Viver para o reino Trabalhar para o reino

1tes 2  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
1Tessalonicenses 2.9–12 RA
9 Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus. 10 Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes. 11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
OBJETIVO DE PAULO: vos proclamamos o evangelho de Deus.
PROCLAMAR O EVANGELHO
O evangelho: ESTA ERA A MENSAGEM DE PAULO. Maior necessidade do mundo. Das pessoas do mundo
o evangelho de Deus: não era a mensagem de Paulo. Ele não podia adaptar a mensagem. Torna-la aceitável. A mensagem não era sua, era de Deus.
empecilios na propagação do evangelho. paulo estava atento aos empecilios para o avanço do evangelho. ele trabalhava pesado para tirar estes empecilios. Nos devemos ter este mesmo interesse na pregação do evangelho. Se não pregamos o evangelho tem algo errado conosco. porque alguém não prega o evangelho.
Falta de amor pelos perdidos:
Temos que amar as pessoas ao nosso redor o suficiente para anunciarmos o evangelho;
O nosso silêncio diante dos perdidos reflete nossa falta de amor pelo próximo. Reflete nosso egoísmo. Amor pela nossa posição. Aceitação diante das pessoas. Nosso bem estar. Nossa incredulidade. Preferimos ser amados pelas pessoas do que anunciar o evangelho. Do que anunciar o perigo que as pessoas estão correndo.
Mal testemunho de cristãos
Se falharmos no testemunho nossa mensagem será morta.
Paulo também tinha uma preocupação com a SANTIFICAÇÃO DA IGREJA;
Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes. 11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
Paulo ensinava através do exemplo
Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.
COMO UM LIDER VAI ENSINAR QUE NÃO VIVE;
Mateus 7.3–5 RA
3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.
PAULO AMAVA AQUELES IRMÃOS. AMAVA A IGREJA. QUANDO OS EXORTAVA, COM AMOR EXORTAVA. PORQUE AMAVA EXORTAVA
11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12 exortamos, consolamos e admoestamos,
Ele não exortava como um désposta: autoridade tirânica para dominar.
Ele exortava como um pai que os amava:
O amor deve anteceder a exortação;
Jesus podia chamar os fariseus de hipócritas, porque os amava tanto que estava disposto a dar Sua vida para salvá-los
1Tessalonicenses 2.7–8 RA
7 Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos; 8 assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós.
11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
paulo tinha por eles amor paterno
Como todo bom pai tinha interesse pelo crescimento dos filhos. Paulo queria que aqueles crentes recém nascidos crescessem. desenvolvessem. Fossem sadios.
Um bom pai se gasta pelos filhos;
9 Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós
Um bom pai corrige seu filho quando é necessário. Não pelo prazer em corrigir. Mas por entender ser o necessário para o bem do filho. Ainda que o filho na hora não entenda, fique chateado, o pai faz o que tem que ser feito. O pai não esta buscando seu próprio bem, antes busca o bem do filho.
assim age todo bom líder, assim age todo cristão com seu irmão em Cristo;
Tiago 5.19–20 RA
19 Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, 20 sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.
Colossenses 3.16 RA
16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
esta responsabilidade é ainda maior quando somos obreiros, pastores, lideres, mestres;
Porque muitos lideres não corrigem quando é necessário:
Porque buscam glória de homens, buscam vantagem para si......
Eles não estão conectados com Deus. O próprio Deus corrige seus filhos.
Hebreus 12.4–11 RA
4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue 5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; 6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? 10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
Deus nos corrige para nos santificar, nos limpar, nos preoparar.....
Efésios 5.25–27 RA
25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Por isso Jesus morreu pelos cristãos. Por isso ele morreu porm mim e você. Esta é a obra que esta acontecendo em nós. Esta é a obra que o Espírito Santo esta operando em nós. Este deve ser o objetivo de cada pastor, lider, obreiro. Este deve ser nosso objetivo principal.
Gálatas 4.19 RA
19 meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;
Paulo aqui nos diz:
1Tessalonicenses 2.11–12 RA
11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
NOS CRISTÃOS PRECISAMOS SER:
12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
Devido a nossa fraqueza por causa do pecado. Por causa do mundo que vivemos. Por causa do maligno que nos cerca como leão. PORQUE CAUSA DA SANTIDADE DAQUELE QUE NOS CHAMOU. Nos precisamos ser: exortamos, consolamos e admoestamos
Porque vivemos uma vida numa cultura sem Deus, uma vida no reino das trevas, precisamos ser: exortamos, consolamos e admoestamo.
PRECISAMOS nos prepara para esse reino que fazemos parte agora. Aqui tudo é diferente.
EXORTADOS
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3870 παρακαλεω parakaleo

