Seca e o profeta da Chuva

Série - O Profeta  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

Introdução

Texto: 1 Reis 18.41-46

Objetivo: (1) Apontar a realidade de Elias como modelo profético; (2) Relembrar Elias como aquele que prepara o coração para o Senhor e (3) Chamar o povo a função profética.

Proposição: Elias encontra ecos em diversos pontos das Escrituras, dentre os principais, João Batista e o Apocalipse de João; que este profeta e a vida dele também ecoe em nossa existência.

Contexto:

Elias havia experimentado o momento mais emocionante da narrativa bíblica até esse momento, fogo caiu do céu, a seca já durava três anos, os profetas de Baal estavam mortos, Israel havia se arrependido, o povo estava ao lado do Senhor, o que se seguiria a estes momentos, quais seriam os próximos passos dados pelo profeta, como a história até aqui se relaciona conosco e como podemos entender os eventos que se seguirão na história de Elias?

Corpo

1. ATITUDES DE ELIAS (1 Reis 18.41-46)

A. Atitude de fé (v.41)

1 Kings 18:41 BEARA
Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva.
Elias após o extermínio dos profetas de Baal dá o comando e a ordem ao rei, que provavelmente, pelo menos momentaneamente, depois daquela cena maravilhosa, havia se arrependido do seu pecado. Elias então, mesmo antes de qualquer sinal de chuva diz para que ele vá comer, o profeta sabe que vai chover, e ainda diz ouvir ruído de chuve, ao ler o texto percebemos que ele ainda deveria orar pela chuva, o profeta tinha plena certeza, que o Deus que mandou fogo do céu, mandaria chuva sobre a terra, afinal, por que duvidar do Deus qua já havia se provado único e verdadeiro, desde o momento que ele foi ao deserto até agora, ele não tinha por que duvidar, o Senhor é Deus.

B. Atitude em Contraste (v.42)

1 Kings 18:42 BEARA
Subiu Acabe a comer e a beber; Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos,
Aqui ocorre uma atitude contrastante, enquanto o rei sobe para comer, o profeta sobre para orar. Ele escolhe como local o mesmo local do milagre, provavelmente retirado, escondido a vista de todos, ele se põe em posição de extrema humildade, afinal, não havia sido ele a realizar o milagre, a livrar o povo, e não era responsabilidade dele realizar os próximos feitos. Mas diante do Senhor, é impossível não se humilhar, ao nos encontrarmos na presença de Deus estamos diante do Senhor do Universo, e até para que sua vontade seja feita devemos suplicar, para que Ele nos torne os melhores e mais limpos canais de bençãos possíveis. Devemos entender que a vida nesta terra é assim, enquanto uns comem e bebem, outros se humilham diante de Deus e oram, a chuva vem sobre os dois, a seca acaba para os dois, porém o desenvolvimento espiritual não chega na mesma medida para ambos.

C. Atitude de Perseverança (v.43-44)

1 Kings 18:43–44 BEARA
e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes. À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha.
Esse texto sempre me intriga. Elias havia acabado de uma experiência espiritual, na qual ele fez uma oração que em dez segundos caiu fogo do céu, ele havia orado para não chover por três anos, e diariamente Deus ouvia sua oração, para ressucitar o menino ele precisou orar apenas três vezes, mas agora, ele precisa orar sete. Por que, me pergunto. O texto não nos diz, e a Bíblia não nos explica, não encontramos nem mesmo outro paralelo em alguma história bíblica.
Levantei algumas possibilidades trazida por comentaristas bíblicos:
Faltava fé no profeta de que choveria. - Muito difícil.
Deus queria ensinar uma lição ao povo. - Difícil
O profeta estava com algum pecado. - Difícil
Deus cumpriu sua soberania. - Provável
O profeta poderia se tornar arrogante. - Provável
No fim das contas, provavelmente esse será mais um dos mistérios bíblicos, sobre o qual alcançaremos plena compreensão apenas quando nos encontrarmos com o Senhor e com Elias, eles poderão nos explicar melhor esse relato.

D. Atitude de Humildade (v.45-46)

A chuva chegou, o céu se escureceu, o profeta então se preparou com lombos cingidos para correr a frente de Acabe, a situação pode parecer estranha a nos hoje, mas essa era uma função que alguns servos realizavam, Elias guia Acabe até seu palácio em meio a escuridão que tomou o céu, ele mostra o caminho possivelmente para que o rei não fique empacado com seus cavalos e passe mais uma vergonha diante do povo. Ali Elias demonstra o favor ao rei e demonstra para o povo que o rei arrependido era um homem que deveria ser honrado, o qual, até mesmo o profeta, como servo deveria conduzir.
Não existe nenhuma função pequena ou indigna na causa de Deus, o mesmo profeta glorioso que faz cair fogo do céu e impede as nuvens de se aproximarem é aquele que anda a frente dos cavalos conduzindo o rei Acabe. Pessoas que não se dispõe a fazer o mínimo na obra do Senhor, jamais estarão preparadas para dar o seu melhor ao Senhor, em nada.

