Exposição de Salmo 23 - Aprender a descansar no Senhor

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2,874 views

Aprendendo a descansar no Pastor

Notes
Transcript
Handout

Texto chave:

Salmo 23 RA
Salmo de Davi 1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. 5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.

Introdução:

Certamente você já deve ter ouvido várias mensagens sobre o salmo 23, e deve saber de cor.
Mas será que realmente sabemos o que estamos lendo?
• Você tem que crer que é amado.
• Às vezes, as circunstâncias de nossa vida tenta nos trazer uma mensagem diferente sobre quem é o nosso Deus.
Deus não prova o amor Dele para conosco pelas circunstâncias de nossas vidas, Deus prova o amor dele pelo fato de Jesus Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores, inimigos Dele.
Romanos 5.8 RA
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5.10 RA
10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
Veja, se Deus deu o máximo quando você ainda era inimigo de Deus, o que vai faltar para você agora que se tornou filho de Deus?
O salmo 23 fala disso. Mas não basta o salmo falar, você também tem que falar, e mais que falar, tem que crer no que está escrito.
A fé é exercitada pelo falar. Fé é falar e crer aquilo que meus olhos ainda não estão vendo. Fé é quando as coisas ao meu redor estão me mostrando a derrota, mas mesmo assim eu declaro a vitória, porque entre o que meus olhos veem, e aquilo que Deus fala através da bíblia, eu fico com o que a bíblia diz...
Hoje iremos abordar o salmo 23 num sermão expositivo narrativo, ou seja, iremos percorrer frase por frase deste salmo, a fim de identificar seu real significado, e o que podemos aprender com ele.

1. O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ...

Muitas pessoas, principalmente hoje em dia, ao ler o verso primeiro deste salmo pensa somente em coisas materiais. É muito comum a teologia da prosperidade usar esse salmo a fim de arrecadar dos fiéis.
Mas esse verso fala muito mais do que coisas materiais.
A primeira imagem do salmo é a de um pastor. Aliás, de todas as comparações que Deus usa para se revelar na bíblia, a mais usada é a de um pastor.
Deus tem verdadeiro apreço por se comparar à um pastor de ovelhas e sabe porque? Você sabe qual é o trabalho do pastor de um rebanho de ovelhas?
1. O pastor supre as necessidades. Provê alimentação, abrigo; supre as necessidades básicas da ovelha.
2. O pastor protege. Ele defende contra inimigos e perigos.
3. O pastor guia. Ele mostra o caminho quando a ovelha está confusa, sem saber pra onde ir.
4. O pastor corrige. Qualquer dificuldade ou problema que aparece, ele corrige.
Mas quando essa palavra e atribuída a Deus, todas essas funções atingem perfeição absoluta.

