A Gnose que satisfaz o Senhor

Série de Sermões Expositivos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 147 views
Notes
Transcript
Handout

CONTEXTO

Vamos recapitular um pouco daquilo que falamos semana passada:
Como nós falamos então, Paulo escreve essa carta junto com Timóteo, quando estava preso em Roma. Nós vimos que o motivo de Paulo escrever esta carta, é que Epafras, o pastor da igreja, tinha ido visita-lo na prisão, levando informações a respeito daquela comunidade, e pedindo orientação quanto a alguns problemas que eles passavam. E em resposta a essa visita, Paulo então escreve essa carta.
Na mensagem anterior, que foi do versículo primeiro até o versículo oito, vimos que Paulo e Timóteo estavam agradecidos a Deus, porque eles receberam a informação de Epafras, de que a Igreja em Colossos, tinha uma fé enraizada em Jesus Cristo. Era uma comunidade conhecida pelo amor, que era demonstrado uns pelos outros, e eles agiam desta maneira, pois sabiam que tinham uma herança que estava guardada nos céus e que portanto, viviam na expectativa, na esperança bendita da volta do Senhor. Vimos também que esta transformação que aconteceu nesta comunidade, só foi possível porque eles foram evangelizadas e discipulados por Epafras, que ministrou a eles o Evangelho da Verdade, produzindo assim frutos, não somente lá, como também em todo o Império Romano conhecido.
Nós pudemos aprender com a mensagem da semana passada, a importância da prática espiritual da oração, aprendemos também que a fé daqueles irmãos, ia além de uma confiança superficial em Cristo e que temos uma responsabilidade pessoal com a comissão que Jesus nos deu de pregar o evangelho, que não podemos negligencia-la.
Se você não pode, assistir a nossa Live semana passada, depois de acabar esta, corre lá no YouTube da igreja, que é IEBN Pauliceia, e confere lá, a primeira dessa série.
Depois de introduzir o Contexto então, eu gostaria que vocês abrissem, ou acessassem as suas bíblias na carta de Paulo aos Colossenses Capitulo 1, vamos ler do versículo 9 até o versículo 12.Lembrando que estamos na segunda mensagem desta série de exposições
Acompanhe comigo a leitura da palavra, e depois de lida mantenha ela aberta:
Colossenses 1.9–12 RA
Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.
Com base na leitura que nós fizemos eugostaria de extrair deste texto, ressaltar mais uma vez o valor da oração, depois na oração que o Apóstolo Paulo faz, destacar os dois motivos que ele apresenta a Deus e dentro de cada motivo deste, destacar seus aspectos. Vamos orar então pedindo que Deus nos de graça nesta noite a fim de aprendermos um pouco mais da sua palavra.
ORAÇÃO PELA PALAVRA

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

Paulo começa o versiculo 9 dizendo:
Colossenses 1.9 RA
Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;

EXPLICAÇÃO

Paulo repete aquilo que ele já tinha dito aqueles irmãos no verso quatro, de que tinha ouvido falar do testemunho deles e mais uma vez, estão em oração pela vida daqueles irmãos, mas esse é um tipo de oração diferente da que Paulo e Timóteo, fizeram no versículo três ,lá eles se dirigiam a Deus em gratidão, era uma oração de ações de graças, aqui eles se dirigem a Deus em petição, eles estão intercedendo pelos Colossenses.
E o que é interceder? É se colocar diante de Deus pedindo por uma terceira pessoa, é o que Cristo fez conosco, na oração sacerdotal em João 17, pedindo que Deus nos guarde, nos santifique na sua palavra, nos faça um com Ele, assim como Ele é um com o Pai. É o que o Espirito Santo faz por nós, junto a Deus Pai, intercedendo com gemidos inexpremiveis.
E é assim que o Senhor Jesus nos ensinou a fazer em Mateus 5, no sermão do monte, com um detalhe, Jesus deixou bem claro que orar por aqueles que nós amamos é muito fácil, o que Ele nos ordena é orar por aqueles que nos perseguem.
Jesus sabia, que é impossível orarmos por ou com alguém habitualmente sem, mais cedo ou mais tarde, sentirmos amor por essa pessoa.
Como João Calvino escreveu: “Interceder pelos homens é a maneira mais poderosa e prática de expressar o nosso amor por eles”.
Então, mais uma vez Paulo demonstra aqui, a importância de uma vida de oração, em todos os seus aspectos, neste caso, a importância da intercessão.
E não é uma oração sazonal, ou seja, oro hoje e amanhã talvez, lá no verso 3, Paulo usou a palavra sempre, aqui Paulo usa as palavras não cessamos, indicando uma vida de oração continua, uma prática habitual. E infelizmente, como vimos semana passada, muitos de nós, temos deixado de lado, relegado a oração a um segundo plano, na nossa rotina habitual.