2. ATITUDE DOS “ELIAS PROFÉTICOS”

A. O debate sobre os Elias

Quando lemos os relatos do restante da Escrituras sobre o personagem Elias, percebemos que ele não se encerra por aqui, porém um capítulo da sua história se encerra, a partir da próxima semana Elias começa um novo capítulo, uma nova jornada, gostaria então de apontar um tema importante em outra parte da Escritura que compete a Elias e se realciona com o que já começamos a estudar hoje. O Elias profético que aparece em Malaquias. Malaquias não se reduz ao texto de dízimos e ofertas, como você bem sabe, ele é um livro de extrema importância para nossa compreensão sobre o juízo e sobre pontos centrais da vida de Jesus e no Novo Testamento.
Malachi 4:5–6 BEARA
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias,antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.
Essa profecia começa mais cedo em Malaquias, porém gostaria de me atentar a apenas alguns pontos centrais que servirão a um dos propósitos da nossa reflexão.
Enviarei… Deus aqui faz o promessa que ecoa na Bíblia do Elias que viria, quem é esse Elias? Quem é?
Antes que venha o grande e terrível… Esse Elias antecede o dia do juízo? Sobre quem Malaquias fala em seu livro?

I. Elias como João

Matthew 11:12–14 BEARA
Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.
Jesus dá claro testemunho sobre quem é o Elias, o próprio João Batista, seu primo. Porém temos um problema ao vermos isso na profecia de Malaquias, João cumpre muitos papéis, inclusive um dos principais que é preparar o caminho do Senhor, porém ele não cumpre pelo menos 5 outros sinais referentes a profecia de Malaquias. Isso é explicado pelo próprio Jesus.

II. Elias como um símbolo profético

Matthew 17:10–13 BEARA
Mas os discípulos o interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles. Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.
VIRÁ E RESTAURARÁ… Jesus começa sua explicação apontando Elias para um estado futuro, no original o texto dá a ideia de um presente incompleto, quando em referencia ao verbo vir, trazendo a ideia, corretamente traduzida pela Almeida Revista e Atualizada e outras versões, de um tempo futuro, onde Elias aparecerá e cumprirá as profecias ditas por Malaquias. Lembrando que ele não é uma reencarnação de Elias, ou o próprio Elias que vem do céu, essa é uma linguagem profética singular e simbólica.
ELIAS JÁ VEIO… Mas obviamente, assim como já citado anteriormente, isso não exclui João Batista do seu papel profético como primeiro Elias que cumpre parte daquilo que foi dado a Malaquias, em essencia seguindo o princípio dado por Isaías.

B. Relações entre os 3 Elias

.Existem muitos pontos em comum entre os três Elias, compatilharei alguns deles com vocês enquanto, juntamos esse quebra cabeças e desvendamos quem é o terceiro Elias.

I. Caminho para o dia do Senhor

1. ELIAS - prepara o caminho para que o Eu Sou seja adorado pelo povo, desde orar pela chuva até construir o altar.
2. JOÃO BATISTA - Prepara o caminho através da pregação do arrependimento.
Matthew 3:11 BEARA
Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar.Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
3. ELIAS PROFÉTICO - caminho anunciando o evangelho eterno e o juízo iminente.
Revelation 14:6–7 BEARA
Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

II. Retorno a Lei/Fidelidade

1. ELIAS - claro apelo a adoração conforme revelada pelo Senhor.
1 Kings 18:20–21 BEARA
Então, enviou Acabe mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo. Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
2. JOÃO BATISTA - Clamava para que o povo produzisse frutos correspondentes a seu coração.
Matthew 3:11 BEARA
Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar.Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
3. ELIAS PROFÉTICO - se opõe aos que adoram a besta ou recebem sua marca, guardando os mandamentos e a fé em Jesus.
Revelation 14:12 BEARA
Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

III. Sustentados no Deserto

1. ELIAS - Bebe água e se alimenta de pão e carne no deserto, sendo sustentado pelo Senhor e pela terra. 1 Rs 17.2-7
2. JOÃO BATISTA - Comia gafanhotos e mel, sendo sustentado pelo Senhor e pela terra. Mateus 3.4
3. ELIAS PROFÉTICO - É sustentada pelo Senhor no deserto. Sendo livrada do rio pela terra
Revelation 12:13–16 BEARA
Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão; e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente. Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca.

