Sobre a Família e a Sua Natureza: A Família
Sermon • Submitted
0 ratings
· 30 viewsNotes
Transcript
Sobre a Família e a Sua Natureza: A Família
A família é retratada na Bíblia do Antigo ao Novo Testamento. O núcleo familiar no Antigo Oriente ou na sociedade judaica era composto primeiramente pelo casal unido em laços de casamento e seus filhos.
Também era comum que outros membros que possuíam alguma ligação por laços de sangue pertencessem à unidade familiar. Além disso, também eram considerados em certos aspectos como pertencentes à determinada casa, os servos contratados, os escravos e até as concubinas.
O pai exercia a autoridade familiar de maneira quase que absoluta, de modo que ele era quem tinha o dever de liderar a família em todos os aspectos. A mãe, por outro lado, também desempenhava um papel fundamental dentro do núcleo familiar, especialmente influenciando, aconselhando e confortando seus filhos ou mesmo seu marido em determinadas situações (cf. Gênesis 27:11-17; Isaías 49:15; 66:13).
11 Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. 12 Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não bênção. 13 Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos. 14 Ele foi, tomou-os e os trouxe a sua mãe, que fez uma saborosa comida, como o pai dele apreciava. 15 Depois, tomou Rebeca a melhor roupa de Esaú, seu filho mais velho, roupa que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho mais novo. 16 Com a pele dos cabritos cobriu-lhe as mãos e a lisura do pescoço. 17 Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado.
Isaiah 66:13 Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.
No Novo Testamento, o apóstolo Paulo escreve um dos textos mais conhecidos sobre este assunto (Efésios 5:18-6:4), expondo as bases gerais que norteiam a família segundo os padrões bíblicos, tratando não apenas do relacionamento entre marido e mulher, mas também entre pais e filhos.
Efesios5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
O lar cristão: marido e mulher
22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. 24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 Não obstante, vós, cada um de si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
O lar cristão: filhos e pais
1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
Sobre a Família e a Sua Natureza: Princípios Básicos
A Bíblia estabelece os princípios e bases da vida familiar:
Casamento: é a base fundamental da família. Já falamos que foi o próprio Deus que o estabeleceu (Gênesis 2:18-25).Monogamia: o propósito de Deus para o casamento e a constituição familiar é a de que o homem tenha uma única esposa, e a mulher um único marido (Gênesis 2:24; cf. 1 Coríntios 7:2; 1 Timóteo 3:2). (bigamia 2 –Poligamia vários)
1 Corinthians 7:2 mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido.
1 Timothy 3:2 É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Genesis 2:24Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Heterossexualidade: a família conforme instituída por Deus tem em sua base o matrimônio entre homem e mulher, que se unem tanto fisicamente quanto emocionalmente, formando uma nova unidade social (Gênesis 2:24). Qualquer desvio desse padrão estabelecido por Deus é reprovado pelas Escrituras e tratado como uma prática contrária à natureza (Levítico 20; Romanos 1:24-27; 1 Coríntios 6:9).
Rm1;24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
1 Corinthians 6:9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,
Indissolubilidade: o propósito de Deus para o casamento é que ele seja indissolúvel, no sentido de que dure até a morte de um dos cônjuges (Mateus 19:6; Romanos 7:3). No entanto, por conta do pecado, a Bíblia também aponta para dois casos em que a unidade conjugal é quebrada: a infidelidade (Mateus 5:32; 19:9) e a deserção obstinada do cônjuge descrente (1 Coríntios 7:15).
Matthew 19:9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]. Mt 19 1-12
Matthew 5:32
32 Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.
Os juramentos Romans 7:3 De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.
1 Corinthians 7:15 Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz.
Luke 16:18
Acerca do divórcio
Lc 16;18 Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério.
Mr10 1-12
A pureza do casamento Ico 7 1-9
Paulo proíbe a poligamia no casamento (poliandria) 7.2Paulo proíbe a união homesexual 7.2Paulo proíbe o celibato compusorio (obrigatorio) 7.1
Permitido mas não ordenado
Paulo destaca a mutualidade do direitos conjuguais 7,3,4Paulo afirma a capacidade dos casais se absterem temporariamente das relações sexuais. 7.5 (abstinencial sexual)
A duração do casamento poder do casamento
7.10
o que fazer se eu tiver arrependido de ter casado? 7.10-11
o que se deve fazer quando uma situação se torna insustentável?
Separe e fique sozinhoSe reconcilie
2co 6 14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
O primeiro motivo para se investir no casamento e a realidade da santificação
O segundo motivo e para investir no casamento a inclusão dos filhos 7.14
A possibilidade da conversão do cônjuge incrédulo.
A Dissolução do casamento
7.15