1.1. Eu preciso saber quem é o PASTOR do Salmo 23

A primeira palavra do Salmo 23 é um nome próprio – Yahweh – O Senhor!
Yahweh significa – Eu sou! Esse e o nome pelo qual Deus se relaciona com a raça humana.
YAHWEH em português significa: - Eu sou o Senhor, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos. Cumpro a minha promessa a milhares de gerações e perdôo o mal e o pecado.
Frequentemente o nome do Senhor - Yahweh vem acompanhado por uma promessa:
YAHWEH SHALOM – O SENHOR É PAZ. Isso significa que se sua alma está angustiada, o medo e o pavor assolam a sua mente, você precisa confiar naquele que diz – a minha paz eu dou a vocês Yahweh Shalom.
YAHWEH TSIDKENU – O SENHOR É JUSTIÇA. Você foi roubado, injustiçado, perseguido, caluniaram com o seu nome, fizeram divida com o seu cartão de crédito, você se sente absolutamente desamparado. Ainda há esperança porque Deus é o Senhor da Justiça.
YAHWEH JIREH – O SENHOR PROVERÁ. Ele sabe tudo com eterna antecedência, planeja perfeitamente, providencia na hora certa.
1.2. Jehovah Rohi, O Senhor é meu pastor (Sl23.1).
Esse nome aponta para um relacionamento de intenso amor e graça de Deus em direção aos seus eleitos. Desde toda a eternidade o Filho aceitou fazer a obra de redenção substitutivamente em favor de seu povo eleito, o que significa que a plenitude do amor e da condescendência e graça de Deus são perceptíveis claramente por meio deste grandioso nome. Jo 10.14-18.
Quando pensamos um pouco a respeito do Salmo 23, vemos o salmista Davi mostrando claramente o seu interesse e proximidade para com seu povo. O Senhor é pastor de seu povo, e este povo que é pastoreado pelo Senhor, nunca sentirá falta de nada.
Ainda que esteja vivendo dificuldades e passando momentos de intensa crise e opressões, jamais devem pensar que estão sozinhos, pois na verdade tem consigo um pastor sublime e poderoso, capaz de sustentar e amparar ainda que seja em meio às sombras da morte e no abismo de trevas e ansiedades.
Aqueles que têm no Senhor, o Deus de Israel, o pastor de sua vida, por maiores que sejam as lutas e os problemas, ainda assim, serão guardados poderosamente pelo poder de Deus.
Ter Cristo como pastor é sentir-se seguro, amparado, protegido e suprido em qualquer necessidade que venha aparecer. Jesus é abundantemente qualificado para ser o nosso pastor. Ele é Onisciente, Onipresente, Onipotente, Ele nos conhece intimamente, é poderoso e assim por diante, Cristo sendo o nosso pastor, fiquemos tranqüilo, pois nunca nos guiará por caminhos obscuros e sombrios, ao contrário, nos tirará deles.
Sendo assim você pode declarar isso na sua vida. O Senhor é meu pastor e nada me faltará.
Não me faltará o que?
• Não me faltará unção...
• Não me faltará alegria...
• Não me faltará alimento...
• Não me faltará paz...
• Não me faltará provisão...
• Não me faltará saúde...
• Mas havendo doença, não me faltará cura...
• Havendo luta, não me faltará força...
• Havendo dificuldades, não me faltará sabedoria...
Mas tudo isso tem que ser dito.
A fé é exercitada pelo falar. Fé é falar e crer aquilo que meus olhos ainda não estão vendo. Fé é quando as coisas ao meu redor estão me mostrando a derrota, mas mesmo assim eu declaro a vitória, porque entre o que meus olhos veem, e aquilo que Deus fala através da bíblia, eu fico com o que a bíblia diz...

2. ELE ME FAZ REPOUSAR EM PASTOS VERDEJANTES...

Veja que interessante. O Pastor nos leva à pastos verdejantes. Mas note uma coisa, a ovelha não esta comendo a relva verde. O texto não diz “E nos faz comer pastos verdejantes”. O texto diz que nos “faz repousar em pastos verdejantes”.
Aqui temos um princípio chave para quem quer ser bem sucedido, é algo que passa despercebido pela maioria das pessoas ao ler este salmo.
• É que Deus primeiro nos faz descansar. Ovelhas só se alimentam quando estão descasando, em repouso.
As coisas de Deus são recebidas no descanso. O descanso da ovelha significa confiança no Pastor.
Ovelhas que não descansam, é porque não confiam no trabalho do Pastor.

2.1. Vejamos o salmo 91:

• Interessante notar que os dois salmos mais conhecidos da bíblia contem o mesmo princípio, as coisas só acontecem na vida da ovelha quando ela está em estado de descanso.
Salmo 91.1–7 RA
1 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. 3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. 4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. 5 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, 6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7 Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.
Veja, todas essas coisas boas que acontecem na vida do salmista só acontece porque ele esta descansando na presença do Senhor.

2.2. O princípio chave é descansar no Senhor.

• Quando é que você é alimentado pelo Senhor?
• Qual é o sinal de que você entendeu o evangelho?
Vejamos
Romanos 5.1 RA
1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
A paz é o sinal de que você compreendeu o evangelho.
E quem entende e encontra paz, consegue descasar no Senhor. Se após ouvir a mensagem você sente paz, é sinal que o evangelho explodiu no seu coração.

2.3. As ovelhas estão atormentadas

Mas hoje em dia é ao contrario que acontece. As ovelhas estão todas atormentadas, preocupadas, ansiosas.
• Deve ter algo errado comigo...
• Deve ter uma brecha...
• Eu não estou fazendo as coisas certas...
• Deus vai me castigar...
• Aquele pastor me jogou uma praga...
• Deve ser porque não entreguei o dizimo...
Tem pastor que o lazer deles é atormentar os crentes nos cultos. Só pregam condenação, maldição, escravidão. Os fieis entram bem e saem totalmente atormentados, com medo, deprimidos.
• Mas o nosso Pastor é aquele que nos leva para repousar em pastos verdejantes.
• A ovelha só consegue comer quando esta descansando.
O sinal do crescimento da ovelha é paz. Porque a ovelha só se alimenta quando esta em paz. Tem ovelha que até tenta se alimentar, mas esta tão atormentada que não consegue encontrar paz, então o alimento não traz o crescimento necessário.
É preciso encontrar paz. É preciso descansar nos pastos verdejantes que Seu Pastor lhe levou.
Continuemos...