1) chamar para o (meu) lado, chamar, convocar

2) dirigir-se a, falar a, (recorrer a, apelar para), o que pode ser feito por meio de exortação, solicitação, conforto, instrução, etc.

2a) admoestar, exortar

2b) rogar, solicitar, pedir

2b1) esforçar-se por satisfazer de forma humilde e sem orgulho

2c) consolar, encorajar e fortalecer pela consolação, confortar

2c1) receber consolação, ser confortado

2d) encorajar, fortalecer

2e) exortando, confortando e encorajando

2f) instruir, ensinar

CONSOLADOS
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3888 παραμυθεομαι paramutheomai

1) falar a, dirigir-se a alguém, seja por meio de admoestação e incentivo, ou para acalmar e consolar

1a) encorajar, consolar

ADMOESTADOS
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3143 μαρτυρομαι marturomai

1) convocar uma testemunha, apresentar uma testemunha, convocar para testemunhar

1a) afirmar, declarar solenemente, protestar

2) conjurar, implorar pelo amor de Deus, exortar solenemente

pedir insistentemente; suplicar
Censurar alguém a partir da observação de seu comportamento, sua maneira de pensar ou por uma falha cometida por esta pessoa etc; repreender.verbo bitransitivoAconselhar alguém quanto à sua maneira de proceder, para que a corrija de alguma forma; advertir, avisar, prevenir.Pouco usual. Incitar uma pessoa para que esta se comporte de acordo com o que pode ser considerado apropriado; exortar.
TUDO ISSO PARA:
12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
este é o objetivo: para viverdes por modo digno de Deus
servimos a um Deus santo. Precisamos ser santos.
temor é o principio da sabedoria.
Deus caminha nos meio do seu povo. ISSO É O MAIOR PRIVILÉGIO DA FACE DA TERRA. MAIS TAMBÉM TRAZ RESPONSABILIDADES. Ele odeia o pecado. QUE NOS ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS.
esta é a lição que aprendemos com Israel no deserto.
Deus não muda.
Ele ainda quer que seu povo seja santo.
Filipenses 1.6 RA
6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
1Coríntios 11.29–32 RA
29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30 Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 31 Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
FOMOS CHAMADOS PARA ALGO GRANDE, GLORIOSO, MAIOR E MAIS BELO DO QUE JAMAIS PODEMOS IMAGINAR.
12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
DEUS NOS CORRIGE PORQUE: que vos chama para o seu reino e glória.
FOI-NOS DADO ESTE GRANDIOSO PRIVILÉGIO
DEUS AGE ASSIM COM TODOS OS SEUS FILHOS. NÃO HÁ EXCEÇÃO;
NÃO SEREMOS CONDENADOS JUNTOS COM O MUNDO;
PRECISAMOS APRENDER A VIVER NA FAMÍLIA CELESTIAL QUE NOS ADOTOU. VIVER COMO FILHOS DO REI.
PRECISAMOS ANDAR COMO FILHOS DE DEUS
PRECISAMOS ANDAR COM PESSOAS QUE PODEM NOS AJUDAR A VIVER COMO FILHOS DE DEUS
PRECISAMOS SER PESSOAS QUE AJUDAM OUTRAS PESSOAS A VIVEREM COMO FILHOS DE DEUS
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.