Marcos 1.21-28

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

mc 1.21-28

Marcos 1.21–28 RA
21 Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga. 22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. 23 Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: 24 Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! 25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem. 26 Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele. 27 Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! 28 Então, correu célere a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galileia.
A mensagem central é que Jesus Cristo é o Santo de Deus.
Jesus é o Santo de Deus por causa da autoridade de seu ensino .
22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. Mc 1.22
as pessoas ficaram maravilhadas diz o texto. A palavra maravilhada traz a ideia de entrar em pânico, ficar chocado, espantar-se, ficar assombrado. Era uma ensino impactante, diferente de tudo que eles já ouviram. Jesus ensinava com autoridade.
os leitores do livro de Marcos são levados a tentarem responder a pergunta: Que ensino é este? Quem autoridade é esta? Que é este homem?
2. Jesus é o Santo de Deus por causa da Sua autoridade sobre os espíritos malignos.
27 Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!
agora o texto diz que as pessoas ficaram admiradas( estar assombrado, surpreender, terrificar, ficar pasmado, estar aterrorizado. O significado é parecido com o de maravilhados.
novamente o texto afirma que as pessoas foram grandemente impactadas por Jesus por causa da Sua autoridade sobre os espíritos malignos.
novamente os leitores do livro de Marcos são levados a tentarem responder a pergunta: Quem é este? Que ensino é este? Que autoridade é esta?
3. Através de um paralelismo Marcos nos responde estas perguntas através de um verso central.
Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! Mc1.24
Este homem que ensina com grande autoridade e tem autoridade sobre espíritos malignos é o SANTO DE DEUS.
O livro de Marcos inicia com o versículo:
1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Mc 1.1
Marcos mostra para seus ouvintes que Jesus é o Filho de Deus. O messias. O servo sofredor
Em Mc 1.7-8 João batista testifica a respeito daquele que esta vindo. testifica de seu poder e autoridade. E o próprio João batista confirma que Jesus é o Cristo.
Em Mc 1.9-11 temos o batismo de Jesus e o próprio Deus testifica que Jesus é o Seu filho amado. Um cumprimento de Is 42.
Em Mc 1. 12-13 temos a vitória do Filho de Deus no deserto sendo tentado por satanás.
Em Mc 1.29-34 Jesus é mostrado como aquele que cura doenças e novamente expulsa muitos demônios.
Em Mc 4.39-41 temos: " E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”
Novamente Marcos confronta seus leitores com a pergunta: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
No texto especifico de Mc 1.21-28 os leitores também são confrontados com a mesma pergunta. o próprio texto nos dá a resposta: “Bem sei quem és: o Santo de Deus!” .
Outros temas importantes que teram desdobramentos futuros no ministério de Jesus Cristo são inseridos neste texto:
Início da tensão de Jesus e escribas: “Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. “ Vv22
Um crescimento da fama de Jesus de maneira negativa que vai atrapalhar seu ministério nas cidades: Mc 1.24-25 e Mc 1.28.
27 Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!
Marcos 1.1 RA
1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
Marcos 1.7–8 RA
7 E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias. 8 Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.
Marcos 1.9–11 RA
9 Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão. 10 Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. 11 Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
Marcos 1.12–13 RA
