Você não é um cristão simplesmente porque diz ser um!
Notes
Transcript
Por que esta pergunta é importante?
Por que esta pergunta é importante?
então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Porque é muito fácil nos enganarmos sobre nós mesmos a respeito de vários assuntos. Alguns têm pouco ou nenhum valor, outros são realmente importantes, mas nenhum tem a importância deste.
Porque o Senhor Jesus dividiu o mundo em dois grupos de pessoas: os que o seguem (cristãos) e os que não (não cristãos). Cada um desses grupos anda por caminhos e para destinos radicalmente diferentes.
Porque ser ou não um cristão tem implicações eternas. Nosso destino eterno está envolvido nisso. Onde passaremos a eternidade, no céu ou no inferno, está condicionado a sermos ou não cristãos.
Porque é necessário que cada um de nós reflitamos sobre como estamos vivendo, se podemos encontrar em nossas vidas marcas de um verdadeiro cristianismo, que são as evidências que podem nos dar segurança de que realmente estamos seguindo a Cristo e fazendo a vontade de Deus.
Porque a igreja através da comunhão dos irmãos e do discipulado mútuo deve advertir seus membros quando a:
Uma falsa confissão;
Encorajá-los a uma vida autêntica;
Equipá-los para servirem a Deus a ao próximo.
Espero que estes estudos nos façam crentes mais sinceros diante de Cristo e cristão mais maduros no mundo.
Você não é um cristão simplesmente porque diz ser um!
Você não é um cristão simplesmente porque diz ser um!
Deus conhece os seus
Deus conhece os seus
Para Deus não há confusão quanto aos que o pertencem. A Bíblia nos diz que Jesus quem realmente é e quem não é cristão.
Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,
A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.
Alface no dente: o problema da auto-percepção equivocada
Alface no dente: o problema da auto-percepção equivocada
O problema é que nós não nos enxergamos direito por causa de nossa autoconsciência limitada. Todos nós, pelo menos em algum nível, somos cegos sobre nós mesmos.
Há coisas sobre nós que outras pessoas enxergam melhor que nós mesmos. É o que acontece, por exemplo, quando temos alface nos dentes.
Há um conflito entre nossa auto-percepção e a realidade.
Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
A única opinião que importa
A única opinião que importa
Jesus nos ensina um lição importante em Mateus 25.31-46.
Jesus é o Juiz.
Ele separa as ovelhas (cristãos) dos cabritos (não cristãos).
Ambos, porém, acreditam ser cristãos - o joio sempre pensa que é trigo - ou esperam ser aprovados por Jesus.
Os cabritos foram vítimas do auto-engano, mesmo que a realidade dissesse o contrário.
Jesus é juiz! Portanto, a única opinião que importa é a Deles. Sua opinião sobre si mesmo não terá valor no dia que o Filho do Homem vier em sua majestade. A não ser que Jesus declare que você é uma de suas ovelhas você estará perdido para sempre.
É possível que você acredite sinceramente que é um cristão e não ser de verdade, mas no final, é a avaliação de Deus que conta. Segundo Jesus, não os que dizem, mas os que fazem a vontade do Pai que realmente são cristãos (Mt 7.21-23).
Evite surpresas desagradáveis
Evite surpresas desagradáveis
Seria possível você, na realidade, não ser verdadeiramente um cristão?
A boa notícia
A boa notícia
Jesus veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados. Seu desejo sincero é que sejamos salvos, caso contrário Ele não teria vindo ao mundo e morrido na cruz.
Jesus deixou diretrizes claras para seguirmos.
Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Examine-se
Examine-se
Pode ser incomodo ter que pensar sobre nós mesmos, mas é um exercício proveitoso. A auto-avaliação nos dá a oportunidade de conhecermos a nós mesmos, de identificarmos virtudes e vícios e de implementarmos mudanças significativas. Ignorância e negacionismo não produz qualquer bem.
Quando falamos do bem-estar de nossa alma, precisamos ser ainda mais diligentes. Por isso a Bíblia sempre nos orienta a nos examinarmos auxiliados pelas Escrituras e pelo Espírito Santo.
Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.