ILUSTRAÇÃO

Embora Paulo tivesse muitos assuntos pessoais a com que se preocupar, seu foco estava em rogar a Deus em favor de outras pessoas, e isso de forma intensa e perseverante. Muitos de nós não cessamos de orar porque nunca começamos a fazê-lo. Quando perguntaram a Aunt Vertie sobre o significado de orar sem cessar, ela respondeu:
Quando coloco minha roupa de manhã, agradeço a Deus por vestir-me com a justiça de Cristo.
Quando tomo banho pela manhã, peço a Deus para me limpar de meus pecados.
Quando tomo o meu café da manhã, agradeço a Cristo por ser Ele o Pão da Vida.
Quando limpo a minha casa, peço a Deus para ser misericordioso e limpar as casas do mundo inteiro da impureza do pecado.
Quando falo com as pessoas durante o dia, peço a Deus para salvá-las, edificá-las em Cristo e suprir suas necessidades pessoais.
Quando vejo uma multidão de pessoas andando pelas ruas, oro pela salvação dessas pessoas e de outras que perambulam pelas ruas em todo o mundo.

Pergunta de Transição

Mas, pelo quê eles intercediam? Qual era o motivo de oração de Paulo e Timóteo?

PRIMEIRO MOTIVO: TRANSBORDEM DO PLENO CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS

O primeiro pedido é, que eles Transbordassem do Pleno conhecimento da Vontade de Deus
Mas antes de entrarmos nos pedidos de Paulo, para que a gente entenda porque é que Paulo pede especificamente o que pede, eu preciso explicar o que estava acontecendo naquela Igreja, o que os estudiosos chamam de HERESIA DE COLOSSOS.

Explicação:

