AMOR FRATERNO

1tes  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 2

17 Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente. 18 Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho. 19 Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? 20 Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!

1 e 2 Tessalonicenses, Colossenses e Filemon 2.17–20

17 Ora, nós, irmãos, tendo sido arrancados de vocês por pouco tempo – longe da vista, porém não do coração –, esforçamo-nos com a máxima diligência para ver o seu rosto com intensa saudade; 18 porque desejávamos ir até vocês, eu mesmo, Paulo, uma e mais vezes, Satanás, porém, nos impediu. 19 Pois quem é a nossa esperança ou alegria ou coroa de glória – ou não são também vocês – na presença de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? 20 Indubitavelmente, são vocês a nossa glória e [nossa] alegria.

Paulo estava privado da presença desses irmãos; Paulo sofria por estar longe destes irmãos; seu afastamento lhe causou tristeza,
Paulo havia sido obrigado a sair,
eles eram IRMÃOS DE PAULO; HAVIA VERDADEIRO SENTIMENTO FRATERNO ENTRE ELES;
Paulo vai dizer aqui: “orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração
o cristianismo nos une num laço superior ao laço de sangue; o laço de sangue é rompido pela morte, este laço pelo sangue de Cristo nos une por toda eternidade;
fazemos parte da família de Deus, eu juntamente com todos verdadeiros cristãos somos integrantes desta família celestial;
amor fraternal dos cristãos
SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS, LOGO SOMOS IRMÃOS UNS DOS OUTROS
COMO ISSO ACONTECE?
João 1.12–13 RA
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Gálatas 4.4–7 RA
4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. 6 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7 De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.
POR CAUSA DA NOSSA FÉ NA OBRA DE CRISTO, SOMOS ADOTADOS COMO FILHOS DE DEUS
Efésios 2.19–22 RA
19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
PENSE NOS PRIVILÉGIOS DE SER FILHO, HERDEIRO DE DEUS
1João 3.1–2 RA
1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
SOMOS A FAMILIA DE CRISTO
Marcos 3.33–35 RA
33 Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? 34 E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. 35 Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
DEUS ENVIOU O ESPIRITO QUE TESTIFICA COM NOSSO ESPÍRITO QUE SOMOS FILHOS DE DEUS.
TODOS QUE CREEM EM CRISTO FORMAM UMA FAMÍLIA, ESTÃO LIGADOS NUM LAÇO PODEROSO MAIS FORTE QUE LAÇOS DE SANGUE HUMANO, LAÇO DE SANGUE DE CRISTO.
Romanos 12.5 RA
5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
ESTAMOS VERDADEIRAMENTE UNIDOS PELO SANGUE DE JESUS, não por nome de ministérios, não por lideres que nos afeiçoamos, não características de governo de igreja....
1Coríntios 3.4–11 RA
4 Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? 5 Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. 6 Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. 7 De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8 Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. 9 Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
uns se achando melhores que os outros;
se achando mais sabios, se achando mais espirituais;
divididos por causa de pontos doutrinais......se ensobebercendo a favor de lideres
a igreja nãoganha com isso
onde esta nosso amor uns pelos outros.....devemos amar todos cristãos, todo aquele que recebeu Jesus como Senhor esta unido a nos
verdadeiramente unidos
17 Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente.
Romanos 12.4–5 RA
4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
o que atinge um irmão, atinge o corpo de Cristo, logo também sou atingido.....
1Coríntios 12.26 RA
26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
17 Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente.
verdadeiros cristãso tem desejo de estar juntos, prazer na comunhão, prazer em relacionar-se .
se dedicam, se esforçam, lutam contra adversidades e dificuldades PARA PODEREM ESTAR JUNTOS.
ISTO É CRISTIANISMO SADIO....A NOSSA COMUNHÃO NOS TORNA FORTES.
POR ISSO A BIBLIA DIZ:
Hebreus 10.25 RA
25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
Gálatas 3.26–28 RA
26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; 27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. 28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
SE NÃO TEMOS VONTADE DE ESTAR JUNTO COM OUTROS IRMÃOS TEMOS PROBLEMA SÉRIO:
OU NÃO SOMOS CRISTÃOS
OU SOMOS CRISTÃOS DOENTES
O ESPIRITO SANTO TRABALHA PARA UNIR A IGREJA, DEUS TRABALHA PARA UNIR A IGREJA...
SATANÁS TRABALHA PARA SEPARAR.
CRIA OBSTÁCULOS PARA NOS AFASTAR.
18 Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho.
No entanto, Satanás impedia que os missionários levassem a bom termo o seu regresso a Tessalônica. Exatamente como Satanás fez isso? Porventura influenciando as mentes dos cidadãos influentes de Tessalônica, de modo que levassem Jasom a perder sua fiança (At 17.9) caso os missionários voltassem? Ou trazendo de outra parte uma quantidade suficiente de dificuldades de modo que nem Paulo sozinho, nem todos os três tivessem como regressar? Realmente não sabemos
UM entendimento que se diz bíblico, fruto de maturidade que te leva a pensar que não precisa estar junto de outros irmãos é de origem maligna, não vem do Espírito...
devemos desejar estar juntos, LUTAR, NOS ESFORÇAR, VENCER OBSTÁCULOS....
ESTAR TRISTES QUANDO NÃO CONSEGUIMOS, ENTENDER A PERDA, O PREJUÍZO CAUSADO PELA DISTANCIA.
PAULO TINHA VERDADEIRA ALEGRIA NA COMUNHÃO COM AQUELES IRMÃOS:
19 Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? 20 Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!
1 e 2 Tessalonicenses, Colossenses e Filemon 2.17–20

Nessa Vinda do Senhor Jesus Cristo (sobre isso, veja a exposição completa em 1.1), com o propósito de abençoar seu povo com sua presença permanente, os missionários verão a mais elevada realização de sua esperança, e experimentarão suprema alegria quando ali contemplarem os frutos de seus esforços missionários, ali em pé, com regozijo, ações de graças e louvor, à destra de Cristo. Para esses missionários, isso constituirá a coroa de glória, o almejado louro do vencedor.

Isaías 52.7 RA
7 Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
Romanos 10.12–15 RA
12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
Mateus 25.23 RA
23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mateus 16.15–20 RA
15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? 16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. 18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. 20 Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo.
PRAZER DA COMUNHÃO
PRAZER DE ESTAR COM PESSOAS QUE AMAM A CRISTO;
AMAM O CÉU, AMAM O QUE É SANTO, AMAM A PALAVRA, AMAM OS LOUVORES
ESTAR NO MEIO DESTES IRMÃOS É RESPIRAR O AR CELESTE, NESTA TERRA CHEIA DE TORMENTOS E PECADOS.....ESTAR JUNTOS NOS DÁ FORÇA E CORAGEM PARA AVANÇAR
POR ISSO SATANÁS SE OPÕE......A CARNE SE OPÕE......
IRMÃOS ( um irmão, quer nascido dos mesmos pais ou apenas do mesmo pai ou da mesma mãe
2) tendo o mesmo antepassado nacional, pertencendo ao mesmo povo ou compatriota
3) qualquer companheiro ou homem
4) um fiel companheiro, unido ao outro pelo vínculo da afeição
6) irmãos em Cristo
6a) seus irmãos pelo sangue
6d) Cristãos, como aqueles que são elevados para o mesmo lugar celestial
Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.)
onde nasce?
sua força
sua importancia
realidade para todo cristão
o que enfraquece nosso amor fraternal
divisões
força malgina
Related Media
See more
Related Sermons
See more