Três aspectos do louvor

Sermon  •  Submitted   •  Presented   •  38:48
0 ratings
· 230 views
Files
Notes
Transcript
Salmo 95.1–2 NAA
1 Venham, cantemos ao Senhor com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. 2 Saiamos ao seu encontro com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos.
O louvor começa com um movimento
Venham, cantemos ao Senhor com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação.” (Sl 95.1)
É uma ação que nos faz se mexer, sair da estático, avançar.

1. Reconhecimento

É um fundamento da vida cristã.
Algumas dentre muitas passagens bíblicas sobre reconhecimento
Lucas 17.11–19 NAA
11 De caminho para Jerusalém, Jesus passava pelo meio de Samaria e da Galileia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e gritaram: — Jesus, Mestre, tenha compaixão de nós! 14 Ao vê-los, Jesus disse: — Vão e apresentem-se aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15 Um dos dez, vendo que estava curado, voltou dando glória a Deus em alta voz 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe. E este era samaritano. 17 Então Jesus perguntou: — Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18 Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro? 19 E lhe disse: — Levante-se e vá; a sua fé salvou você.
O reconhecimento neste homem que era leproso produz fé.
Romanos 12.1 NAA
1 Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês.
Se a gratidão faz com que demos a glórias a Deus, a ingratidão faz com que nossos corações não estejam na presença de Deus:
Romanos 1.21–25 NAA
21 Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu. 22 Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos 23 e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao ser humano corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis. 24 Por isso, Deus os entregou à impureza, pelos desejos do coração deles, para desonrarem o seu corpo entre si. 25 Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito para sempre. Amém!
Salmos 18; 136; 139 reconhecimento por quem somos
2Co 1.3-5
2Coríntios 1.3–5 NAA
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! 4 É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação. 5 Porque, assim como transbordam sobre nós os sofrimentos de Cristo, assim também por meio de Cristo transborda o nosso consolo.
Tudo o que Paulo viu é cercado de gratidão: Filipenses 4.11-13
Filipenses 4.11–13 NAA
11 Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Sei o que é passar necessidade e sei também o que é ter em abundância; aprendi o segredo de toda e qualquer circunstância, tanto de estar alimentado como de ter fome, tanto de ter em abundância como de passar necessidade. 13 Tudo posso naquele que me fortalece.
O reconhecimento é um obrigado pela/por:
vida
sua saúde
quem eu sou
mercadoria
trabalho
minha família
meu país
outros
Reconhecimento também é um obrigado:
concreto
prático
Agradecimentos a longo prazo
pela submissão
agradecimento diário
agradecimento com base na vida recebida como presente
Salmo 95.3–5 NAA
3 Porque o Senhor é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses. 4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. 5 Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes.

2. Elogio/Bendizer

Textos para elogios:
Jó 1:21 - Apesar de todas as provações, Jó mantém uma atitude de louvor.
Jó 1.21 NAA
21 E disse: — Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!
Salmo 103.1 - Davi que descreve Deus.
Salmo 103.1 NAA
1 Bendiga, minha alma, o Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
Salmo 97; 47; 105.1-10
1Crônicas 29.10-20 - Davi elogiou Deus perante todo o povo
1Crônicas 29.10–20 NAA
10 Davi louvou o Senhor diante de toda a congregação e disse: — Bendito és tu, Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade. 11 Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade, porque teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. 12 Riquezas e glória vêm de ti. Tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder. Contigo está o engrandecer e dar força a todos. 13 Agora, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome. 14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e nós só damos o que vem das tuas mãos. 15 Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais. Os nossos dias sobre a terra são como a sombra, e não temos permanência. 16 Senhor, nosso Deus, toda esta abundância que preparamos para edificar um templo ao teu santo nome vem da tua mão e é toda tua. 17 Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações e que te agradas da sinceridade. Eu também, na sinceridade de meu coração, dei voluntariamente todas estas coisas, e acabo de ver com alegria que o teu povo aqui reunido te faz ofertas voluntariamente. 18 Senhor, Deus de nossos pais Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre no coração do teu povo estas disposições e pensamentos; firma o coração deles em ti. 19 E ao meu filho Salomão dá coração íntegro para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos, fazendo tudo para edificar este palácio para o qual fiz todos estes preparativos. 20 Então Davi disse a toda a congregação: — Agora, louvem o Senhor, seu Deus. Então toda a congregação louvou o Senhor, Deus de seus pais. Todos inclinaram a cabeça, adoraram o Senhor e se prostraram diante do rei.
Louvor é:
Declarar quem é Deus
Proclamando suas qualidades
Glorificar o Senhor
Diga coisas boas de Deus
Testemunhar os nomes/qualidades (Deus tem mais de 250 nomes)
Celebre sua pessoa
Em todas as circunstâncias

Louvado seja Deus, não as coisas ou as situações:

Salmo 150.6 NAA
6 Todo ser que respira louve o Senhor. Aleluia!
As montanhas,
as arvores
Os anjos
Salmo 95.6–7 NAA
6 Venham, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. 7 Ele é o nosso Deus, e nós somos povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirem a sua voz,
Um convite para ir mais longe.
O movimento é mais longo.
O centro é adoração, é o objetivo a ser alcançado

3. Adoração

(o centro do alvo)

Adoração é:

Estar pronto para obedecer
Escolher depender de Deus
Um ato mais que palavras
Compromisso total
Um tempo de amor a Deus
Parar diante de Deus
Curvar-se
Consagre-se (disponibilize-se a Deus)
Calar-se e ouvir
Reconhecer nosso lugar (Ovelhas)
Humilhe-se diante de Deus
A proximidade e a intimidade com o Pai leva tempo
O tempo de intimidade com Deus: aproxime-se do trono de Deus

Textos para adoração:

João 4. 21-24 Deus procura para serem seus adoradores: Os que o adoraram em espírito e em verdade.
João 4.21–24 NAA
21 Jesus respondeu: — Mulher, acredite no que digo: vem a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém vocês adorarão o Pai. 22 Vocês adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Gênesis 22 - Abrão e o temor a Deus provado no sacrifício
Gênesis 22 NAA
1 Depois dessas coisas, Deus pôs Abraão à prova e lhe disse: — Abraão! Este lhe respondeu: — Eis-me aqui! 2 Deus continuou: — Pegue o seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá à terra de Moriá. Ali, ofereça-o em holocausto, sobre um dos montes, que eu lhe mostrar. 3 Na manhã seguinte, Abraão levantou-se de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, levou consigo dois dos seus servos e Isaque, seu filho. Rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. 4 No terceiro dia, Abraão ergueu os olhos e viu o lugar de longe. 5 Então disse aos servos: — Esperem aqui com o jumento. Eu e o rapaz iremos até lá e, depois de termos adorado, voltaremos para junto de vocês. 6 Abraão pegou a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho. Ele, por sua vez, levava nas mãos o fogo e a faca. Assim, os dois caminhavam juntos. 7 Isaque rompeu o silêncio e disse a Abraão, seu pai: — Meu pai! Abraão respondeu: — Eis-me aqui, meu filho! Isaque perguntou: — Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 Abraão respondeu: — Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois seguiam juntos. 9 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado. Ali Abraão edificou um altar, arrumou a lenha sobre ele, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha. 10 E, estendendo a mão, pegou a faca para sacrificar o seu filho. 11 Mas do céu o Anjo do Senhor o chamou: — Abraão! Abraão! Ele respondeu: — Eis-me aqui! 12 Então lhe disse: — Não estenda a mão sobre o menino e não faça nada a ele, pois agora sei que você teme a Deus, porque não me negou o seu filho, o seu único filho. 13 Abraão ergueu os olhos e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Abraão pegou o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. 14 E Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor Proverá”. Daí dizer-se até o dia de hoje: “No monte do Senhor se proverá.” 15 Então do céu pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou Abraão 16 e disse: — Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, juro por mim mesmo, diz o Senhor, 17 que certamente o abençoarei e multiplicarei a sua descendência como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar. Sua descendência tomará posse das cidades dos seus inimigos. 18 Na sua descendência serão benditas todas as nações da terra, porque você obedeceu à minha voz. 19 Então Abraão voltou para onde estavam os seus servos, e, juntos, foram para Berseba, onde fixou residência. 20 Passadas essas coisas, foram dizer a Abraão que Milca também tinha dado à luz filhos a Naor, irmão de Abraão: 21 Uz, o primogênito, Buz, seu irmão, Quemuel, pai de Arã, 22 Quésede, Hazo, Pildas, Jidlafe e Betuel. 23 Betuel gerou Rebeca. Milca deu esses oito filhos a Naor, irmão de Abraão. 24 A concubina de Naor, cujo nome era Reumá, lhe deu também à luz filhos: Teba, Gaã, Taás e Maaca.
João 14.15-21 Louvor/Amor/Obediência - Deus se manifesta
João 14.15–21 NAA
15 — Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos. 16 E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: 17 é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês. 18 — Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês. 19 Mais um pouco e o mundo não me verá mais; vocês, no entanto, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. 20 Naquele dia vocês saberão que eu estou em meu Pai, que vocês estão em mim e que eu estou em vocês. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
1João 4.7-21 Conhecer/Permanecer = Confiança
1João 4.7–21 NAA
7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus nos amou de tal maneira, nós também devemos amar uns aos outros. 12 Nunca ninguém viu Deus. Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado. 13 Nisto conhecemos que permanecemos nele e que ele permanece em nós: pelo fato de nos ter dado do seu Espírito. 14 E nós temos visto e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele permanece em Deus. 16 E nós conhecemos o amor e cremos neste amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele. 17 Nisto o amor é aperfeiçoado em nós, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, assim como ele é, também nós somos neste mundo. 18 No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado no amor. 19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.
João 15.5-17 Amar é um gesto de obediência
João 15.5–17 NAA
5 — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 7 Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito. 8 Nisto é glorificado o meu Pai: que vocês deem muito fruto; e assim se tornarão meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, também eu amei vocês; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. 11 Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a minha alegria seja completa. 12 — O meu mandamento é este: que vocês amem uns aos outros, assim como eu os amei. 13 Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos. 14 Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno. 15 Já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho chamado vocês de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes dei a conhecer. 16 Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para que vão e deem fruto, e o fruto de vocês permaneça, a fim de que tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes conceda. 17 O que eu lhes ordeno é isto: que vocês amem uns aos outros.
Mateus 22.35-38
Mateus 22.35–38 NAA
35 E um deles, intérprete da Lei, querendo pôr Jesus à prova, perguntou-lhe: 36 — Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? 37 Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” 38 Este é o grande e primeiro mandamento.
Adoração é expressar nosso amor a Deus.

O que acontece depois? Tudo para após o culto/louvor?

Isaías 6.1-8 A visão, reconhecimento,
Isaías 6.1–8 NAA
1 No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2 Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” 4 Os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e o templo se encheu de fumaça. 5 Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! 6 Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma pinça. 7 Com a brasa tocou a minha boca e disse: — Eis que esta brasa tocou os seus lábios. A sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado. 8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: — A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: — Eis-me aqui, envia-me a mim.

Adoração cria um encontro:

Um face a face com Deus
Nosso pecado é trazido à luz
A graça de Deus é necessária
Eu posso ouvir Deus, seu coração, seus desejos
Eu posso responder a Deus
Para entrar em intercessão e ação
Related Media
See more
Related Sermons
See more