A cidade estava sendo infiltrada por alguns falsos mestres que se apresentavam trazendo uma mensagem diferente do Evangelho da Verdade, que Epafras havia pregado ali, e que por sua vez, ele tinha aprendido com o apostolo Paulo. Mas exatamente o que estes mestres estavam ensinando?
Até hoje, o conteúdo exato, permanece um mistério, e é tão complicado o ensino destes mestres, que ficou conhecido como a heresia de colossos, porque não aparece em nenhum outro parte do Novo Testamento, a não ser aqui na carta aos colossenses.
Provavelmente foi um movimento que ficou restrito aquela região do vale do rio lírico. Esse movimento fazia uma mistura, entre o Cristianismo, o Judaísmo e um proto-gnosticismo, misturado com ideias místicas, esotéricas e tudo isso unido pelo pensamento dualista, baseado na ideia de que Platão. O reverendo Augustus chama isto de balaio de gato.
Então, esse ensino se apresentava primeiramente como um ensino cristão, porque eles não negavam, a pessoa de Cristo, sua obra, não negavam a existência de Deus. Depois ele queriam que eles se submetessem as exigências da lei de Moisés, como uma das formas de se obter a salvação. Depois, por conta do pensamento dualista filosófico de Platão, que fazia separação entre espirito e matéria, eles queriam desacreditar a encarnação de Cristo, como é que Cristo pode ter um corpo físico, se Deus é espirito? E espirito e matéria são antagônicos? Porque tudo o que for matéria, tudo o que você pode tocar é inferior e intrinsicamente mal, então se você leva esse pensamento para a encarnação de Cristo, vai aparecer vários problemas, inclusive com a ressurreição de Cristo, porque como é que Deus é espirito, assume uma natureza humana, que é matéria, que intrinsicamente má. Na ressurreição, Porque que que Deus vai ressuscitar um cadáver, qual o valor dessa matéria morta. O outro problema deste caldeirão de ideias era o gnosticismo. Da palavra Grega Gnose,
Ele dizia então para que você seja salvo, você precisa ter um certo conhecimento secreto, por isso o nome gnosticismo, que vem da palavra grega gnose, que significa conhecimento. O gnóstico então era a pessoa que tinha a gnose, conhecimento, que não havia sido dado aos apóstolos, mas Cristo reservou para estes mestres agora que teriam a ultima revelação, Deus revelou a eles a verdade final, a gnose salvadora E qual era essa verdade final?
Era a de que, entre nós e Deus, existe um pleroma, um espaço, uma plenitude, que esta ocupada por seres celestes, anjos, chamados de Aeon, ou os rudimentos deste mundo, ou então os espíritos elementares deste mundo, que estão entre nós e Deus, e que eles tem de ser pacificados e apaziguados, se você quiser chegar até Deus. Então, se você quer chegar até Deus, você precisa, crer em Jesus Cristo, guardar a lei de Moisés, mortificar o seu corpo que é a prisão da alma, adorar os anjos e assim você vai subindo nos degraus da escada, até chegar a plenitude, na presença de Deus, quando então você será perfeito, para ai então herdar a Salvação.
Esse então é o quadro do que provavelmente acontecia naquela igreja, agora a gente pode entender porque é que Paulo pede as oisas que ele pede em sua Oração.
Colossenses 1.9 RA
Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;
Adivinhem qual é a palavra que Paulo usa aqui para conhecimento. Gnose.
Paulo esta usando aqui o vocabulário dos seus adversários, ou seja Paulo diz: Eu quero que vocês tenham, sim conhecimento, não quero que vocês sejam ignorantes mas vocês tem que ter o conhecimento de Deus, um conhecimento que vai produzir Redenção, Salvação, Santificação.
E não é de qualquer jeito, de modo desleixado, a procura desse conhecimento deve ser constante, continua de modo que essa gnose transborde, extravase, se derrame em todo o seu ser. De modo que você possa conhecer a plena vontade de Deus.
Note que não é um conhecimento completo de Deus, nós não temos essa capacidade, porque como criatura, jamais poderemos conhecer a Deus de forma completa, mas existe um aspecto de Deus, que Ele nos revela, e nos deixa conhecer em sua totalidade, que é a sua vontade, e que está exposta em Sua Palavra.
E que esse conhecimento, vem através de toda sabedoria, e entendimento espiritual, notem o foco no conhecimento, três palavras que são praticamente sinônimos, porque a briga entre aqueles falsos mestres e Paulo é pela mente, para que eles tenham o conhecimento correto, portanto a aquisição não é de qualquer forma, de qualquer maneira, esse conhecimento deve ser adquirido através da sabedoria e do entendimento espiritual.
De novo aqui Paulo faz uso de mais um dos vocabulários de seus adversários que é a palavra Sophia, que quando você junto com mais uma palavra grega chamada Philo, que a tradução é amor, temos a nossa palavra filosofia, que nada mais é então do que amar o conhecimento.
Nas Escrituras no entanto, esta palavra tem uma outra conotação, que inclui não apenas o conhecimento, mas a habilidade para aplicar tal conhecimento às circunstâncias e situações da vida, pois só o conhecimento não garante a atitude correta nem decisões acertadas. Porque tem gente que tem muito conhecimento, é um cabeção, é um conhecimento que só deixa ela mais inchada, gorda, mas que não serve pra nada. Porque conhecimento e informação são coisas diferentes.
Tiago vai falar em sua epistola que verdadeira sabedoria tem sua origem em Jesus Cristo e, por isso, ela imprime as características de Cristo no crente que a recebeu. Essa verdadeira sabedoria desce do céu como dom de Deus para o crente que a pede (Tg 1.5,17).
E tudo isto é extremamente importante e rico para nós, porque se voltarmos no tempo e estudarmos a história, centenas de guerras e batalhas foram travadas em nome de uma pseudo Vontade de Deus, pessoas foram mortas, barbaridades foram cometidas, porque alguém achou que estava fazendo aquilo em nome de Deus.

