Lingua
Notes
Transcript
Lingua
V.1 Mester
Disistimular
Rabbi- meu mestre
Pretigio privilegio fama
Guiam pesoasPrecuram para ouviPalavras em que se tornam em atitudes (positive ou negativa)
Marcos. 12:38
Ele dizia ao povo:— Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de andar para lá e para cá, usando capas compridas, e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças; 39 preferem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes. 40 Exploram as viúvas e roubam os seus bens; e, para disfarçarem, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda
V.2 o pecado rouba nos a maturidade
Ninguém pode escapar do poder do pecadoser humano e incapaz de alcançar a perfeição (pecado)controle da língua significa que a pessoas tem a capacidade de controlar as demais área da Vida.Quem tem controle da língua tem um coração preservadoUm Homem perfeito e aquele que alcançou a maturidadeSem ter deficiência
A CAPACIDADE DA LINGUA
o Pequeno pode dominar o grande
Ninguém jamais afine que as palavras são significantes
Uma palavra pode altera o curso da historia humanaJesus Disse - Pai esta consumadoverbo entra em conjunto com a vida do ser humano
A verdade Doi mas tem que ser dita Obs- cuidado como se expõem em momentos inadequados…..Pastores que intimidadar seu membros do pulpitos…
Exemplos
Verso 3 o Pequeno pode dominar o grande
Freio na boca do Cavalo
Verso 4
Leme do Navio e (embarcacao)
5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!
6 Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.
Aquilo que era lindo, brilhante, honrosa, se reduz a pó e cinza em toco
Ministérios destruídos..
Quantas pessoas não frequentam mais as nossas reuniões porque foram feridas com Palavras?
Pv 18.21 A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.
V7Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;
Leao, cachorro, cavalo, baleia sea world
8 a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.
So podemos controlar a língua quando Deus nos passa a governar…
Sl 141.3 Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.
34 Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.
Nao podemos Agir de Dupla Maneira
10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.
Quando aceitamos a Cristo tornamos uma nova criatura – adquirirmos outra natureza
Tem que se manifestar em nosso falar e agir..
A fofoca,a mentira, a calunia e a difamação são obras da carne e não pode ter lugar em nossa viva
Aquele que bebe da agua da vida nao pode fazer jorrar agua para morte
A palavra proferida pela os dicipulos de Cristo deve
edificar os irmaosdar graca aos que ouveme sara quem se encontra ferido
Conta-se que certa vez um mercador grego muito rico, desejava oferecer um banquete com as melhores iguarias para um grupo seleto de convidados.
Na preparação do banquete, o mercador chamou seu escravo mais sábio, que o servia já há muitos anos, e ordenou-lhe que fosse ao mercado comprar a melhor iguaria existente na cidade, sem economias. O escravo retornou com um belo prato coberto por um pano.
O mercador removeu o pano e assustado disse: – Língua?! Este é o prato mais delicioso que temos por aqui? Você só pode estar louco!
O escravo, sem levantar a cabeça, respondeu: – A língua é o prato mais delicioso, sim senhor. É com a língua que pedimos água, que dizemos “mamãe”, que fazemos amigos, que perdoamos. Com a língua reunimos pessoas, dizemos “meu Deus”, oramos, cantamos, dizemos “eu te amo”…
O mercador, não muito convencido, quis testar a sabedoria de seu escravo, e o mandou de volta ao mercado, desta vez para trazer o pior alimento.
O escravo voltou com um lindo prato, coberto por um fino tecido. O mercador, ansioso, retirou o pano para conhecer o pior alimento. E para sua surpresa…
– Língua, outra vez?! Disse, espantado.
-Sim, língua, respondeu o escravo.
É com a língua que condenamos, separamos, provocamos intrigas e ciúmes, blasfemamos. É com ela que expulsamos, isolamos, enganamos nosso irmão, xingamos pai e mãe…
Não há nada pior que a língua; não há nada melhor que a língua. Depende do modo que a usamos.
ILUSTRAÇÃO : A Carne de Lingua
Uma lenda africana conta a história de um rei cuja esposa vivia triste, definhando. Um dia, ele nota que a mulher de um pobre pescador que morava próximo à corte era o próprio retrato da saúde e da felicidade. Então, ele se dirige ao pescador: – Como você consegue fazê-la tão feliz? – É fácil, responde o pescador. Dou a ela carne de língua. O rei imagina que agora tem a solução. Ele ordena que os melhores açougueiros do reino tragam língua para sua esposa, e passa a servir uma dieta reforçada. Mas suas esperanças são frustradas. Ela piora. O rei não entende, vai até o pescador e diz: – Como pode? Minha mulher não melhora com a tal carne de língua!. O pescador é explica: – Todos os dias, quando chego em casa, ela se senta comigo, me conta histórias, ouve as que tenho para contar, canta, me faz rir, me enche de vida. Essa é a carne de língua, alguém que converse com ela e dedique a atenção à ela. Sem atenção, não há gentileza, nem calor humano, nem proximidade, nem relacionamento.