A notícia de esperança

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 36 views

Sermão sobre a ressureição de Cristo, a expectativa pré-notícia, a notícia e o sentimento pós-notícia.

Notes
Transcript

Leitura Bíblica: Marcos 16.1-8

Marcos 16.1–8 RA
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse. E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém.

Introdução

O texto que lemos, faz parte do Evangelho de Marcos, escrito para não-judeus. Possuía o objetivo de que todas as pessoas cressem em Jesus Cristo em todos os lugares, entendendo que este é o Rei, Salvador e Senhor. Gostaria que você se situasse na história: Jesus Cristo acabara de morrer, especificamente na sexta-feira, os discípulos, mulheres, homens que não concordaram com a morte de Jesus, estavam aflitos, sem vida, desmotivados e sem entender porque o Cristo havia de padecer naquelas condições e passam o final do dia e de sábado, perplexos.
Elas haviam ido comprar aromas, mas não conseguiram por falta de tempo na sexta, pois, Jesus havia sido crucificado naquele dia. Era importante para elas ungirem o corpo de Jesus. Não apenas para preservar o corpo, mas para mostrar que eram devotas e o amavam. Devido ao guardar o sabbath, elas ficaram esperando, que o por do sol chegasse para que elas pudessem no domingo bem cedo, ir até Jesus e realizar o processo nele. Comparando com os outros Evangelhos, encontramos algumas diferenças entre a passagem base para nossa mensagem. Quanto a quem lhes respondeu, e, quem fora ver o túmulo. Todavia, iremos entender a palavra de Deus nessa noite, a partir do Evangelho de Marcos. Ver aquilo que há de mais sublime, para o conhecimento do jovem, nesse culto preparado por Jovens, para adultos, idosos e toda a igreja para um Deus grandioso e soberano. O fato que estamos e iremos falar, é o que torna nosso pranto em alegria.
Ilustração: Quantas vezes você ja não criou uma expectativa de algo que iria fazer, possuindo uma informação sobre algo que já aconteceu? Imagine que você perdeu seu pai, você sabe, você sofre, não sabe o que fazer, aliás seu pai é o seu héroi. Ele se foi, você pensa: - Amanhã cedo vou até o túmulo do meu pai e vou jogar algumas flores, embora eu tenha que aceitar o que aconteceu. Quero deixar claro que eu o amava. Mas... quando você chega até o túmulo, o corpo de seu pai não está mais lá.

Ponto I. Expectativa pré - notícia (1-4 v)

A expectativa das mulheres se encontrava na passagem que lemos, se esperava encontrar uma pedra grande para remover do túmulo sem ainda saber como a poderiam tirá-la. Estavam desejosas de aplicar o óleo de embalsamento em Jesus Cristo, se considerarmos que, em clima quente, a decomposição é rápida, era necessário que o processo fosse feito rapidamente. Há um fato que elas poderiam não ter entendido para que estivessem ali, ele se encontra em Marcos 14.3-9
Leiamos Marcos 14. 3-9!
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 14

3 Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. 4 Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? 5 Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. 6 Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. 7 Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. 8 Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura. 9 Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.

Maria Madalena anteriormente fez o que pode, o seu melhor, sacrificialmente, só para agradar Jesus, realizou no tempo certo e para pessoa certa com vista a Eternidade. Ela derramou um perfume dos mais caros da época, valia equivalente a 300 denários, um valor que algúem demoraria um bom tempo para conseguir, um ano todo de trabalho possívelmente. Mais que isso, os discípulos se indignaram, murmuraram contra ela, a molestaram, molestar nos nossos tempos são algo muito grave e eles estavam cometendo isso contra Maria. Jesus disse que os pobres nos quais eles queriam ajudar, sempre estariam ali, todavia, Jesus nem sempre estaria ali para ser ungido com aquele perfume. Maria ali adiantou todo o processo de embalsamamento que ele teria de passar após a morte, fez no tempo certo. Não era mais necessário que aquelas mulheres com Maria Madalena que ali se faz presente mais uma vez fizesssem o processo em Jesus, Maria Madalena já havia feito no tempo certo. As mulheres nesse texto possuem um grande papel, já que os discípulos, com exceção de João, foram embora. Estavam ausente ao testemunhar a morte do seu Salvador, não se sentiam bem de visitar o corpo de Jesus, nem ver expectativa que eles possuíam do Messias falhar meus irmãos. Aquelas mulheres fizeram a diferença. Isso ensina ao Jovem como deve viver, ao adulto como ele necessita proceder e ao idoso a terminar bem. Devemos dar o melhor ao nosso Deus e nunca abandoná-lo.
Mas voltando ao texto de Marcos 16, uma informação sobre os túmulos é que eles eram bem diferentes do que o são hoje, eles eram perfurações nas rochas com lugares para os corpos, espécies de prateleiras. As mulheres esperavam encontrar uma pedra grande para remover, e, tinham em mente que ela exigia esforço para tirarem do lugar. Contudo, quando elas chegaram, a pedra havia sido removida, o túmulo estava aberto. O sentimento de espanto, começara nelas, naquele instante!

