A minha Familia na arca
Sermon • Submitted
0 ratings
· 82 viewsNotes
Transcript
A maldade do Homem se multiplicará..... v5
Genesis 6:6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. ( entristeceu)
Genesis 6:7 Disse o SENHOR: Destruirei da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Genesis 6:11-12
11 A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.
12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.
Maldade e (rasach). Atos criminosos que violam os direitos dos outros e tiram proveito do sofrimento deles
Violência e hamas, atos deliberadamente destrutivos que visam prejudicar outras pessoas.
Corrompida.
שׂחת shachath uma raiz primitiva; DITAT - 2370; v. 1) destruir, corromper, arruinar, deteriorar estar estragado, estar ferido, estar arruinado, estar apodrecido agir corruptamente (moralmente)
Matthew 24:37-39 (RA Strong's) 37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. 38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
Luke 17:26-30 (RA Strong's) 26 Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: 27 comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. 28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. 30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.
Como aconteceu nos dias de Noé Não haverá salvação por nenhum outro meio a não ser pela Graça.
Quem Foi Noé?
Filho de Lameque Gn5.28
Decimo descendente de Adão
Noé – Descanso – Alivio -- Consolo
120 Anos parecia muito Tempo
2 Peter 3:8-9 8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
Genesis 6:8-10
8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR.
9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.
10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
Nós, servos de Deus, precisamos andar com ele. O cristianismo não é meramente uma religião, é uma vida de relacionamento com Deus.
Quem anda com Deus não é livre para fazer qualquer coisa, mas é livre de muitas coisas ruins. Quem anda com Deus não é livre para ir a qualquer lugar, mas somente aos lugares aonde Deus vai. Contudo, andar com Deus não é restrição para a nossa liberdade. Pelo contrário, é garantia de liberdade, pois quem anda com Deus não pode ser impedido de prosseguir.
Andar com Deus, como fizeram Enoque (5.24) e Noé (6.9), significa viver com ele e não apenas realizar atos religiosos em sua homenagem. Andar com Deus é incluí-lo em todos os setores da nossa vida. Andar com Deus é percorrer o caminho de Deus. Certamente, não será ele que andará pelos nossos caminhos. fazer a sua vontade, escolher o seu rumo, aceitar a sua direção. nós o teremos como companheiro, amigo e amparo constante. Andando com Deus, chegaremos a um bom lugar, onde estaremos para sempre com o Senhor.
Enoque viveu 365 anos antes de seu desaparecimento. A bíblia diz que depois dos 65 anos, ele andou com Deus durante 300 anos. Isto é perseverança. É persistência e determinação. Não adianta andar com Deus um dia e depois abandonar o seu caminho. Precisamos andar com Deus até chegarmos ao final desta viagem sobrenatural. Andar com Deus é uma expressão que pode ser interpretada como crescimento espiritual, progresso espiritual, ou, usando a linguagem do Novo Testamento,
“andar em Espírito” (Gálatas 5.16) no caminho que é Cristo (João 14.6).
Genesis 6:14 (RA Strong's)
14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a revestiras com betume por dentro e por fora.
Betume.....
Selador – impedir aquilo que está fora entrar - penetrar
Absorver o Cheiro ---
O mundo está Cansado de ouvir pregações lindas e bonitas. O mundo que ver a pratica daquilo que pregamos em nossas vidas.
A transformação e de dentro para foraQuem entendeu a palavra pratica. A transformação e dada pela pratica.
A conversão tira o crente do mundo. A Santificação tira o mundo do crente. (Jonh Wesley)
Para entrar na Arca precisamos separar – posisonar. Gn 6.17-18
Deus Manda Noé entrar na arca
Com seu Filhos Esposa E noras...
Como Podia Noé Fazer uma embarcação sem que ela afundasse?
Genesis 6:22 Assim fez Noé, conforme a tudo o que Deus lhe ordenara. 7.5,9,16
Noé nos mostra a obediência detalhada e imediata a palavra de Deus.
A obediência
Ao receber a ordem para construir a Arca
Noé não entrou na arca enquanto Deus não ordenou. 7.1Nem saiu Dela Enquanto Deus não determinou. 8.15,16Embora soubesse que o diluvio Já havia terminado.
Hebrews 11:7 Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
Para Noé a obediência significava um compromisso de longo prazo com um projeto
E interessante que a duração da obediência de Noé e maior que a duração da vida das pessoas, hoje em dia.
O maior desafio que a vida de Noé nos apresenta viver, aceitando a graça de Deus, uma vida inteira de Obediência e gratidão.
Deus cuidou dos detalhes desta tarefa.Enquanto Noé Fazia Sua parte, construindo o Barco.Frequentemente fazemos o oposto. Nos nos preocupamos com detalhes sobre o Quais não temos nenhum controle, e negligenciamos áreas especificas(como atitudes, relacionamento responsabilidades) que estão sobre o nosso controle. Como Noé, concentre naquilo que Deus. lhe deu para fazer, e deixe que Deus cuida do resto.