3. LEVA-ME PARA JUNTO DAS ÀGUAS DE DESCANSO...

Outras vez o descanso. Na primeira parte do versículo, o descaso se dá nos pastos verdejantes, agora o descanso é junto ás aguas tranquilas. Veja o princípio chave se confirmando. A paz.
Em outra versão está: “me leva para aguas tranquilas”.
Não é água parada, cheia de patogênicos, são aguas correntes, mas tranquilas.
• O rio do Espirito que corre dentro de você tem de ser de águas tranquilas.
Se tiver turbulento, não foi Deus quem te levou. Se as águas estão agitadas, não foi Deus quem te levou aí.
Em colossenses 3:15 diz:
(Cl 3:15) Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
A paz de Jesus Cristo é quem decide o que devemos fazer.
• Não é o contrário, ou seja, preciso ter paz para fazer isso ou aquilo.
• Explicar.
• Se as águas ficaram turbulentas, pare. Se as águas ficaram tumultuosas, pare.
O rio dentro de você esta tumultuado, ou está tranquilo?
Lembre-se, o rio que o Pastor te leva é para águas tranquilas.

4. REFRIGERA MINHA ALMA...

Na versão NVI, está escrito, “Restaura-me a alma”. É porque verbo aqui usado é POLEL e significa também, restaurar.
A palavra alma pode ser substituída por vida.
Então temos o seguinte: “Restaura minha vida”
Veja que se você ler de carreirinha, que até uma criança consegue compreender, nós vemos que quando você descansa em pastos verdejantes, quando você é levado à águas de descanso, sua vida é restaurada.
Tem muito crente precisando de ter sua vida restaurada, mas como ainda não compreendeu esse princípio chave do descanso no Senhor, ainda vive atormentado, infeliz, com uma vida miserável.
A restauração da vida do crente só vem quando ele compreende quem é o seu Pastor, e precisa confiar Nele.

5. GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA POR AMOR DE SEU NOME...

5.1. Diferença entre justiça no V.T. e N.T.

Aqui muitos acabam compreendendo errado. Na bíblia nos temos dois tipos de justiça. No Velho Testamento quando você encontra a palavra justiça, provavelmente se refere à justiça própria, justiça dos homens, se referindo àquilo que o homem deve fazer para alcançar a justificação pelas suas obras.
• Então no Velho Testamento, a leitura desse salmo, era saber se o que eu estou fazendo está certo ou errado, será que isso é justo ou injusto. Andar nas veredas da justiça, seria andar pelas minhas obras.
Mas nós não estamos mais no Velho Testamento. E no novo testamento foi-nos apresentado um novo Pastor, Jesus Cristo. Agora nosso Pastor é Jesus Cristo. E temos que ler e compreender o salmo 23 sob essa nova vertente, usado Jesus Cristo como chave interpretativa do Velho Testamento.
Sendo assim, no Novo Testamento, a justiça é um dom de Deus que recebemos pela fé.
(Rm 3:24) sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
(Rm 5:1) Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
Justiça no Novo Testamento, então, não é algo que nos fazemos, mas é algo que Jesus Cristo já fez por nós. Não tem nada haver com aquilo que você faz perante Deus, mas se refere àquilo que Cristo fez na cruz do calvário.
Assim, interpretando esse versículo pela chave interpretativa de Jesus Cristo e do Novo Testamento, devemos ler da seguinte forma: “Guia-me pelos caminhos de Jesus Cristo, pela fé, por amor do Teu Nome”.
• Andar pelas veredas da justiça hoje, é andar declarando e confiado naquilo que Jesus Cristo fez na cruz do calvário.
Não devemos mais pensar que podemos fazer algo que agrada a Deus, ou que pode fazer Deus olhar para nós. Devemos andar apenas afiançados na obra do calvário.
E afiançados na obra do calvário, devemos ter paz com Deus, e saber que se andarmos nas veredas da justiça, Deus olha para nós, assim como olha para Jesus Cristo.
Em 1 João 4:17 diz:
(1Jo 4:17) Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.
5.2. Entendendo as veredas da justiça em Israel
Outra coisa interessante no texto.
A palavra vereda significa trieiro, trilha. Diferentemente do que pensamos, não é um lugar amplo, aberto, largo. É um trieiro.
• Explicar as veredas nos campos de Israel.
6. AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMEREI MAL NENHUM, POR QUE TÚ ESTAS COMIGO...
Aqui podemos extrair algo muito interessante. Nos três primeiros versículos encontramos Deus levando a ovelha, vejamos:
• Ele me faz repousar...
• Ele me leva para pastos verdejantes...
• Ele me para junto das águas tranquilas...
• Ele te leva para veredas da justiça...
NOTA GRAMATICAL: ELE é pronome pessoal do casto reto. O pronome pessoal do caso retro serve para substituir o sujeito da frase. Mesmo que o ELE não esteja explicito em todas as frases, o sujeito é oculto ou elíptico, se depreende pela desinência do verbo.
Ate aqui foi Deus (Pastor) quem TE LEVOU. Ele te leva para repousar; pastos verdejantes; águas tranquilas. Mas Ele não te leva para o vale da sombra da morte.
Para o vale da sombra da morte EU VOU com minhas pernas.
6.1. Ainda que...
Ainda que é uma conjunção subordinativa, ou seja, a primeira oração está subordinada a segunda “não temerei mal algum”.
Outro ponto de destaque é que “Ainda que” revela uma hipótese, uma possibilidade. Não se trata aqui de um determinismo que todos os crentes irão passar pelo vale da sombra da morte. Apesar de que os caminhos dos homens sempre são caminhos maus.
Mas mesmo assim, a primeira oração esta subordinada pela segunda, ou seja, ainda que você esteja no vale de sombra de morte, porque você foi sozinho pra lá, não foi Deus quem te levou, mesmo assim, Ele, o Pastor estará contigo.
6.2. Tú estas comigo
Outro ponto importante é a mudança no pronome pessoal. Até o verso 3 é usado a 3ª pessoa do singular do pronome pessoal do caso reto (ELE).
Mas neste verso as coisas mudam. Veja que aqui o pronome é mudado para a 2ª pessoa do singular: (TÚ).
Sabe qual a diferença?
Até o versículo 3 o salmista estava falando de Deus. Sobre quem é o seu Pastor.
Mas quando se está no vale de sombra de morte, você deixa de falar sobre Deus e começa a falar com Deus.
Existe uma dificuldade do crente em falar com Deus, de orar, quando ele esta no vale da sombra da morte.
• Muitos pensam e falam que se você arrumou aquele problema, então não adianta orar. Vou sozinho para o vale de sombra, agora se vira e sai dai sozinho.
• Muitos de nós pensamos que estamos condenados a ficar num vale de sombra e de morte porque fomos nós mesmo que escolhemos ir para lá.
• Mas o nosso Pastor é aquele que deixa as 99 para ir até você te livrar desse vale de sombra que você escolheu ir.
Mesmo que você tenha feito uma escolha errada, não aceite condenação do inimigo, creia que o Seu Pastor está contigo.
6.3. O exemplo de Paulo em Atos
Vejamos um exemplo de Paulo quando existem uma série de coisas adversas.
• Paulo que era apostolo dos gentios, resolve pregar em Jerusalém
• Estava em Cesaréia quando profeta Agabo prediz o sofrimento
• Chegando em Jerusalém, Paulo é avisado que tinha 40 homens querendo pegá-lo
• Para se esconder, Paulo faz um voto e raspa cabeça
• É descoberto e apanha