ILUSTRAÇÃO

Essa geração mais jovem, chamada de Y possui mais informações sobre o mundo do que Aristóteles, Benjamin Franklin, Thomas Edson, e assim por diante, tiveram acesso. A tecnologia ao alcance das mãos, permite a conexão de pessoas que estão a milhares de quilômetros uma das outras, como nós estamos fazendo aqui agora.
A Internet possibilita a abertura da maior biblioteca do mundo, dentro da casa de cada pessoa. Precisa tirar alguma divida, dá um Google. Muito da sabedoria, e do lixo, que a humanidade produziu está ali, na telinha, ao alcance de um simples Click.
Um exemplo disto são as redes sociais, que tem “formado” pensadores, médicos, advogados, engenheiros, cientistas políticos e até Teólogos, sim Teólogos.

APLICAÇÃO

Por isso podemos ser tentados a utilizar aquilo que sabemos, para até resolver algum problema de alguém, mas de forma ilícita, irregular, por isso é necessário uma condição básica na utilização do conhecimento, que está lá em Pv.9.10
Provérbios 9.10 RA
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Por exemplo, você é uma pessoa com habilidades no conhecimento de informática e trabalha nesta ramo, a empresa que você trabalha então se beneficia de sua habilidade, e assim você tem feito a vontade de Deus. Porem se você utilizar este mesmo conhecimento para começar a instalar software nos computadores de seus clientes, de forma que esses programas são baixados da internet, são portanto programas pirata, você vai ter utilizado seu conhecimento sem o discernimento correto. É por isso que Paulo vai juntar a sabedoria com o discernimento espiritual, que é quem faz você tomar a decisão correto
No campo espiritual nunca se teve tantos tipos e versões da bíblia na história, hoje temos a bíblia do vovô, da vovó do bebe, da mulher que ora, do surfista, do rockeiro, impressa e até por aplicativo no smartphone.
Nunca antes na história se teve tantos recursos para se estudar a bíblia, que ao invés de se lida e estudada, é apenas mais um enfeite na sala do cristão, aberto no salmo 91 pra trazer proteção.
Poderiamos meditar então, o que temos feito com todo conhecimento que temos recebido culto após culto, EBD após EBD, temos aplicado em uma vida diária de santidade, amor ao próximo, dedicação na obra do Senhor, piedade e boa obras?

ILUSTRAÇÃO

Se nós pegarmos o versículo João 3.16, e em duas salas diferentes colocarmos duas pessoas, em uma um professor de Universidade, versado em grego e em hebraico, e na outra sala um irmão que não terminou o colégio, fez até a quarta série primária e pedirmos para ambos lerem e interpretarem esse versículo. O professor certamente vai começar dizendo: bem aqui tem a palavra Deus que em grego é Theos, depois vem um verbo no modo aoristo que é o Agapao e assim por diante. Na outra sala aquele irmão vai pegar o mesmo versiculo, vai olhar pra ele e vai dizer: esse versiculo esta falando de mim, que Deus me amou e por isso entregou seu filho pra morrer em meu lugar e me salvar. A pergunta é quem interpretou melhor o versiculo? Quais dos dois teve sabedoria e entendimento espiritual? Bom a resposta esta clara né.

