Sacerdócio do Lar

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Introdução
O Sacerdote foi instituído por Deus para representar o povo em suas questões religiosas (espirituais). Através desses homens que toda instrução divina era passada ao povo, e ofereciam sacrifícios espirituais intercedendo a Deus em favor do povo.
O termo sacerdote utilizado no Antigo testamento כֹּהֵן (kōhēn), era atribuído tanto para o sacerdote do Deus Altíssimo quanto a outras divindades. Nesse caso é importante refletir sobre qual Deus estamos servindo dentro do nosso contexto.
Primeira aparição do Termo (492 vezes em toda a bíblia) (Gn 14.18–19) 18 Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra;
O ofício do sacerdote (Êx 29.28). 28 Isto será a obrigação perpétua (constante) dos filhos de Israel, devida a Arão e seus filhos, por ser a porção do sacerdote, oferecida, da parte dos filhos de Israel, dos sacrifícios pacíficos; é a sua oferta ao Senhor.
Os Levitas não receberam terra. Não que eles não precisassem, mas essa graça era atribuída a Deus enquanto eles cuidavam das coisas de Deus. (Js 13.33) 33 Porém à tribo de Levi Moisés não deu herança; o Senhor, Deus de Israel, é a sua herança, como já lhes tinha dito.
Sacerdócio dos Crentes no Novo testamente – Uma promessa no Antigo Testamento: (Ex.19.6) vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
O sacerdócio do crente acontece quanto somos separados como povo de Deus em Cristo Jesus. Através de jesus é atribuído o sacerdócio, não como oficialato, mas como ministério eclesiástico. Como igreja. Ap 5:10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus; e assim reinarão sobre a terra”.
Então o sacerdote era aquele que cuidava dos ofícios divinos, zelando para que os seus orientados entendessem a vontade de Deus e aplicassem em suas vidas. Pra isso era necessária uma formulação interior para que o seu povo pudesse transformar o seu mundo exterior. Então era necessário, uma qualificação para serviço. Uma atuação no serviço e uma extensão do serviço.
A. A QUALIFICAÇÃO DO SACERDOCIO DA VIDA DE JÓ. V 1
a. Jó tinha uma origem V.1
i. Ele era da terra de UR dos Caldeus;
ii. Era conhecido não só pela sua posição, mas também pelo sua origem.
b. Jó não era da linhagem dos crentes dos Judeus, mas ele era crente.
i. Seu nome significa odiado – Talvez odiado por satanás de que ficou sabendo da sua história.
ii. Não era da linhagem dos Judeus era crente- Jó 19.25 - Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra
c. Jó era real e existiu – (não seria um sentido figurado) - v1
i. Ez 14.14 - ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus
ii. Tg 5.11 - Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
d. Jó foi um homem aprovado por Deus - v1
i. Integro, reto, temente a Deus, e se desvia do mal.
ii. Muitas vezes buscamos o reconhecimento deste mundo através de pessoas que estão em nosso contexto, mas qual seria o testemunho de Deus a seu respeito?
e. Jó era um homem muito ocupado V 2.3
i. Sete filhos e três filhas
ii. Sete mil ovelhas, três mil camelos e quinhentas juntas de bois (1000 bois)
iii. Era também muito numeroso o pessoal a seu serviço
iv. Ele era o maior de TODOS do Oriente.
f. Havia comunhão na sua família – V 4
i. Havia harmonia em seu lar
ii. Havia alegria em seu lar
iii. A religiosidade não separava as irmãs. Elas faziam parte da Família.
B. A ATUAÇÃO DO SACERDÓCIO DE JÓ V-5
a. Zelava pela Salvação dos Filhos
i. Cultuava com seus filhos após a alegria das festas
ii. Se preocupava com seus filhos – Levando de madrugada e oferecendo sacrifícios a Deus. Ele representava o seu povo diante de Deus
iii. Não era um pai ausente, sempre estava com sua família e celebrava com eles mesmo sendo uma pessoa ocupada ele sempre arrumava tempo para louvar a Deus com suas ofertas.
iv. E tem mais; Ele fazia isso constantemente. Perseverante e Paciente como Tiago o identificou.
C. A EXTENÇÃO DO SACERDÓCIO DE JÓ – Contexto interno para o externo
a. Devemos conhecer as pessoas que vivem conosco
i. Mulher: Até que ponto a sua fé suporta estar diante de um homem de Deus; do sacerdote do lar? Jó 2:9 - Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
ii. As vezes é preciso coragem do homem de Deus também para dizer - Jó 2:10
Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
iii. Amigos: Até que ponto você entende o que acontece com o Homem de Deus e o sacerdote do Lar? Você tem acusado sem saber os propósitos de Deus ou tem orado para que Deus restaure o ministério sacerdotal do Lar?
b. Sacerdote do Lar, em Cristo transforme a sua família para que sua família transforme uma sociedade
i. Ensine seus filhos no caminho que eles devem andar;
ii. Ensine sua mulher a ser edificadora e auxiliadora do seu lar
iii. Ensine seus amigos mais próximos que o maior Louvor deve ser dado a Deus por tudo o que ele É e não pelo conforto que ele te dá.
iv. Coloque sua vida e de sua família como sacrifício, VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS.
D. CONCLUSÃO
O principal motivo de não trabalharmos para Deus, não é o fato de não termos conhecimento para o serviço, e sim o de não deixar Deus trabalhar em Nós. Só conseguiremos trabalhar para Deus quando formos transformados por Ele. Como um vaso na Mão do Oleiro.
Nosso dever como Sacerdote do Deus Altíssimo é de ser uma pessoa:
A. qualificada para o serviço
B. que atua constantemente
C. E que estende seus princípios a toda a sociedade.
Que o bom Deus tenha misericórdia de mim e da minha família – Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more