• Vai para prisão, é acoitado
• Apela para Roma pouco antes de ser libertado
• Embarga para Roma, mas o navio é atacado por uma tempestade
• O navio afunda e vão todos parar em Malta
• Com frio, tentam acender uma fogueira para esquentar, e uma cobra pica a mão de Paulo.
Veja que Paulo, ele mesmo quis ir a Jerusalém. Não foi Deus quem levou, foi Paulo que quis ir.
Paulo estava experimentado o vale de sombra da morte, mas Deus abandonou Paulo? Em nenhum momento. Deus sempre esteve com Paulo.
• Resumir a história desde o capítulo 21.
Vamos ler atos 28:
(At 28:1) Uma vez em terra, verificamos que a ilha se chamava Malta.
(At 28:2) Os bárbaros trataram-nos com singular humanidade, porque, acendendo uma fogueira, acolheram-nos a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio.
(At 28:3) Tendo Paulo ajuntado e atirado à fogueira um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se-lhe à mão.
(At 28:4) Quando os bárbaros viram a víbora pendente da mão dele, disseram uns aos outros: Certamente, este homem é assassino, porque, salvo do mar, a Justiça não o deixa viver.
(At 28:5) Porém ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum;
(At 28:6) mas eles esperavam que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente. Mas, depois de muito esperar, vendo que nenhum mal lhe sucedia, mudando de parecer, diziam ser ele um deus.
• E na sua vida
Agora pense um dia que você sofre tantos reveses. Você sai de casa com febre, mas vai para o trabalho. No caminho bate o carro. Chega ao trabalho o chefe lhe demite. Ao chegar em casa, a mulher diz que o filho esta doente. Qual seria sua oração ou atitude neste dia?
A tendência dos bárbaros é pensar que quando tudo esta dando errado, é porque tem alguma coisa de errado com você. Veja o verso 4.
Mesmo que todas as circunstâncias estejam contra você, não acredite nas circunstâncias.
• Não são as circunstâncias que falam a respeito de Deus, é eu que falo para as circunstâncias quem é meu Deus.
As circunstâncias não provam o amor de Deus para conosco. Em romanos 5 diz que
(Rm 5:8) Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
O amor de Deus para conosco já foi provado quando ainda éramos inimigos de Deus, e mesmo assim Ele entregou seu bem maior para morrer por amor de nós.
Não olhe para as circunstâncias, olhe para Jesus Cristo. Mesmo que você esteja no vale de sombra de morte, o seu pastor ainda esta contigo.
7. PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DE MEUS ADVERSÁRIOS...
Muitos de nós queremos um baquete com Deus, mas não queremos esse banquete na presença de nosso inimigo. Mas o banquete que Deus prepara é na presença do inimigo, justamente para mostrar para inimigo sua vitória.
• Nos tempos de Davi, quando um rei vencia outro, era feito um baquete na presença do rei vencido.
• À medida que o Pastor vai subindo pelas veredas da justiça, Ele vai colhendo frutas, e chegando lá em cima, no topo, você estará pronto para participar do banquete.
• Mas o banquete é na presença do inimigo
Em 1 Pedro 5:8, diz que
(1Pe 5:8) Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
Explicar porque o diabo (leão) ruge.
1. Ruge para te assustar, te amedrontar
2. Ruge para fazer você sair do aprisco, sair do meio do rebanho e se tornar uma presa fácil
8. UNGES MINHA CABEÇA COM ÓLEO....
A ovelha é muito sensível à moscas.
Então, uma ovelha sem cuidados, as moscas fica incomodando na cabeça. Ovelha atormentada por moscas não tem descanso para se alimentar.
Sendo assim, o Pastor passa um óleo na cabeça da ovelha para espantar as moscas. Somente com o óleo as moscas não incomodam e a ovelha consegue descansar e se alimentar.
• Sabe o que significa as moscas?
As moscas são setas do inimigo, é o diabo que atormenta sua vida.
Sabe qual um dos nomes do diabo. Belzebu. Mateus 12:27.
Belzebu é senhor das moscas.
Jesus Cristo é o Senhor dos Senhores, mas o diabo é senhor das moscas.
9. O MEU CÁLICE TRANSPORDA....
E porque o cálice transborda?
Em efésios diz que
(Ef 3:20) Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
O cálice transborda porque Deus, o nosso Pastor sempre excede em bondade para conosco.
10. BONDADE E MISERICÓRDIA CERTAMENTE ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA....
Aqui nos temos outro aspecto que nos dias de hoje esta completamente invertido.
Hoje é muito comum nas igrejas, fazer campanha disso, daquilo, sempre buscando algumas coisas.
Mas note que para a ovelha que tem um Pastor como o nosso, não precisa buscar nada. As coisas boas, as bênçãos seguirão as ovelhas. Não são as ovelhas que seguirão as coisas boas.
Se você é ovelha do rebanho do Senhor Jesus Cristo, não precisa ir atrás de nada. As coisas boas te seguirão.
Agora para quem não é do rebanho do nosso Senhor Jesus Cristo, Agravo de Instrumento sim, justifica correr atrás.
11. HABITAREI NA CASA DO SENHOR PARA TODO O SEMPRE....
A casa de Deus no Velho Testamento era sinal de sua presença. Quando o texto diz “habitarei na casa do Senhor”, quer dizer que habitarei na presença do Senhor.
Somente as ovelhas do rebanho do Senhor possuem essa benção.
Para os que creem na obra redentora de Jesus Cristo, a presença do Senhor já é uma realidade com o Espírito Santo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more