Oração de Transição

Depois então de fazer seu primeiro pedido a Deus, Paulo nos informo qual o propósito deste pedido, que esta registrado ai no verso 10
Colossenses 1.10 RA
a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;
A palavra que Paulo usa aqui para viverdes, é emprestada do Antigo Testamento, que denota por exemplo a caminhada do povo de Israel para tomar posse da terra, que frequentemente está associado a um caminho justo, uma vida reta, portanto a nossa caminhada aqui nesta terra deve ser de forma que dignifica o Senhor.
Como então podemos viver nesta vida, caminhando nesta terra, em direção a terra prometida, de modo digno do Senhor?

Oração de Transição

Paulo vai nos dar quatro maneiras de viver uma vida digna. A primeira delas é viver para o seu inteiro agrado.
PRIMEIRA MANEIRA: PARA O SEU INTEIRO AGRADO
Para isso é necessário saber o que Ele gosta, e pra você saber do que Ele gosta, você precisa estudar a bíblia, pra saber que tipo de culto Ele quer, que tipo de culto Ele não quer, como você deve proceder no seu namoro. Como ele quer o seu casamento. Como Ele quer que você crie seu filhos, a maneira como você deve se comportar no seu trabalho, a maneira como você deve administrar os seus recursos financeiros, Tudo isto esta na Bíblia, então se você não estuda a bíblia como você vai viver para agradar o seu Senhor, se você não conhece a vontade dEle?
Porque aqui, percebam a doutrina e a prática andam sempre juntas, não adianta conhecer sem praticar e nem praticar uma coisa que você não conhece. As duas coisa andam lado a lado.
ILUSTRAÇÃO
Nós sabemos que esse ano vocês do quintas resolveram desencalhar né? Enfim, então como agora vocês estão namorando, e o começo é tudo muito lindo, tudo muito maravilhoso, e nós sabemos que crente gosta de comer, então você procura saber o que a sua varoa gosta, se é Pizza, Coxinha, Burger King, Mac, a Fogazza da Dona Célia. Ou se ela gosta de Açaí, Cupuaçu ou então sorvete, tem umas que gostam de tudo isso, ai o varão pra agradar acaba falindo, mas tudo bem tá valendo, o que importa é que Deus te deu a benção. Mas o fato aqui é que você procura agradar a sua namorada ou namorado, porque te dá prazer ver ele ou ela feliz e satisfeito.
APLICAÇÃO
Agora imagine a mesmo história com relação a Deus, você procurando conhecer a vontade dele e fazer tudo aquilo que o agrada, e Ele olhando pra você e dizendo, olha esse meu filho, tem me agradado, tem me deixado feliz pela maneira que ele tem vivido, se apartando do mal caminho, se desviando do pecado, recusando satisfazer os prazeres da carne. Ou outras palavras, não tem amizade com pessoas que influenciam a pecar, ou se tem é ele quem influencia esse amigo a trocar de caminho, se você é jovem e vê um rapaz, ou uma moça que está vindo na sua direção, e sabe que você vai olhar, mudar de calçada. Ou então se você está lá no Instagram, no tique toque, ou no YouTube e ver aquele vídeo sensual aquela foto sensual, não clica não ver, pula de publicação porque fazendo desta maneira, sem contar outros exemplos você vai estar deixando nosso Pai celeste feliz.
Não é bom quando seu pai e sua mãe terrenos, estão felizes com você, alegres imagina isso numa proporção muito maior deixar seu Criador e salvador feliz com você.