Na arca A vida. V.20
Conservares com Vida.
Deus fechou a porta por Fora Gn7.16
Para guardar A família de NoéEle fechou porque nos ama
Genesis 6:8 (RA Strong's)
8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR.
Ephesians 2:8-10 (RA Strong's) 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
2 Peter 2:5 (RA Strong's)
5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;
devemos preservar nosso lar em meio a uma sociedade que jaz no maligno.
A salvação é pela fé, mas a fé salvadora conduz-nos às boas obras (Ef 2.8-10). Por isso Noé, movido por uma forte convicção quanto à iminência do juízo divino, pôs-se a construir o grande barco.
O texto sagrado nos mostra que a Arca era um enorme barco, e sem leme. A finalidade da arca não era navegar, mas flutuar durante a grande inundação. O patriarca cumpriu a vontade divina; em suas promessas, repousou. Deus é o nosso piloto. Não se aflija. Deus está no comando.
Enquanto Noé e seus filhos construíam a arca, apregoavam o juízo divino. Por isso, ele é chamado de pregoeiro da justiça (2Pe 2.5). Assim faz a Igreja. Enquanto aguardamos a volta de Cristo, proclamemos o Evangelho e o fim de todas as coisas (1Pe 3.20). O Senhor não tarda.
Concluída a arca, Noé e sua família entram na formidável embarcação. Passados sete dias, veio o Dilúvio.
“E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu foram cobertos” (Gn 7.19).
Os contemporâneos de Noé tiveram mais de um século para se arrependerem e voltar para Deus. Fizeram-se, porém surdos à proclamação do juízo divino.
Um juízo universal. A inundação foi universal como universal foi o juízo divino sobre a Terra. O relato bíblico é impressionante e preciso: “E expirou toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado, e de feras, e de todo o réptil que rasteja sobre a terra, e de todo homem” (Gn 7.21).
Apenas Noé e a sua família, bem como os animais que se encontravam com eles na arca, foram preservados. A geração de Noé teve tempo para ouvir sua mensagem e ver a arca sendo construída, mas não deu ouvidos à pregação e ao trabalho daquele servo de Deus, e foi destruída. O pior juízo, contudo, achava-se no além.
O juízo divino no inferno. Não resta dúvida de que toda aquela geração pereceu e foi lançada no inferno, onde aguarda a última ressurreição, a fim de comparecer ao Juízo Final (Ap 20.11-15). Eles sabem que isso acontecerá, pois o Senhor Jesus, no interlúdio entre a sua morte e ressurreição, esteve no Hades, onde lhes proclamou a eficácia da justiça divina.
Escreve o apóstolo Pedro: “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água” (1Pe 3.18-20 — ARA).
A geração de Noé recusou-se a ouvi-lo, mas viu-se obrigada a escutar o Senhor Jesus que, além de pregoeiro da justiça, apresentava-se, agora, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Sua pregação não era redentiva, mas vindicativa.
Graça Tito 2.11-15
A vida pura e resultado da doutrina puraAssim como o homem crê assim ele e A onde a doutrina e ignorada, torcida, ou adulterada, não pode haver santidadeTransformação nos relacionamento e resultado direto da transformação da graça. Padrão divino HomensMulheres idosasMulheres recém casadasJovens solteirosLideresServos Relacionamentos transformados sem a graça de Deus e impossível.Primeiro- homem e transformado pela graça; depois ele experimenta relacionamentos transformadosAs pessoas desprezam o conhecimento e correm atrás de experiências.Não querem pensar querem sentirExiste uma estreita e inquebrantável conexão entre a doutrina bíblica e a vida que agrada a Deus.
Só podemos ter uma vida santa por causa da epifania, “Manifestação” da graça de Deus.
A graça de Deus sempre existiu.
Deus sempre foi Gracioso.
O Substantivo epifania significa a visível aparição de alguma coisa ou de alguém que estava invisível.
Essa palavra era usada no grego clássico em relação a alvorada, ao amanhecer, quando o sol transpôs a linha do horizonte e se torna visível.
Acts 27:20
20 E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento.
επιφαινω epiphaino de 1909 e 5316 ; TDNT - 9:7,1244; v 1) mostrar 1a) trazer a luz 2) aparecer, tornar-se visível 2a) de estrelas 3) tornar claramente conhecido, revelar-se
A graça de Deus brilhou como o sol sobre aqueles que viviam nas regiões da sombra da morte.