IV. Vestes

1. ELIAS - Vestes características pelas quais era reconhecido
2 Kings 1:8 BEARA
Eles lhe responderam: Era homem vestido de pêlos, com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tesbita.
2. JOÃO BATISTA - Vestes características pelas quais era reconhecido
Matthew 3:4 BEARA
Usava João vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre.
3. ELIAS PROFÉTICO - Vestes características pelas quais deveria ser reconhecido
Revelation 3:18 BEARA
Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

V. Perseguidos por Mulheres Rainhas Infiéis

1. ELIAS - Jezabel
1 Kings 19:2 BEARA
Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.
2. JOÃO BATISTA - Herodias
Mark 6:24 BEARA
Saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? Esta respondeu: A cabeça de João Batista.
3. ELIAS PROFÉTICO - Babilônia
Revelation 17:3–6 BEARA
Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres. Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição. Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: Babilônia, A Grande, A Mãe das Meretrizes e das Abominações da Terra. Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto.

VI. Restauram Adoração

1. ELIAS - Restaura adoração do Senhor em Israel, pelo menos temporariamente
1 Kings 18:39 BEARA
O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!
2. JOÃO BATISTA - Restaura os simbolos referentes ao Messias sore o sacrifício
John 1:29 BEARA
No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
3. ELIAS PROFÉTICO - Restaura verdade bíblicas que haviam sido negligenciadas
Revelation 11:11–12 BEARA
Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram.

C. Relações entre o 1º e último Elias

I. Nuvem do Céu

Elias - Vê uma nuvem no Céu como sinal de esperança - Chuva
1 Kings 18:44 BEARA
À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha.
Igreja - Vê uma nuvem no céu como sinal de esperança - volta de Jesus
Matthew 24:30 BEARA
Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.

II. Baal e Senhor

a. Elias - Enfrenta Baal e seus enganos no nome do Senhor – Idolatria (imagens do Senhor); Sacerdócio falsamente estabelecido e Sinal esquecido.
b. Igreja - Enfrenta Baal e seus enganos no nome do Senhor – Idolatria (imagens do Senhor); Sacerdócio falsamente estabelecido e Sinal esquecido.
Revelation 2:20 BEARA
Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.

III. Seca

a. Elias - Profetiza uma seca que dura três anos e meio, e depois ora 7 vezes para que chova e a terra, bem como o povo, deixem de sofrer com a seca.
b. Igreja - Recebe a profecia de uma seca que dura três anos e meio (42 meses; 1260 dias; um tempo, dois tempos e metade de um tempo etc.), onde não chove sobre a terra.
Revelation 11:2–6 BEARA
mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa. Darei às minhas duas testemunhasque profetizem por mil duzentos e sessenta dias,vestidas de pano de saco. São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra. Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer. Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem.

Conclusão

Percebam que as três ultimas colocações que só se aplicam a igreja e a Elias, estão intimamente ligadas a ideia de Chuva e Seca, a nuvem, o embate entre o Senhor e Baal e a Seca extrema.
Somos responsaveis pela seca hoje? Esquecemos nossa responsabilidade de fazer chover, muitas coisas caracterizaram a seca da idade média, dentre elas, a principal a limitação do uso das Escrituras.
Onde temos bebido? Durante a quarentena me preocupo onde cada um de vocês tem buscado alimento espiritual, busquem em primeiro lugar a chuva da palavra, tenham ela em abundância em vocês; cuidados com movimentos exagerados, hereges que surgem e aparecem, pregadores reavivalistas falsos que só querem sua atenção.
A quem temos dado de beber? Somos secos, mais secos que o deserto, não chove em nossas vidas, estamos longe da palavra, deveriamos ser os profetas da chuva, assim como Elias, e inundar o nosso redor com a Palavra de Deus, mas quando abrimos a boca é para falar sobre vídeos de fulano e ciclano, do arroto que o papa deu, levantamos para pregar e só sabemos expor nossas opiniões, mas não conseguimos ler a Bíblia, só conseguimos abrir o espírito de profecia mas não conseguimos explicar um texto, o que está acontecendo conosco? Quando deixamos de ser o povo com o qual as pessoas tinham receio de discutir textos bíblicos para nos tornarmos o povo do cd jovem ou dos adoradores. Precisamos repensar, somos profetas da chuva, da água, da inundação, mas estamos permitindo que as pessoas morram de sede, pois nós mesmo não estamos inundados.
Como vamos saciar a sede? Cuidado que alguns estão tomando veneno, Walter Weith, congresso MV, Maísa Ribeiro, e alguns outro libeirais ou legalistas, tem inundado a vida de muitos vocês e de outros ao seu redor, falta-vos Bíblia. Falta a palavra. Pastor, o senhor não sabe, assisti quase todos os vídeos dos que comentei e posso citar uma lista de erros de cada um deles.
Quando deixamos noss papel de assim como Elias clamar pela chuva?
Você orará sete vezes ao senhor pedindo chuva ou se contantará em ser mais um profeta de seca?
Não temos água aqui vamos a outro lugar. Se torne um canal de chuva e onde você estiver, ali a água fluirá.
Related Media
See more
Related Sermons
See more