A igreja e os fundamentos do discipulado.
Exposições da carta aos Efésios • Sermon • Submitted
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
A Igreja e os fundamentos do Discipulado.
A Igreja e os fundamentos do Discipulado.
Introdução:
Observaremos esse texto tendo em vista que, é no meio da igreja que o processo de discipulado pessoal vai existir e é por meio desse processo onde nós seremos guiado e direcionado por Deus, para alcançar a estatura e maturidade espiritual que Deus requer do seu povo. E que fora desse relacionamento, existente no corpo de Cristo, nós estamos privados de crescer espiritualmente como Deus deseja.
Meditaremos nesse texto partindo desse pressuposto, pois esta é uma das implicações práticas da carta de Efésios.
Com isso, eu quero destacar que a carta aos Efésios ela é dividida em duas grandes partes: a primeira, sendo de explicação teológica acerca dos fundamentos da nossa salvação e das ricas bençãos que desfrutamos por estarmos unidos com Cristo; a segunda grande parte do texto de Efésios, diz respeito às implicações práticas de fazer parte deste povo, ou melhor, deste corpo chamado igreja, que está unido com Cristo.
Portanto, o que nós podemos perceber, é que Efésios tem essa conexão entre a doutrina e a prática. doutrina e vida. Paulo destaca algumas destas implicações.
A igreja é um corpo unido (4.1-6).
Neste trecho que lemos, podemos perceber que a ênfase recai sobre a unidade da Igreja. Hendriksen faz uma introdução categórica desta passagem, ele afirma que: “Além disso, esta unidade não é externa nem mecânica, porém interna e orgânica.” Os primeiros seis versículos podem ser assim sumariados: a igreja é espiritualmente uma; portanto, que seja ela espiritualmente una! Isto não implica contradição alguma, visto significar que os crentes devem “fazer todo esforço para preservar a unidade outorgada pelo Espírito por meio do vínculo de (que consiste em) a paz”.