Ponto II. A grande notícia (5-6 v)

Foi quando, encontraram um anjo no túmulo, com uma grande notícia: “Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou.” O anjo primeiro adverte para que elas não se assustem. A notícia, meus irmãos é que aquele que elas procuravam, ressuscitara. Jesus Cristo, o filho de Deus não estava mais morto. Essa é uma notícia impar na vida da Igreja de Cristo. O corpo do Jesus que estava no túmulo, não estava mais lá. Elas viram ele morrer, eles levando-o para o buraco, a caverna. No sábado, os judeus não iam remover a pedra e nem mesmo os romanos iriam perder o tempo deles, removendo alguém dali. Os romanos desejavam mesmo que ele tivesse morrido mesmo, parte dos judeus também, alguns podiam até ter se alegrado com a morte do Messias. Grande parte dos judeus não acreditaram que o homem que morrerá era o Salvador.
Aquelas mulheres, o amavam, o conheciam, desejavam o embalsamar, mostrar que eram devotas a ele, todavia, não o encontram. Penso que elas estavam com uma incógnita em suas mentes. No lugar dela, eu diria não estou entendendo bem. Eu o vi vivo, morrendo, o olhei morto e ele ser colocado no túmulo, onde está o meu Senhor? Ele realmente ressuscitará? Contudo, ele ressuscitou e vive eternamente meus irmãos.
Há uma questão muito pertinente nessa notícia que ouvimos. O fato de Jesus ter morrido não deve ser tratado como mais uma morte que ouvimos a respeito, ele deve ser tratado com a morte que venceu a morte após essa notícia. É interessante meus irmãos que Jesus não era apenas um homem, ele não era somente humano, não era somente mais um ser-humano, vindo de uma família pobre, ele é Deus. Um dos detalhes que mais me marcam é de Jesus se separar de Deus pai naquele momento da morte de cruz, Jesus grita um som que ecoa até hoje, perguntando ao Pai porque havia o desamparado. Jesus sabia de seu propósito, sabia de sua morte e se sujeitou a vontade de seu pai, porém, ele sofreu, ele se separou de Deus pai por nós. Meus irmãos, Jesus Cristo venceu a morte, ele ressuscitou, está vivo pelos séculos dos séculos. Veremos qual o sentimento e a reação das mulheres após a grande notícia!

Ponto III. Sentimento pós-notícia (7-8 v)

O anjo continua sua fala, dizendo para as mulheres espalharem aos discípulos e o apóstolo Pedro, que Jesus apareceria para eles na Galileia. As mulheres saíram quase que fugindo, assustadas com tudo que acabaram de ver. Foram até ali com a expectativa de verem Jesus Cristo morto e então embalsamarem seu corpo, se preocuparam com a pedra e o óleo, todavia, nem o corpo, nem a pedra foram encontrados naquele lugar. O sentimento que se instaurou no coração das mulheres testemunhas, era de estranhamento, medo, espanto e incerteza.
Posso me colocar no lugar daquelas mulheres, você também o pode: O que você faria a partir daquela notícia? Se tivesse naqueles dias, naquelas condições, naquele mundo antigo, será que você ficaria simplesmente feliz e aceitaria de primeira a notícia que ouviu? Para nós meus irmãos, é muito fácil entendermos a situação, a ressurreição de Cristo Jesus, pois, temos a palavra de Deus em nossas mãos, ela não a possuíam, aquelas mulheres não sabiam o que viria depois, não sabiam se era verdade o que o anjo havia falado. Estavam com medo do que ouviram e duvidosas da notícia do anjo, mas a história não acaba por aí, Jesus visita Maria Madalena no versículo posterior ao texto que lemos.
Irei fazer a leitura de Marcos 16.9-11.
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 16

9 Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. 10 E, partindo ela, foi anunciá-lo àqueles que, tendo sido companheiros de Jesus, se achavam tristes e choravam.

11 Estes, ouvindo que ele vivia e que fora visto por ela, não acreditaram.

Jesus Cristo aparece à Maria, que passara a acreditar e lançar fora todo o medo. Nisso, Maria Madalena espalha que Jeus havia ressuscitado, espalha à aqueles que tinha sido companheiros de Jesus, porém, com sua morte se viam em prantos. Ainda assim não foi possível que eles acreditassem na notícia contada. Jesus continuara visitar, aparece depois para dois discípulos que também não acreditam, mas resolve a situação quando estavam todos à mesa. Terminando o capítulo com sua ordença “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura...”
Romanos 8.37–39 RA
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Estamos fundamentados numa esperança viva. A expectativa que devemos ter em Deus é que Ele cumprirá a sua vontade, Ele fez além do que nossos olhos podem ver. Demonstrou isso na Cruz. Poderá nos demonstrar ao vencermos em fé, o Coronavírus, as ausências dos cultos físicos, apoiando toda a nossa alegria na Cruz.

Conclusão

Como é a letra de uma música que gosto muito, de Luiz de Carvalho:
“Deixou o esplendor de sua glória Sabendo o destino aqui Estava só e ferido no gólgota Para dar sua vida por mim
Se isto não for amor O oceano secou Não há estrelas no céu As andorinhas não voam mais Se isto não for amor O céu não é real Tudo perde o valor Se isto não for amor”
Jesus deixou sua glória, foi ferido, se isso não for amor meus irmãos, tudo perde o valor. Jesus Cristo morreu em uma Cruz, viveu seu destino. No texto que lemos, vimos que Jesus havia frustrado a expectativa das mulheres, o anjo conta a grande notícia e o sentimento inicial é de Espanto, mas, Jesus Cristo aparece aos seus discípulos e revela que realmente ressuscitara. Motivo de louvor, glória e adoração.
Deus nos abençoe e nos sustente meus irmãos!
Related Media
See more
Related Sermons
See more