Graça - Jesus – nasceu viveu e morreu
A origem da Graça
A graça tem sua origem em Deus Emana de DeusO Deus gracioso se tornou visível em Jesus cristoA garça de Deus foi mostrada em seu humilde nascimento –Graciosa palavrasAtos movidos de compaixãoSua morte expiatória E totalmente imerecidaNão ha nada em nos que reivindique o amor de Deus .Não ha nenhum merecimento em nosO amor de Deus tem nele mesmo sua graça Deus trata de forma benevolente aqueles que merecem seu juízo.
A natureza da Graça
A graça de deus e salvadoraA graça e o favor superabundante de Deus pelo pecadores indignos
“A graça de Deus e seu favor ativo que outorga o maior de todos os dons a quem merece o maior da todos os castigos” William Hendrikesen
A graça e maior que o nosso pecado e melhor que a nossa vida.Somos salvos pela graça Vivemos pela graça Dependemos da graça Nada somos sem a graça de Deus Por causa da graça embora perdidos, fomos achados: embora mortos, recebemos vida.
Extensão da Graça
a graça e accessível a todos os homens.
Ser cristão e esta matriculado na escola da Graça
A graça nos educa mediante a forte disciplina de renegarmos a impiedade e as paixões mundanas
Renegar = αρνεομαι arneomai talvez de 1 (como partícula negativa) e a voz média de 4483 ; TDNT - 1:469,79; v 1) negar 2) negar alguém 2a) negar a si mesmo 2a1) desconsiderar os seus próprios interesses ou provar falso para si mesmo 2a2) agir de modo inteiramente diferente em relação a si mesmo 3) negar, abnegar, repudiar 4) não aceitar, rejeitar, recusar algo oferecido
Asebeia. Impiedade – refere-se a rejeição de tudo o que e reverente e de tudo que tem a ver com Deus.
Impiedade
Aquilo que se opõem a verdadeira adoração e devoção a Deus Uma relação errada com Deus Distorção da verdadeO ímpio Não leva a Deus em conta e por isso não leva a Deus a serioNão deleita em Deus Não tem prazer em Deus
A graça nos ensina a renegar as paixões mundanas
As paixões mundanas são conseqüências da impiedade
A perversões são filha da impiedade
Romans 1:18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;
As paixões mundanas decorrem de um relacionamento errado com Deus Uma vida desregrada na área da mente, da língua e do SexoEssas paixões descrevem um estilo de vida pervertido.
William Hendriksen diz
Essas paixões mundanas incluem o desejo sexual desordenado, o alcoolismo, o desejo sexual desordenado, o alcoolismo, o desejo excessivo por possessões materiais e a agressividade. Sexo- poder- e dinheiro
A graça de Deus nos disciplina a renunciar a nossa velha vida e a viver uma nova vida , a passar da impiedade para piedade, do egoísmo ao autocontrole, dos caminhos desonestos a um tratamento justo com todos os demais.
Não somente Fe e mas a abdicação ao pecado.
A Graça nos educa a praticarmos o Bem
A salvação não e somente uma mudança de situação, mas também de atitudes
A pedagogia da graça nos educa em nosso relacionamento conosco, com o próximo e com Deus.
Dentro fora e para cima
Vivemos no presente século sensata
A palavra grega sophronos traz a ideia de prudência, auto controle ou moderação.
A sensatez tem a ver com
Domínio próprioVida controladaImpulsos, Instintos, Ações Reações sob controleA maneira correta de lidar consigo mesmo Sensatez e fazer uso adequado dos desejos e impulsos que não são pecaminosos em si mesmo, e vencer os que são pecaminosos.
Galatians 1:4 o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
A Graça nos ensina o correto relacionamento com o próximo
a justiça fala do nosso correto relacionamento com o próximo
não se coloca acima dos outros nem tenta diminui-los. (fazer o outro sentir grande)
Ela concede os outro o que lhe e devido
Vive de forma justa e demostra integridade no trato com os demais
A fé crista nos ensina a cumprir nossos deveres, votos, alianças, e contrato com fidelidade
A Graça nos ensina o correto relacionamento com o Deus
A piedade esta ligada ao nosso correto relacionamento com Deus.
Somente a graça pode nos tomar pela mão e nos conduzir a um intimo relacionamento com Deus.
Waren wisber
A graça de Deus não somente nos salva , mas também nos ensina como viver a vida crista. Aqueles que usam a graça de Deus como desculpa para pecar jamais experimentaram seu poder salvador. A mesma graça de Deus que nos redime e também a graça que nos renova e nos capacita a obedecer a sua palavra.
A bem aventurada esperança
Esperança cheia de alegria
Romans 12:12
12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
esperança unificadora
Ephesians 4:4
4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;
viva esperança
1 Peter 1:3
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
uma firme esperança
Hebrews 6:19
19 a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu,
uma esperança purificadora
1 John 3:3
3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.
Ele apareceu em graça mas aparecera em gloria.
O que começa com graça termina com gloria.