ESTUDO EM PROVÉRBIOS
ESCOLA BÍBLICA CONGREGAÇÃO ANTIOQUIA • Sermon • Submitted
0 ratings
· 89 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O Livro de Provérbios faz parte daqueles livros muitas vezes desprezados e outras vezes mal compreendido pelos crentes. Isso porque ele parece apresentar algumas dificuldades com relação ao seu entendimento.
Por exemplo, o livro de Provérbios é organizado de uma forma que parece não fazer muito sentido para nós. Não temos uma organização exclusivamente por tema. Este é um livro que tem como uns dos temas tratados a Língua Humana, mas isso não é feito de uma forma organizada em que o tema apareça sozinho em um lugar específico do livro (PV 13: 3-5)
Outra questão que apresenta a má compreensão do Livro é que, nós estamos acostumados com os chamados provérbios populares do tipo: Pau que nasce torto.... E Deus ajuda quem cedo madruga.....
Isso tem feito com que muitas pessoas olhem para provérbios apenas como um livro que tem um catado de provérios populares que trazem algumas informações inteligentes. Com este pensamento em mente, não é de se estranhar que provérbios populares sejam tratados como Bíblicos.
Por esses e outros motivos é importante que conheçamos um pouco melhor este livro (normalmente nos lembramos apenas de alguns mais famosos), e entendermos que o seu conteúdo tem um propósito em maior do que os provérbios populares. Esses provérios foram selecionados pelo próprio Deus, para que fossem registrados.
AUTORIA
Ela é distribuída por alguns nomes que aparecem no próprio livro: Salomão é o autor da maior parte (1: 1; 10: 1);
Os homens de Ezequias (25: 1); Isso mostra que a forma do livro que temos hoje não foi feita por Salomão (1RE 4: 32-33).
Um homem chamado Agur e outro homem chamado Lemuel, também aparecem como autores de provérbios (30:1; 31: 1).
Esses dois autores nos mostram que o livro não está restrito a apresentar apenas uma sabedoria dentro de Israel, pois dois estrangeiros participam.
O PROPÓSITO DO LIVRO
Quando lemos Provérbios nós encontramos vários temas sendo tratados nele, por exemplo, o poder da língua, a preguiça, casamento, a honestidade, etc.
Mas há um tema que cerca todo o conteúdo, este tema é a Sabedoria (assim como seus sinônimos, inteligência, entendimento). Vamos ler o CAP 1: 1-7 (Parte entendida como sendo a Introdução do Livro)
PERGUNTA: O QUE É TER SABEDORIA? Normalmente esta pergunta é respondida da seguinte forma: A sabedoria é a correta utilização do conhecimento para se obter os melhores fins.
Mas nós percebemos em Provérbios que a sabedoria não consiste somente em utilzar o conhecimento que já temos, mas em adquirir cada vez mais (6: 20; 7: 1; 9: 9)
Como livro poético, estando dentro da categoria de livros de sabedoria, nós não temos em provérbios a preocupação de fornecer relatos históricos, e também não encontramos nele profecias como encontramos em Isaias, Ezequiel, por exemplo.
Objetivo é aprender a sabedoria para utilizá-la no bom procedimento diante de muitas questões desta vida.
Salomão vai apresentar também os destinatários do Livro (o simples, o jovem e o sábio).
QUAL A SABEDORIA APRESENTADA AQUI?
É importante lembrar que Provérbios é um livro inspirado por Deus, mesmo possuindo autores humanos. Portanto não podemos comparar a sabedoria apresentada no livro por meio dos provérbios, com os provérbios populares que muitas vezes ouvimos (A GRAÇA PODE ENDIREITAR QUALQUER “PAU (HOMEM) QUE NASCE TORTO).
O Livro apresenta Deus como fonte da Sabedoria (2: 6-7). Vamos olhar rapidamente para a pergunta feita em Jó 28: 12-13, 20. Veja a resposta que um livro do mesmo genêro literário também dá JÓ 28: 23.
Um ponto de destaque também é que, os provérbios que estão no livro vieram por meio de uma observação do mundo através das lentes de Deus (não veio como revelação direta
PERGUNTA: E nós, como nos tornamos sábios? A resposta é dada no 1: 7.
OBserve então que, as instruções sábias que nos são dadas em Provérbios não possuem como único propósito vivermos melhor nesta vida, mas há um propósito ainda maior, esse propósito é conhecer ao SENHOR.
Deus é a fonte de sabedoria, aquele que nos faz crescer em sabedoria e também o objetivo da sabedoria.
Dito isso vamos para as características do livro.
CARACTERÍSTICAS DO LIVRO
Como um livro que apresenta poesia hebraica, algumas características que aprendemos na semana passada com o estudo de Salmos, vão aparecer hoje novamente. O Paralelismo é uma delas. Isto é mais evidente a partir do segundo bloco/coleção dos provérbios de Salomão no CAPÍTULO 10.. (10: 2-5). É importante observarmos esses contrastes.
O livro de Provérios apresenta muitas figuras de linguagem (o escritor faz uso de termos e coisas com um sentido diferente do que lhes são comuns).
Alguns exemplos de figura de linguagem que podemos encontrar no livro de Provérbios são:
Metáforas (11: 22; o fator em comum dessa comparação é a beleza
desperdiçada, inútil)
Sinédoque: Figura de linguagem onde uma parte é utilizada para representar o todo (16: 31). As cãs representam quem? EX: Você nunca mais pisou os pés em casa....