A segunda maneira de viver uma vida digna do Senhor é frutificando em toda boa obra
SEGUNDA MANEIRA: FRUTIFICANDO EM TODA BOA OBRA
Precisamos fazer uma diferenciação conta esta palavra obras, porque Paulo vai dizer que nós não somos salvos por obras em gálatas, e sim pela fé em Cristo Jesus. E Thiago sua epístola vai dizer que a fé sem obras é morta.
Parece que um texto está entrando em contradição com outro, e como sabemos que a Bíblia é a palavra de Deus e não há contradição como explicar isto. A resposta é simples contexto:
ILUSTRAÇÃO
Se eu disser para uma pessoa quarta manga. Ela pode ser a fruta como também a manga da camisa, o que vai me dizer que manda é seu contexto. Se eu estiver na cozinha ou na costureira.
Então quando Paulo fala de obras, está falando das obras da lei que não podem salvar porque se você tentar cumprir toda a lei para salvação eu quebrar não só dos mandamentos você é culpado de toda a lei. Por isso o caminho da salvação através da fé em Cristo Jesus, único que cumpriu toda lei.
Tiago para o outro lado vai dizer que se você criou na cruz de Cristo, foi salvo por ele, e você não demonstra isso em obras ou seja no cuidado os necessitados, não socorro aquele que você sabe o que está passando necessidade e você pode ajudar e não ajuda, sua fé morta. E ele continua dizendo que a verdadeira religião é cuidar dos órfãos da viúva dos necessitados pois fomos salvos para boas obras.
APLICAÇÃO
Tiago nos da um exemplo prático do que ele quer ensinar, dizendo que se um irmão ou uma irmã, estão precisando de roupa, porque estão com frio, por exemplo e estão com fome, porque a sua dispensa já não tem mais nada, ai vocês se encontram na igreja e te conta da sua condição, você ora com ele, pede que Deus o abençoe e vai pra sua casa, onde seu guarda roupa esta abarrotado de casacos que você não usa e sua dispensa esta cheia e você não ajudou aquele irmão, sua fé é morta.
Se você conhece alguém que tem problemas emocionais, que seja ansioso, ou que esteja passando por um processo de depressão, liga pra essa pessoa, não manda zap não, liga, demonstra que você se importa com ela, que você está ali no que ela precisar.
Ou então faça a mesma coisa com alguém que esteja espiritualmente fraco, aquele irmão ou irmã que você sabe que a fé dela não está muito firme, liga pra essa pessoa, pergunta se você pode orar com ela ou com ele, oferece um conforto espiritual, uma palavra de renovo de esperança.
A terceira maneira de viver uma vida digna do Senhor é crescendo no conhecimento de Deus.
TERCEIRA MANEIRA: CRESCENDO NO CONHECIMENTO DE DEUS
Este não é um conhecimento intelectual, teórico, mas um conhecimento relacional, experimental, como aquele em Sl 34.8
Salmo 34.8 RA
Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.
É um relacionamento de amizade, de intimidade, que é gerado mediante sua comunhão diária com o Senhor, porque note mais uma vez que o verbo está no gerúndio. É um Os. 6.3
Hosea 6.3 RA
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Paulo está nos alertando aqui do perigo de se ter muitas informações a respeito de Deus. De Deus ser apenas um objeto de estudo e não objeto de devoção.
O seundo motivo de oração é que eles sejam revestidos da força que vem do Senhor.

