O que é a santificação?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript
O que é a santificação?
A santificação é a dedicação a Deus, se separando do pecado. Quando uma pessoa aceita Jesus como seu senhor e salvador, acontece a santificação. Através da santificação, a atitude e o caráter do crente são transformados por Deus.
A Bíblia fala da santificação como uma coisa que já aconteceu, está acontecendo e ainda vai acontecer.
· Fomos santificados – no momento em que você aceita Jesus em sua vida, você é santificado. A sua vida é dedicada a Deus, não mais ao pecado. Você agora é santo. - 1 Coríntios 1:22à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:;
1 Coríntios 6:11 11Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.
Estamos sendo santificados – a santificação é também uma coisa progressiva na vida do crente, transformando o seu caráter para ser mais e mais como Jesus. Com o tempo Deus vai lidando com os diferentes problemas e pecados na nossa vida. À medida que o relacionamento com Deus se vai aprofundando, Ele vai mostrando áreas da vida que precisam ser transformados e ajuda a mudar. É um crescimento. –
2 Coríntios 3:18; 18E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
2 Coríntios 7:1 Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
Vamos ser santificados – quando Jesus vier nos buscar, seremos completamente santificados, livres de todo o pecado e impureza. Aí teremos sido aperfeiçoados viveremos eternamente com Cristo. –
1 Tessalonicenses 5:23-24 23Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.24Aquele que os chama é fiel e fará isso.
Como posso ser santificado?
Se você aceitou Jesus como seu salvador, você já foi salvo e santificado. Para crescer em santificação, você precisa deixar Deus trabalhar em sua vida, mesmo nas áreas mais secretas e doloridas. É Deus quem santifica você, pela ação do Espírito Santo
(2 Tessalonicenses 2:13 13Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.). O Espírito nos ajuda a resistir à tentação e a vencer o pecado. Sem a ajuda do Espírito Santo, sua vida não vai mudar.
Se você quer ser cada vez mais santificado, você precisa estudar a Bíblia. Não é só ler, é procurar entender e aplicar à sua vida. A Bíblia é a palavra de Deus e nos santifica (João 17:17). Você precisa aprender da Bíblia. Você também precisa obedecer. Se você obedece a Deus, você coopera com Ele para a santificação; se você desobedece, você resiste contra a santificação.
Mas o mais mais importante para a santificação é a fé. Se você acredita que Jesus pode mudar sua vida e você vai entregando todas as áreas da sua vida a Ele, então Ele pode transformar sua vida. O processo de santificação permite a você viver toda a abundância de vida que Deus prometeu. Você só precisa deixar Ele agir e seguir Sua direção.
Todos os salvos são santos, porque Deus os separou do poder do pecado. Agora pertencemos a Deus; nossos pecados foram apagados. Ser santo é ser puro diante de Deus e nós somos purificados pelo sacrifício de Jesus na cruz (1 Coríntios 6:11). Nós somos santos porque Jesus é santo.
1 Corinthians 6:9-11 (NTLH) 9 Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, 10 os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus. 11 Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.
Ser santo não significa ser perfeito. Quem é salvo ainda peca mas já não é dominado pelo pecado (1 João 1:8-9).
8Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Deus trabalha progressivamente em sua vida para a santificação.
O que a oração faz?
A Bíblia diz que a oração do justo é muito poderosa (Tiago 5:16). Quando oramos Deus responde! A resposta nem sempre é sim mas Deus ouve e nos dá a resposta que precisamos. A oração:
· Nos coloca em sintonia com Deus – quando oramos para que a vontade de Deus seja feita, começamos a ver as coisas como Deus vê – Mateus 6:9-10
· Libera perdão – quando confessamos nossos pecados e perdoamos outras pessoas diante de Deus, Ele nos perdoa e liberta da culpa do pecado – 1 João 1:9
· Cura – a oração de fé cura quem está doente, a nível físico, emocional e espiritual, segundo a vontade de Deus – leia aqui: o que a Bíblia diz sobre orar pelos enfermos?
· Fortalece – orar é ter comunhão com Deus, que nos dá força para enfrentar todos os desafios; Jesus encontrou força para enfrentar a cruz quando orou
· Derrota o inimigo – na nossa luta contra as forças do diabo, orar nos ajuda a confiar no poder de Deus, que é maior que nossos inimigos, e a vencer o diabo
· Liberta – a oração liberta pessoas do poder do pecado e da destruição e salva vidas
A Bíblia diz que não recebemos muitas coisas porque não pedimos a Deus (Tiago 4:2-3). Quando oramos segundo a vontade de Deus, a oração é o início da bênção. Deus quer e pode nos abençoar mas Ele quer que nós reconheçamos que é Ele que nos dá as bênçãos. Orar é reconhecer a soberania de Deus em nossas vidas e pedir humildemente Sua ajuda.
Como jejuar?
1. Jejum normal – não comer nada, só beber água. Este é o tipo de jejum mais normal, que Jesus fez no deserto (Mateus 4:1-2 só diz que não comeu e que teve fome, não que teve sede).
2. Jejum total – este é o mais radical, que só aconteceu em situações extremas, como o caso de Ester, e nunca por mais de três dias.
3. Jejum parcial – durante três semanas Daniel não tomou vinho, carne ou coisas saborosas (Daniel 10:2-3). É o mais recomendado para pessoas com algum impedimento para fazer um jejum normal, como trabalho muito pesado ou problemas de saúde.
Related Media
See more
Related Sermons
See more