Vida Progressiva em Cristo
A Experiência Cristã • Sermon • Submitted
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
O que o mundo precisa
O que o mundo precisa
TEMA: Caráter e propósito na vida do convertido.
PROPÓSITO: Conscientizar as pessoas de que as virtudes cristãs são necessárias em nossos dias.
TEXTO: 2Pedro 1.3
3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,
INTRODUÇÃO:
A) Fazendo um panorama das epístolas de Pedro.
1. Suas duas cartas são destinadas aos judeus e gentios convertidos a Cristo que haviam sido expulsos da Judéia na época do general romano Pompeu (63 d.C).
a) Essa época ficou conhecida como a Diáspora, onde o povo judeu fora expulso de sua terra e de sua pátria e ficaram espalhados pelos mundo
b) A pior delas foi quando Jerusalém foi destruída no ano 70 d.C., quando Jerusalém foi totalmente destruída pelas tropas romanas e o templo, que era o lugar de adoração tanto para judeus como para cristãos foi arrasada.
2. Como agora os irmãos em Cristo, juntamente com o povo judeu estavam espalhados, os apóstolos teriam que encontrar uma forma de a fé cristã não morrer.
a) Então os apóstolos de Jesus começam a escrever suas memoráveis cartas, que são frutos de uma intervenção divina para unificar a igreja e não deixar a fé verdadeira morrer devido as perseguições e dificuldades.
B) Esboço geral
1. Pedro, como os seus companheiros de ministério, estava preocupado com algumas questões que deveriam enfatizar para que a igreja sobrevivesse e não deixasse que a fé morresse.
a) Dentre as preocupações estava o fato de falsos mestres estarem se infriltando na igreja e minando a fé do povo de Deus.
b) Por isso, o apóstolo chama a atenção de seus leitores para eles pudesse crescer no pleno conhecimento de Cristo e terem por segurança a palavra profética.
c) Com a perversidade manifestada desses falsos mestres, que com certeza levaria a muitos a perderem a sua salvação, o Senhor os guardaria desses devido à fidelidade e o conhecimento em Cristo Jesus, pois o Senhor sabe como livrar o Seu povo fiel que aceita e crê na palavra profética segura.
TESE: É vivendo uma vida cristã diligente, associada as virtudes de um viver espiritual saudável é que teremos resultados satisfatórios que nos garantirão uma vida em Cristo.
I – Como podemos ter vida cristã diligente?
A) Desenvolvendo uma vida virtuosa.
1. Sobre a palavra virtude:
a) Segundo o dicionário Ruth Rocha, virtude é a (1)“disposição firme e habitual para a prática do bem; (2) boa qualidade moral; força moral”.
b) Já o site https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtude diz que virtude é “uma qualidade moral particular, uma capacidade exclusivamente humana, ausente nos outros animais, os quais são regidos apenas pelo instinto. É uma disposição estável de praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa, trata-se de uma verdadeira inclinação. São todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e se aperfeiçoa com o hábito”.
2. O ser humano em si não consegue desenvolver uma verdadeira cristã progressiva com estas características, mas isso só é possível se o mesmo estiver em Cristo.
a) 2Pedro 1:5-7 traz a lista dessas virtudes, que são características de uma vida genuína em Jesus.
5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; 6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; 7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.
b) Isso só é possível quando temos o chamado “fruto do Espírito”, segundo nos diz Gálatas 5:22, 23.
c) Esses atributos encontra-se na verdadeira fonte e é comunicada a nós, pela graça que nos foi concedida.
B) Vida cristã virtuosa ou progressiva é seguida de uma vida de humildade.