SEGUNDO MOTIVO DE ORAÇÃO: REVESTIDOS DA FORÇA DOSENHOR

Colossenses 1.11 RA
sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,
O crescimento e a maturidade só ocorrem quando nos sujei­tamos ao poder de Deus e permitimos que ele opere em nós, assim nossa força e coragem aumentam
Paulo aqui fala de poder e força, com que o Senhor nos reveste.
A palavra poder nos vimos semana passada que é dunamis de onde deriva a nossa palavra dinamite, que tem poder para destruir e demolir um prédio imponente.
A segunda é a palavra kratos, a forca de um exercito bem constituído que avança. O que Paulo esta pedindo aqui é que toda esta forca, todo este poder, estejam disponíveis aquela igreja, pobre, carente, perseguida e afligida por uma serie de falsos ensinos, e consequentemente atingia seus membros. Por todo o contexto daquela igreja dá pra entender porque Paulo ora a Deus pedindo que eles sejam revestidos por este poder para que eles possam suportar tudo o que estão passando.
Porque muitos cristãos tem a tendência de de­sistir quando as circunstancias tornam-se difíceis, é por isso que Paulo pede a Deus que todo esse poder se manifeste em toda a perseverança, que é a paciência em ação.
Não é sentar-se em uma cadeira de balanço e esperar que Deus faça alguma coisa. É o soldado no campo de batalha, permanecendo em combate mes­mo quando as circunstancias mostram-se desfavoráveis. É o corredor na pista, recusan­do-se a parar, pois deseja vencer a corrida
Longanimidade, um animo longo, um termo relacio­nado ao "domínio-próprio" e o oposto de vingança, de ira, é aquele que não explode um uma discussão, mas respira aquelas dez vezes antes de revidar uma ofensa por exemplo.
Porque é Deus que nos fortalece , podemos , mesmo em meio à tribulação, dar graças com alegria e se regozijar em ação de graça, assim como Paulo, quando, estando preso e passando necessidades, escreve aos Fl 4.3, que ele pode tudo naquele que o fortalece.
O terceiro motivo de oração de Paulo aos Colossenses, é uma ação de gracas a Deus pela Salvação alcancada por aqueles irmãos.
Filipenses 4.3 RA
A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.

TERCEIRO MOTIVO DE ORAÇÃO: AÇÃO DE GRAÇAS PELA SALVAÇÃO

Eles deveriam dar graças a Deus também, porque apesar deles serem pobres, eles eram muito ricos, porque eles tinham uma herança, que não era desta terra, que não poderia ser corroída pela ferrugem, muito menos ser roubada, mas uma herança incorruptível da qual eles aguardavam com esperança como vimos na mensagem anterior.
Este herança é fruto da graça de Deus, que os habilitou, os capacitou para desfrutaram juntamente com os santos na luz. Paulo aqui mais uma vez esta refutando os ensinos gnósticos dizendo aos colossenses que eles não precisavam portanto absorvem aqueles falsos ensinos para serem salvos, pois o que eles estavam oferecendo, Deus já tinha dados a Igreja.

CONCLUSÃO

Eu gostaria de concluir fazendo um alerta, parece que este tipo de ensino que os gnósticos ensinavam e que floresceu lá nos três primeiros séculos do cristianismo, ficou lá no passado. Mas não.
Voce deve conhecer o cristão esotérico, eu conheço vários, começa a observar ai o perfil de algumas pessoas pra ver se não tem lá no perfil dela o signo, não saem de casa sem antes consultar o s conselhos do dia. Antigamente você precisava comprar um jornal ou uma revista, hoje em dia está disponível de graça, é só baixar um aplicativo
Encontram mensagens como essas: “você terá sorte no amor no final desse mês”, “tome cuidado com novas amizades que podem surgir”, “neste ano muitas portas vão se abrir para você”, “esteja preparado para promoções na sua empresa”, e por aí vai. Têm pessoas que confiam tanto em astrologia que elas realmente tomam as decisões baseadas em seus horóscopos.
Um outro exemplo que podemos dar é daqueles irmãos que vão se consultar com uma espécie de “guru evangélico”, um pseudo ser iluminado que recebeu de Deus revelações que os outros pobres mortais não receberam, então esses irmãos vão lá atrás de uma revelação nova, que esse pseudo profeta entrega.
Se você é um destes meu irmão e minha irmã, minha oração é para que o Senhor possa aplicar esta mensagem ao seu coração e que o Espirito Santo possa te orientar e corrigir, a fim de que você volte a procurar o conhecimento que realmente importa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more