PB - Dia dos Namorados 2020
Sermon • Submitted
0 ratings
· 29 viewsNotes
Transcript
PB - Conselhos aos Casais (Dia dos Namorados 2020)
PB - Conselhos aos Casais (Dia dos Namorados 2020)
Todo ano chegamos a essa data festiva e animada para os casais e de certo modo depressiva aos solteiros....em que muitos presentes são comprados mais do que amor é uma data comercial em que os empresários sem dúvidas sentem-se mais felizes do que os casais.
Ainda assim seja empresário, empregado, casado, namorado ou solteiro esta é uma oportunidade para refletir a respeito do que esperamos em nosso par ideal. Afinal a cada ano aumenta o romance e o comércio cada vez mais se prepara para essa grande comemoração, apesar disso a taxa de divórcios aumenta.
Por isso gostaria de propor aqui alguns conselhos para escolhermos ou sermos melhores parceiros e termos um relacionamento melhor e mais duradouro considerando 5 princípios da escritura:
Uma “casa dividida” não se sustenta
Uma “casa dividida” não se sustenta
Nova Versão Internacional 12.22 A Acusação contra Jesus
25 Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.
Ainda que em um contexto que não se refere diretamente a família ou relacionamentos Jesus usa de uma verdade universal para construir o seu argumento. Nenhuma casa dividida pode se sustentar no longo prazo. Ainda que no início de um relacionamento as divergências possam ser toleradas pelo prazer ou beleza, no decorrer do tempo se estas divergências tomam caminhos opostos ela não se sustenta.
Com isso não defendemos que exista um relacionamento perfeito, mas o casal precisa caminha na mesma direção ainda que tenha opiniões diferentes.
Relacionamento deve prioritariamente ser cristão, a única exceção é a conversão de um dos cônjuges após o casamento.
Relacionamento deve prioritariamente ser cristão, a única exceção é a conversão de um dos cônjuges após o casamento.
Nova Versão Internacional 7.1 Acerca do Casamento
39 A mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver. Mas, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem quiser, contanto que ele pertença ao Senhor.
Aqueles que estão buscando um relacionamento, namorando, noivos e ainda não casaram devem levar essa orientação de Paulo muito a sério! Namoro é preparo direto para o casamento, a união mais profunda e íntima do ser humano. Após uma argumentação a respeito do casamento e divórcio, ele considera o principal critério para o casamento após a morte do cônjuge.
A fé em Cristo não é um acessório ou um diferencial, vocês salvo em Cristo Jesus deve se relacionar apenas com outro cristão, isso é fundamental, essencial e uma condição necessária para que esse relacionamento vá a diante.
Não existe namoro missionário! Missões e evangelismo devemos praticar em quase todas as areas de nossas vidas, mas nunca no relacionamento.
Se o cônjuge descrente aceita conviver com o crente, devemos orar e testemunhar
Se o cônjuge descrente aceita conviver com o crente, devemos orar e testemunhar
Nova Versão Internacional 7.1 Acerca do Casamento
16 Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?
Olhando o item anterior os casados com um descrente poderiam imaginar que seu relacionamento não tem futuro, mas Paulo também lida com essa questão. Ele afirma que aqueles que se converteram após o casamento, se houver tranquilidade de uma boa convivência, que eles continuem juntos.
Afinal o marido santifica a esposa e vice versa de modo que os filhos também pertencem a Deus ainda que nessa condição e não temos como saber se a oração e o testemunho do dia a dia hão de salvar o cônjuge.
Portanto o desafio para aqueles que se encontram nessa situação é amar de coração o seu cônjuge orar por eles e testemunhar a transformação que vem com a experiência de fé na esperança de a graça de Deus alcançar e transformar o coração perdido.
Casamento é um Reflexo da Trindade
Casamento é um Reflexo da Trindade
Nova Versão Internacional 2.4 A Origem da Humanidade
24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Percebemos com as considerações feitas até aqui que o casamento é de um valor cristão inestimável que deve seguir na mesma direção, com cristãos ou na esperança da conversão. Mas, afinal, por que damos tanto valor a um relacionamento natural do ser humano?
Para nós alcançados por Cristo é evidente que o casamento não é apenas uma união física e emocional, ela é sobretudo espiritual e faz parte de “ser a imagem e semelhança” de Deus. O homem solteiro ele reflete a pessoa de Deus em quase todos os aspectos possíveis de Deus ser refletido na ciração, mas a profunda união da relação sexual reservada ao casamento reflete o atributo de Deus, que em minha opinião, é o mais complexo e dificil de compreendermos.
Creio que a união de um homem e uma mulher, dois seres distintos, com igual valor e papel diferente refletem a união profunda e perfeita da trindade em que três pessoas distintas, iguais em valor e diferentes em papel são e co existem em três pessoas. A trindade três pessoas são um ser e no casamento duas pessoas são um ser.
Por isso temo o relacionamento sexual e o casamento em tão alta estima, pois reflete o próprio Deus e é a união mais física, emocional e espiritual mais profunda que o ser humano pode experimentar.
O item mais importante para qualquer relacionamento em qualquer tempo é a comunicação
O item mais importante para qualquer relacionamento em qualquer tempo é a comunicação
Considerando o valor dessa relação tão profunda e desafiadora podemos a título de conclusão nessa data tão especial deixar um último conselho prático. Comunique-se e conheça o seu par e aproveite essa data tão especial para isso.
Se ainda não casou não se esqueça que está conhecendo alguém para refletir a Deus pelo resto de sua vida ou da vida dessa pessoa, portanto invista mais tempo conversando do que beijando. Falar sobre expectativas, futuro, família, frustração, fé, sonhos, desafios, carreira é fundamental para um relacionamento saudável no futuro.
Se é casado não perca o contato e não permita que nada atrapalhe o bom relacionamento e a comunicação aberta e franca com seu cônjuge. Os filhos, amigos, colegas de trabalho e diversos objetivos tem o seu lugar em sua vida, mas o seu cônjuge é aquele que junto com você refletem o próprio Deus avalie sua rotina e prioridades.
Que Deus abençoe seu relacionamento presente ou esperado nessa data tão especial e possa refletir e corrigir rotas se necessário e FELIZ DIA DOS NAMORADOS.