12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto, 13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam.
Marcos 1.14–15 RA
14 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Marcos 1.29–31 RA
29 E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. 31 Então, aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los.
Marcos 1.32–34 RA
32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados. 33 Toda a cidade estava reunida à porta. 34 E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era.
Marcos 4.39–41 RA
39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. 40 Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? 41 E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
QUEM É ESTE? MARCOS QUE TE LEVAR A PENSAR. QUEM É ESTE?
QUEM É JESUS CRISTO?
QUAL SUA MENSAGEM?
QUAL FOI SUA MISSÃO?
EM MEIO A TANTA CONFUSÃO DOS NOSSOS TEMPOS, NÃO SABEMOS ONDE ESTA A VERDADE. SÃO TANTAS RELIGIÕES, SÃO TANTAS VOZES, SÃO TANTAS RESPOSTAS, SÃO TANTAS OPINIÕES?
PRECISAMOS PENSAR NESTE ASSUNTO. TEM MUITA COISA EM JOGO. PODEMOS ERRAR EM MUITAS COISAS, MAS AQUI NÃO PODEMOS ERRAR? AS CONSEQUÊNCIAS SERAM TERRÍVEIS.
TEMOS QUE SILENCIAR AS MUITAS VOZES QUE NOS CONFUNDEM:
Nossa maneira de pensar, nossos precoceitos, as tradições que recebemos de nossos pais, o que você aprendeu;
os prazeres e enganos deste mundo
os enganos de satanás;
a religiosidade de nossos dias, não podemos terceirizar este trabalho, nos temos que ouvir o que Cristo tem para nos dizer;
temos que buscar as respostas, vamos para as escrituras, vamos orar, vamos gastar temo, nos envolver, teu destino eternos esta em jogo....vida ou morte.
não é algo que podemos deixar pra depois?
QUEM É CRISTO?
Ele não é um homem comum
não é apenas um mestre, ou um profeta;
não ninguém como Cristo, ninguém que chegue perto....
MARCOS ESTA NOS MOSTRANDO QUE JESUS É O SERVO DE DEUS. O SANTO DE DEUS. O MESSIAS. O GRANDE REI. O SALVADOR QUE NÓS PRECISAMOS.
JESUS CRISTO É FILHO DE DEUS;
Isaías 42.1 RA
1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.
João 3.16 RA
16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
PORQUE JESUS TEVE QUE VIR A ESTE MUNDO;
PORQUE DEUS TEVE QUE ENVIA-LO;
O QUE HÁ DE ERRADO COM O HOMEM, COMIGO, COM VOCÊ;
QUAL FOI A MENSAGEM DE JESUS CRISTO? QUAL É SUA MENSAGEM PARA NÓS HOJE? AGORA?
Isaías 61.1–3 RA
1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram 3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.
PORQUE NOS PRECISAMOS DE CRISTO?
SERÁ QUE JESUS TEM TODO O PODER NO DIA DE HOJE?
O QUE ELE TEM A DIZER SOBRE ESTE MUNDO? SOBRE OS PROBLEMAS QUE NOS CERCAM?
SOBRE NOSSAS CRISES? SOBRE NOSSAS DOENÇAS? SOBRE A MORTE? O QUE VEM DEPOIS DA MORTE?
PORQUE AS COISAS ESTÃO COMO ESTÃO?
SE JESUS É O FILHO DE DEUS, SE ELE É DEUS. ELE TEM AS RESPOSTAS.
PORQUE JESUS OPEROU ESTES SINAIS? O QUE ELE QUERIA MOSTRAR QUANDO CURAVA........O QUE ELE QUER NOS DIZER QUANDO ELE CURA, OPERA SINAIS....
1João 5.13 RA
13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.
1João 5.11 RA
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.
1João 5.11–12 RA
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
João 6.26–31 RA
26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo. 28 Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? 29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado. 30 Então, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu.
DEVEMOS TER O CUIDADO DE PARA NÃO SEGUIRMOS A CRISTO PELOS MOTIVOS ERRADOS: CURAS, MILAGRES, CONFORTOS, PROSPERIDADE, BENEFÍCIOS PARA ESTA VIDA;
PORQUE DEVO SEGUI-LO?
SE ELE É O SANTO DE DEUS, O QUE DEVO FAZER?
ELE ESTA FALANDO EM NOSSO MEIO HOJE. OPERA SINAIS HOJE. VOCÊ TEM ENTENDIDO OS SINAIS?
NOSSA VIDA SEM CRISTO É UMA ETERNA MISÉRIA: ESCRAVOS DO PECADO, ESCRAVOS DE SATANAS, DESTINADOS A CONDENAÇÃO, PRESOS, ENGANADOS
Related Media
See more
Related Sermons
See more