Hipérbole: Quando você faz uso de uma linguagem exagerada para dizer algo (30: 2). EX: Estou morrendo de fome....
Antropomorfismo: Linguagem que apresenta Deus com partes físicas (15: 3)
Personificação: Atribuir qualidades humanas aquilo que não é humano (8: 1; 9: 1)
CONCISÃO E AFORISMO
Um fator importante que Provérbios nos apresenta é a apresentação de verdades de forma bem sucinta (resumida)
EX: 22: 6. QUAL A VERDADE APRESENTADA AQUI? (A educação que os pais dão aos filhos influenciarão seus comportamentos futuros).
Devemos levar em consideração a Pedagogia de Provérbios, esse tipo de recurso é comprovadamente muito útil para o aprendizado.
Vamos fazer um exercício: Complete as Frases:
O temor do Senhor é.......
O coração do homem pode fazer planos, mas......
PERGUNTA: POR QUE NÃO HOUVE UMA “MELHOR ORGANIZAÇÃO DO LIVRO COM RELAÇÃO AOS TEMAS?”
Uma das respostas que encontrei foi o fato da vida ser dinâmica, você tem que lidar com várias questões em sequência, com fatos que aparecem derrepente, etc..
TEOLOGIA DE PROVÉRBIOS
Embora o livro de Provérbios não traga novas informações sobre a história da redenção, não trate de temas que nós nos acostumamos em outros livros como, por exemplo, a aliança de Deus com o seu povo. Isto não significa que o livro não tenha teologia, não fale sobre o Ser de Deus e suas Obras:
Deus é o Criador do cosmos – Pv 3.19,20 ·
Ele é o Criador de toda humanidade – Pv 14.31; 20: 12 ·
Ele é o vingador do mal – Pv 5.21,22 ·
Ele é o protetor dos pobres e oprimidos - Pv 15: 25; 17: 5*
Ele é o abençoador, e aquele que o seu povo deve confiar – Pv 3: 5 ·
Ele é quem governa a história – Pv 16.1-9,33 ·
Do Senhor vem o sustento dos homens – Pv 3.9,10 ·
Deus disciplina seus filhos – Pv 3.11,12 ·
Ele ouve a oração dos justos – Pv 15.8,29 ·
Ele é misericordioso – Pv 28.13 ·
Deus odeia a injustiça – Pv 11.1; 17.15
Percebam então que o livro de Provérbios não deve ser lido apenas como instruções de sabedoria para vivermos nesta vida e sabermos lidar com determinadas questões, mas ele também nos ensina sobre Deus, sobre o que devemos crer a respeito dele e como devemos reagir a isso.
COMO LER O LIVRO DE PROVÉRBIOS?
Se aproxime deste livro como palavra de Deus, nunca desconsidere a inspiração, e lembre-se da necessidade que todos nós temos do auxílio do próprio Deus que é o verdadeiro autor do livro.
As verdades apresentadas pelos provérbios, embora representem as atitudes corretas a se tomar, elas nem sempre são verdadeiras, ou seja, nem sempre aquilo que está escrito ali irá acontecer. Aqui está o erro de muitas pessoas ao lerem este livro:
ex: LEIA PV 16: 7. E COMPARE COM ATOS 14: 19
LEIA PV 22: 6. ISTO SEMPRE É VERDADE?
LEIA PV 26: 27. ENGANADORES E MENTIROSOS SEMPRE SE DÃO MAL NESTA VIDA?
*Observem então que essas verdades trazem princípios gerais, daquilo que é o correto a se fazer, mas existem as exceções. No entanto, o nosso comportamento deve seguir a verdade ainda que as exceções existam.
Mas existem também aqueles provérbios que trazem verdades que não possuem exceções, elas são sempre verdades:
ex: LEIA PV 16: 33. EXISTE ALGUMA EXCEÇÃO PARA AQUILO QUE ESTE PROVÉRBIO ENSINA?
Esteja atento aos recursos literários que Provérbios apresenta (figuras de linguagem, paralelismo e seus contrastes na maioria das vezes)
Aqui está uma importante lição para interpretação bíblica, ler o livro de acordo com o seu genêro.
JESUS CRISTO EM PROVÉRBIOS
Como disse a vocês no ínicio, os provérbios presentes aqui são frutos de uma observação da vida feita por alguém sábio. E de fato, Salomão foi alguém extremamente sábio.
Mas quando olhamos para Jesus, nós vamos encontrar uma sabedoria que deixa a saedoria de Salomão no chinelo (MT 12: 42). Jesus foi aquele que observou com sabedoria e de forma perfeita esta vida, ninguém a enxergou com mais sabedoria e ninguém nunca falou com tanta sabedoria.
Quando lemos o capítulo 8 de provérbios, nós encontramos um dos recursos literários que provérbios utiliza, a personificação da sabedoria. E este texto é entendido por alguns estudiosos como sendo uma tipificação de Cristo, mas há algumas discussões.
No entanto, quando chegamos no N.T, nós vamos encontrar a sabedoria perfeita e infinita como uma pessoa. Vamos ler 1COR 1: 21-24, 30).
O propósito de Provérbios em ensinar sabedoria para o jovem, para aquele que viria a ser rei, fosse um rei sábio, se cumpre perfeitamente em Cristo, pois ele é o Rei verdadeiramente Sábio.