1. Provérbios 15:33.
33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria,
e a humildade precede a honra.
a) Vivemos em um mundo competitivo e há muitos por querer alguma promoção ou reconhecimento do público sacrificam as virtudes que podem tornar o ser humano grande, no sentido espiritual.
b) Sabemos que no texto citado de Provérbios, assim como temos outras referências sobre o temor do Senhor, que é o princípio da verdadeira sabedoria, a humildade faz parte da vida do sábio e esta qualidade vai à frente da honra.
c) Honra nos dias de hoje é uma coisa que se tornou quase que obsoleta em todos os relacionamentos, sejam eles comerciais, pessoas ou familiares.
d) Quando me deparei com este texto fiquei encantado. Por mais que leiamos a Bíblia e estudamos este livro maravilhoso, sempre a nossa percepção desperta para detalhes que passaram por alto anteriormente.
IV - A promessa.
A) Vale a pena confiar em Jesus, por mais que tenhamos que perder algo nesta vida.1. Em Marcos 10:29, 30, lemos:
Marcos 10.29 RA29 Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho,
Marcos 10.30 RA30 que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
a) O objetivo final de todo aquele que é fiel é “a vida eterna”.b) Vale a pena confiar no Senhor Jesus, pois Ele tem cuidado de nós, mesmo que tenhamos que depor a nossa vida nessa Terra, pois servirá de testemunho para outros que vierem depois de nós.c) Nosso mundo não é aqui.
B) O que precisamos fazer para que possamos desenvolver essa confiança?1. Precisamos pedir ao Senhor que nos guarde, pois Ele é poderoso para fazê-lo.a) Vejamos Judas 24:
Judas 24 RA24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,
b) Necessitamos de ajuda do Céu para que possamos vencer as nossas más tendências e pecados.c) Assim como a flor do girassol se volta para a luz solar, precisamos também nos voltar para o nosso Salvador, pois somente Ele pode nos livrar de nós mesmos.d) Temos que pedir ao Senhor que coloque a Sua guarda nas entradas de nossa alma, para que não caiamos no mal.
ILUSTRAÇÃO: Conta-se que Agostinho de Hipona (século V d.C.), após a sua conversão de uma vida mundana e devassa, na qual a sua mãe Mônica havia orado por ele durante anos pela sua conversão, estava certo dia andando pela sua cidade natal em direção a sua casa, após uma pregação.Quando este estava indo ao seu destino, no caminho ele encontrou uma velha amiga daquele tempo em que ele havia estado em uma vida mundana.Imediatamente ela foi em direção à Agostinho, querendo rever um amigo das épocas de festas e até mesmo orgias. Mas quando ela percebeu, Agostinho estava tomando o caminho oposto ao dela sendo que a mesma passou a segui-lo pela cidade. No caminho ela gritava por ele, chamando-o, pois ele estava fugindo.Chegando a um certo ponto, quando ele não pode mais fugir por estar cansado, ela então pergunta a ele:- Agostinho, não se lembra mais de mim? Sou aquela sua amiga de tempos passados quando curtíamos as festas, as baladas e nos divertíamos. Não sabe mais quem eu sou?Então, Agostinho disse a ela:- Eu sei quem você é. Eu lembro daqueles tempos que curtíamos as festas, as glutonarias, as orgias e tudo o mais. Eu sei quem você é. E ela disse:- Mas por quê você está fugindo de mim?Ele disse:- Eu não estou fugindo de você. Estou fugindo de mim mesmo.
Moral da história: Temos que aprender a fugir de nós mesmos. Fugir do mal. Negar-se a cada dia e seguir a Cristo, afastando-se do terreno encantado de Satanás. Não estando onde o pecado é amado.
2. Precisamos testemunhar de Cristo a outros, juntamente com uma vida de comunhão com Ele.a) Marcos 16:15.
Marcos 16.15 RA15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
b) É vivendo e pregando a Cristo que nos fortalecemos nas promessas de Deus.
CONCLUSÃO:A confiança em Deus é o resultado de uma vida inteiramente entregue nas mãos do Salvador. É desenvolver a fé pura e genuína, se apossando das promessas de Jesus.
APELO: