Untitled Sermon

evangelhos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
4 Evangelhos, 4 Perspectivas
22 de novembro de 2018
Rebecca Van Noord
Unidos na intenção, mas únicos na perspectiva, cada escritor do Evangelho apresenta uma imagem diferente da vida e obra de Jesus. Aqui está como os quatro evangelistas anunciam as boas novas de Jesus e chamam as pessoas a crer nEle.
Quem é Jesus?
Mateus apresenta Jesus como o herdeiro de Davi e o cumprimento das promessas de Deus a Abraão (1: 1–17). Ele é o verdadeiro rei e o novo Moisés. Ele veio para cumprir a Lei e os Profetas e inaugurar o reino de Deus.
Marcos mostra Jesus como o Filho de Deus, vem com autoridade para ensinar, curar e expulsar demônios. Ele também é o Filho do Homem, a verdadeira representação do que significa ser humano. A rejeição e o sofrimento de Jesus são crus e pronunciados em Marcos.
4gospels.png
Lucas apresenta Jesus como o profeta que veio a sofrer por Seu povo (7:16; 13:33). Ele é curandeiro e amigo de coletores de impostos. Ele veio para salvar os perdidos e os párias. Ele é o servo de Isaías, que traz consolo aos sofredores e oprimidos.
Para João, Jesus é a Palavra feita carne - Deus presente desde o início dos tempos. Ele é o Filho de Deus e quem revela o Pai. Jesus faz afirmações ousadas sobre si mesmo que exigem fé ousada de seus ouvintes.
Como os escritores do evangelho contam suas histórias?
Mateus intercala cinco blocos principais dos ensinamentos de Jesus ao longo de sua narrativa, enfatizando que Jesus é o verdadeiro professor da Torá.
Marque intencionalmente grupos de eventos e ensinamentos de acordo com o tema. Ele imprensou esses eventos para que eles dessem significado um ao outro. Por exemplo, ele coloca o comissionamento dos Doze por Jesus próximo à morte de João Batista, enfatizando o custo do discipulado (6: 7–30).
Lucas enfatiza o ministério de Jesus aos excluídos. Sua narrativa de viagem - a jornada de Jesus a Jerusalém - é freqüentemente chamada de “Evangelho para os marginalizados” (9: 51-19: 27). Jesus conta parábolas como o Filho Pródigo e o Bom Samaritano, enquanto viaja para cumprir Seu papel messiânico.
Os milagres ou "sinais" de Jesus, muitos dos quais não são registrados nos outros evangelhos, aparecem com destaque na narrativa de João e chamam a atenção para Sua identidade como o Filho de Deus (1: 19-12: 50).
Que técnicas literárias cada escritor usa?
Mateus baseia-se nas passagens do Antigo Testamento para mostrar como a vida de Jesus cumpriu profecias antigas (por exemplo, Mateus 1: 22-23 e Isa 7:14; Mateus 2:15 e Os 11: 1). Ele também começa com uma genealogia para enfatizar que Jesus é o herdeiro de Davi e o cumprimento das promessas de Deus a Abraão (1: 1–17).
Marcos confia no motivo do sigilo para criar suspense e destacar a missão de Jesus. Numerosas vezes Jesus ordena demônios, as pessoas que Ele cura e até Seus discípulos para se manterem quietos sobre Sua identidade.
Lucas tem o maior vocabulário e usa o bom grego literário. Seu prefácio estendido é modelado a partir de prólogos de histórias gregas helenísticas e literatura greco-romana e mostra grande habilidade artística (1: 1–4).
A prosa simples de João está repleta de simbolismo e profundo significado teológico. Jesus é a Palavra (1: 1), o Pão da Vida (6:35), a Luz do Mundo (8:12) e o Bom Pastor (10:11). John também possui uma ironia dramática. Natanael pergunta: “Alguma coisa boa pode sair de Nazaré?” (1:46).
Quais são os temas de cada evangelho?
O Reino; o cumprimento da Lei e dos Profetas (5:17)
O reino de Deus, que chegou, mas ainda não se manifestou totalmente (1:15; 4: 30–32; 14:25)
O reino de Deus ou o reino dos céus; condenação da riqueza usada inadequadamente (16: 1–31; 19: 8)
Crença em Jesus para a vida eterna (5: 21–25)
Por que os escritores do evangelho contam suas histórias?
Mateus apresenta Jesus como o cumprimento da expectativa de Israel de um rei messiânico vindouro (por exemplo, 1: 22–23; 2: 5–6; 3: 3).
Marcos proclama que Jesus é o Filho de Deus e que o reino de Deus está aqui: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrepender-se e crer no evangelho ”(1:15).
Lucas escreve: “Também me pareceu bom, depois de ter acompanhado todas as coisas há algum tempo, escrever um relato ordenado para você, excelente Teófilo, para que você tenha certeza das coisas que lhe foram ensinadas” (1: 3 –4)
João diz: “Mas estes foram escritos para que você possa acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que, acreditando, terá vida em seu nome” (20:31).
Ao ler atentamente cada Evangelho, considere como os eventos individuais se encaixam em cada narrativa do Evangelho. Ao comparar eventos nos Evangelhos, considere como cada narrativa destaca preocupações diferentes sobre a vida e o ministério de Jesus
As citações das escrituras são da Versão Padrão Inglesa (ESV).
Artigo cortesia da Bible Study Magazine publicada pela Faithlife Corporation. Publicado originalmente em papel, vol. 6 No. 4
Recursos utilizados:
Edward Adams, Vidas Paralelas de Jesus: Um Guia para os Quatro Evangelhos (Louisville, KY: Westminster John Knox Press, 2011).
Nicholas Perrin, “Os Evangelhos Sinópticos”, Bíblia de Estudo da Vida na Fé (Bellingham, WA: Lexham Press, 2012). FaithlifeBible.com
Marca
Related Media
See more
Related Sermons
See more