Guerra de Adoração Mt 4
Notes
Transcript
Guerra de Adoração Mt 4
ITs 5.21 julgai todas as coisas, retende o que é bom;
22 abstende-vos de toda forma de mal.
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
Precisamos estabelecer alguns parâmentos que serão utilizados como base para o nosso ensino.
1.1 Deus e que define como ser adorado
A Palavra de Deus estabelece a maneira como Deus quer ser Cultuado. A bíblia regulamenta o culto, na sua forma e no seu conteúdo. Qualquer culto elaborado por conta própria e que não esteja de acordo com as normas de Deus, e falso e inaceitável a Deus.
Êxodo 20 1-6
1 Não terás outro Deus
2 Não faras para ti imagens de escultura
3 Não tomaras o nome de Deus em Vão (insignificante, oco, banal, frívolo)
4 Lembra do Dia do sábado para santificar
Sábado – Domingo
· Tipo pascoa semanal- ressureição semanal
· Homem e animais descansava
· Recolher manar Ex16.26
· Acender fogo Ex 35.3
· Juntar lenha para ascender fogo Nm 15.36
· Sacerdote não cessava seu trabalho
· Vida em perigo podia ser resgatado Mt12.5,11
· Macabeus tornou proibido a autodefesa
deuses internos e externo
Para todos nos há certas coisas as quais damos grande atenção ao ponto de transforma-las em ídolos. Existem ídolos da mente, e não apenas de madeira, de pedra ou de metal. Ídolos comuns incluem possessões, dinheiro, sexo, fama, posição social e poder.
Quando Israel resolveu por conta própria cultuar a Deus. o profeta Jeremias protesta
Jeremiah 7:31 Edificaram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem a seus filhos e a suas filhas; o que nunca ordenei, nem me passou pela mente.
Leviticus 18:21
21 Nenhum pai deverá entregar o filho ou a filha para servir o deus Moloque. Isso seria profanar o santo nome de Deus, o SENHOR.
Levíticos 20.1 O SENHOR Deus mandou Moisés 2 dizer ao povo de Israel o seguinte:
— Se um israelita ou um estrangeiro que vive no meio do povo de Israel separar um dos seus filhos para servir o deus Moloque, ele deverá ser morto a pedradas pelo povo. 3 Eu ficarei contra esse homem e o expulsarei do meio do povo. Por haver dado um dos seus filhos para o serviço de Moloque, ele tornou impura a Tenda Sagrada, o lugar onde moro, e profanou o meu santo nome. 4 E, se o povo não reclamar contra o que esse homem fez e não o matar, 5 eu mesmo ficarei contra ele e contra a sua família. Eu o expulsarei do meio do povo, junto com todos os que seguirem o exemplo dele e adorarem o deus Moloque.
1.2 O culto a Deus é totalmente diferente do culto pagão
A adoração de deuses pagãos
Dt 12.29 Moisés continuou dizendo:
— O SENHOR, nosso Deus, acabará com os povos da terra que vocês vão invadir e que vai ser de vocês. 30 Portanto, quando estiverem morando lá, não imitem aquela gente. Não sigam a religião deles, nem adorem os seus deuses, pois isso seria um pecado mortal. 31 Não adorem o SENHOR, nosso Deus, do jeito que aqueles povos adoram os seus deuses, pois ele odeia e detesta tudo o que esses povos fazem nas suas reuniões religiosas. Eles até chegam a oferecer a esses deuses os filhos e as filhas para serem queimados em sacrifício no altar.32 — Obedeçam a todas as leis que eu estou dando a vocês, sem acrescentar nem tirar nada.
O culto a Deus e
Único -- Sem outro da sua espécie ou qualidade
· Inédito -- De teor novo, original; que nunca foi visto antes: espetáculo inédito
· Inigualável -- Que não pode ser igualado; sem outro igual ou semelhante; incomparável: o valor da sua contribuição tornou o projeto inigualável.
· Exclusivo
Temos que ter o cuidado de não imitar o mundo com suas modas.
1.3 A adoração a Deus envolve a vida do Adorador
O conceito de adoração na bíblia envolve a vida do adorador e não apenas o momento do Culto.
A vida é culto é o culto e a vida.
Dt10.12 Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?
Jesus combateu a adoração hipócrita.
Mt5.23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.
Mt 15.8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Matthew 7:21
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Is 1.10 Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? -- diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. 12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. 14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. 15 Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. 17 Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.
Am 5.21 Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. 22 E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. 23 Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. 24 Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene. 25 Apresentastes-me, vós, sacrifícios e ofertas de manjares no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? 26 Sim, levastes Sicute, vosso rei, Quium, vossa imagem, e o vosso deus-estrela, que fizestes para vós mesmos. 27 Por isso, vos desterrarei para além de Damasco, diz o SENHOR, cujo nome é Deus dos Exércitos.
1.4 A adoração a Deus é centrada em Cristo
O culto a Deus e uma revelação progressiva de si mesmo e culmina na pessoa de Jesus Cristo.
Jo 4.23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Ao estudar a cerca do culto, precisamos considerar as diferenças entre o culto do antigo testamento e do novo testamento. Isto é O Culto antes de cristo e depois de Cristo.
· Jesus é o sacrifício final e definitivo contra o pecado
· Cumprindo e encerrando todos os sacrifícios de animais do antigo testamento (HB 10. 1-18)
· Ele é o mediador da Nova Aliança, o novo e vivo caminho a presença de Deus. (Hb 10.19-22)
1.5 A Biblia estabelece princípios da adoração e não um ritual de culto
a nossa motivação não é a defesa de um estilo de culto
“culto tradicional ou culto contemporâneo “
Mas a exposição do ensino bíblico acerca dos princípios do culto a Deus
· A bíblia não estabelece estilo de culto
· E nenhuma liturgia fixa para o culto cristão
1 Corinthians 10:31
31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
1 Corinthians 14:26
A necessidade de ordem no culto
26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.
Devemos ter cuidado com as tradições humanas que se infiltram no modo que devemos cultuar a Deus.
Mt 15 lavar as mãos
Jo 4. 19-24
1.6 A adoração reflete a vida espiritual
Eu entendo que O crescimento espiritual da igreja e a sua influencia espiritual fundamenta-se na sua pratica de adoração.
Antes de pensarmos de fazer qualquer coisa na igreja , precisamos restaurar o altar da adoração em nossas
· vidas pessoais
· no nosso lar
· na nossa igreja
“Adorar a Deus não é uma opção, é uma obrigação; não e um luxo , é e uma necessidade.”
Warren. W. Wiersbe
Adorar a Deus e glorifica-lo e a única coisa que a igreja pode fazer e que nehuma outra assembleia pode fazer.
2. Guerra da Adoração
· Cultuar a Deus do meu Jeito
· Ou da maneira que Ele deseja e merece
· E a tentação de substituir a adoração que agrada a Deus
· Por aquela que me agrada
1 Peter 2:5
5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
HB 12.28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; 29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.
A guerra e também
· Pela preservação do amor e da lealdade exclusiva a Deus
Mt 4.8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto".
· O diabo está disposto a tudo para roubar a afeição exclusiva e a adoração única a Deus.
· 1 Kings 18:39
39 O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!
· Matthew 6:24
Os dois senhores
24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
Julgamento divino para com aqueles que perverteram a adoração divina.
Rm 1.22-
Um principio espiritual e ensinado aqui
· A perversão do culto produz a perversão do adorador
· Ler salmos 115 1-8
Nunca se celebrou tantos cultos a Deus, como se celebra hoje contudo, nunca viveu um momento de decadência moral como vive hoje.
Sl 42.1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?