O LAR CRISTÃO
SERMÕES EM EÉSIOS • Sermon • Submitted
0 ratings
· 52 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A História do juiz sério que foi visto em um churrasco se comportando de forma diferente.
Paulo entra em um ambiente mais intimo, e vai mostrar que os princípios que norteam nossa vida lá fora, também devem ser vistos dentro do lar, de forma mais específica, ele vai mostrar como o marido e a mulher devem exercer a submissão cristã dentro do lar (v.21).
Uma mensagem importante e ao mesmo tempo confrontadora.
A MULHER NO CASAMENTO: COMO DEVE SER A SUA SUBMISSÃO? (v.22-24)
Os movimentos e suas ideologias estão moldando a cabeça das pessoas.
O feminismo atual tem construído o pensamento de muitas mulheres e apresentado o homem como o inimigo a ser batido. O casamento como uma instituição opressora, patriarcal.
Este tipo de pensamento tem entrado dentro de algumas igrejas, e textos como esse passaram a ser rejeitados.
COMO ENTENDER O QUE PAULO ESTÁ DIZENDO?
PRIMEIRO LUGAR: O QUE É SUBMISSÃO?
Não se trata de inferioridade (queda, salvação e o contexto)
Uma submissão como ao Senhor. Não tem como você agradar ao Senhor se você não cumpre seus deveres dentro do matrimônio.
No entanto precisamos estar cientes de que Deus deu funções diferentes ao homem e a mulher (v.23). Mulheres que querem ser cabeças e homens bananas;
Esta autoridade/função, foi dada ao homem:
Não significa inferioridade (1COR 11: 3)
Não é contextual, mas criacional (1COR 11: 8-9)
5. OLHANDO PARA A SUBMISSÃO DA IGREJA A CRISTO
Ela é voluntária, não é por obrigação.
Ela reconhece a autoridade do Senhor.
Ela acontece em resposta de gratidão e amor ao cuidado, o zelo, a bondade e amor do Senhor (1JO 4: 19)
Esta é a submissão que se espera da mulher cristã ao seu marido.
Isto não significa que ela não deva aconselhá-lo, ajudá-lo, pois diferente de Cristo, o seu marido não é perfeito.
A EXTENSÃO DA SUBMISSÃO: Em tudo. Paulo está pressupondo um marido cristão, a mulher não deve submissão se o marido propõe a ela que peque contra o Senhor.
A submissão é ao marido.
Tendo falado com a mulher, Paulo passa a falar com o homem.
OS DEVERES DO HOMEM (v.25-30)
Normalmente as pessoas olham para esse texto como sendo um peso muito grande sobre a mulher, e nada sobre o homem. Alguns acham que a autoridade que o homem recebeu é para agir como um carrasco.
Isso é um engano e acontece por alguns motivos:
As pessoas não prestam atenção na extensão dos deveres
As pessoas não fazem ideia do amor que está sendo cobrado do homem
As pessoas não enxergam que o padrão exigido do homem é maior (CRISTO)
SE O AMOR EXIGIDO É AQUELE QUE FOI DEMONSTRADO POR CRISTO ENTÃO DEVEMOS OLHAR PARA COMO ELE O DEMONSTROU
UM AMOR SACRIFICIAL (v.25): Se a mulher é chamada para se submeter ao marido, este é chamado para se sacrificar por ela, ao ponto de dar a própria vida. (nós somos chamados para estar na linha de frente de toda batalha que se levanta em nossas vidas, somos chamados para receber a flecha e a bala no lugar de nossas esposas) violência doméstica
UM AMOR SANTIFICADOR (v. 26-27): Cristo tem santificado a igreja para apresentá-la gloriosa e sem mácula. Os maridos receberam da parte do Senhor a responsabilidade espiritual sobre suas esposas (ensinando, orando com elas e por elas).
Esta responsabilidade também diz respeito ao comportamento da esposa, e também na vulnerabilidade sexual (ambas as partes).
UM AMOR QUE CUIDA E ALIMENTA (v.28-30): Cristo tem cuidado, protegido e suprido todas as necessidades de sua igreja, da mesma forma os homens são chamados para cuidar de suas esposas em todos os sentidos (fisicamente, emocionalmente, espiritualmente), suprir as suas necessidades.
Ao cuidar de sua esposa desta forma você estará cuidando de si mesmo, ambos se tornaram uma só carne, assim como a igreja está unida a Cristo (v.30).
UM AMOR ATÉ O FIM (JO 13: 1): A Igreja tem seus defeitos, muitas vezes nós falhamos, mas Cristo, o Noivo, nunca deixou de amar sua noiva. O amor que somos chamados a exercer para com nossas esposas é um amor que não cessará enquanto estivermos vivos.
Hoje quantos não são aqueles que se separam por dizerem que o amor se foi? Olha ela tem muitos defeitos, ela não me agrada mais? Nós somos chamados a imitar o amor de Cristo e não o “amor” deste mundo caído.
ESTE É O AMOR EXIGIDO DE NÓS HOMENS
Espero que você não olhe mais para o texto como algo que exige apenas da mulher. Espero que você não olhe mais para o texto como dando ao homem uma autoridade que lhe facilita a vida, uma autoridade apenas para mandar, mandar e mandar.
Espero que você não busque justificar seus erros se escorando em outras pessoas (DAVI, ABRAÃO, ETC.), a injustiça deles não te torna justo.
Espero que você entenda que Deus te chama para se desgastar por sua família e em especial por sua Esposa. (UM PASTOR CERTA VEZ DISSE A RESPEITO DOS HOMENS QUE RECLAMAM DE CANSAÇO)
Espero que você entenda que esse desgaste, quando visto biblicamente, dará a você grande alegria e prazer, pois você estará cumprindo aquilo para o qual o Senhor te chamou, e estará imitando (com suas imperfeições), o amor do Senhor para com sua Noiva. Você ainda, muito provavelmente, vai receber de volta boas respostas por parte da pessoa a quem você tem amado desta forma. Este é um desgaste prazeroso, meus irmãos!
AOS HOMENS E AS MULHERES (v.31)
Em sua sabedoria, Deus fez do casamento uma relação monossomática (2 se tornam 1), e ele a organizou de uma forma interdependente, as partes e suas responsabilidades se completam. Se as partes, ou uma delas não cumpre seus deveres, então certamente o casamento não andará bem.
Não podemos achar que manteremos um bom relacionamento com Deus sem estarmos bem em nosso casamento (1PE 3: 7)
Não olhem para seus casamentos com os olhos do mundo (se tem dinheiro ta tudo bem), mas olhem para seus casamentos e o construa de acordo com o modelo dado pelo Senhor que criou o casamento, ninguém melhor do que ele para te ensinar o que é um bom casamento.
PARA CONCLUIR (v.32-33)
O casamento foi escolhido por DEUS para ilustrar o mistério do relacionamento de seu Filho com a Igreja.
Que em nossos casamentos haja amor (bíblico), que busquemos fazer feliz o nosso conjuge, e que também haja respeito, pois está é a vontade de DEUS para nós.
Certamente não somos capazes por nós mesmos de manter um casamento perfeito, mas a graça de Deus, por meio de Cristo, o noivo perfeito, pode nos capacitar a manter um casamento bíblico e feliz (NELE O CONTEXTO DE INIMIZADE ENTRE CONJUGES)
APROVEITE HOJE
esperando o grande dia o grande casamento entre o Senhor Jesus e sua Noiva
