na cultura do oriente antigo era muito comum que os reis para expressar seu domínio em determinada região colocassem a sua imagem, uma estátua.
Nesse texto parece que Moisés ao revelar a criação usa o mesmo princípio no qual Deus coloca o primeiro casal como imagem e semelhança de Deus determinando o seu domínio. Assim o homem tinha autoridade sobre os animais (dava os nomes) e exerceu essa autoridade também sobre Eva (deu nome) de modo que ambos eram mediadores da autoridade divina.
Assim eles representavam o criador. Sua presença e atuação representava o reino de Deus na terra. Deus reinava sobre todas as coisas e a prova era sua imagem e semelhança que foi colocada no paraíso pra exercer a soberania mediada de Deus.
Este papel foi desfigurado na queda, entretanto Jesus a imagem perfeita de Deus o restaurou. A plena manifestação da imagem de Deus em nós faz parte da redenção em Cristo.
Refletir (1.27)
Refletir (1.27)
A criação e a formação de imagem e semelhança servia para refletir o próprio Deus! Não é a toa que as escrituras definem o celibato como um dom especial ou uma condição atípica ou para uma circunstância especial. A imagem de Deus é plenamente refletida no contexto de casamento. Onde homem e mulher, duas pessoas diferentes que se complementam e exercem papeis distintos apesar do igual valor e dignidade formam um ele representam e refletem Deus que são três pessoas de igual valor e dignidade que exercem papeis diferentes, inclusive de autoridade e formam um.
Ai está o grande valor do casamento! O casamento é o ato mais sublime a aliança mais forte que qualquer um de nos pode fazer seja Cristão ou não. Quando nos casamos refletimos a própria trindade!
Não é a toa que os principais ataques do diabo na historia do mundo são contra a família e a sexualidade, afinal desse modo ele afronta a imagem de Deus em nós manifesta por meio da sexualidade.
Reproduzir (1.28)
Reproduzir (1.28)
A ordem de Deus é muito clara nesse texto de modo que não resta dúvidas de que a raça humana representava o governo, autoridade e soberania do próprio Deus, portanto eles deveriam se multiplicar e encher a terra.
O propósito do casamento é encher a Terra com imagem e semelhança de Deus. Assim como alguém já afirmou: Deus por meio da reprodução de sua imagem e Semelhança pretendia multiplicar adoradores.
Infelizmente após a queda essa imagem de Deus foi desfigurada, e nascemos pecadores e não adoradores, por isso os pais ainda tem a responsabilidade de pregar para os filhos para que se tornem adoradores. E hoje pregamos a todos porque Deus deseja mais adoradores. A reprodução na criação tem paralelo hoje com o evangelismo.
Isso não quer dizer que não devemos ter filhos, devemos e é da vontade de Deus enchermos a terra, mas precisamos encher de adoradores.
Conclusão
Conclusão
Deus criou e restaurou a humanidade para representar, refletir e reproduzir a imagem de Deus em toda a criação.