Fuga e o profeta do Medo

O Profeta  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 36 views
Notes
Transcript

Introdução

Texto: 1 Reis 19

Objetivo: (1) Apontar a Voz de Deus como segurança para os dias sombrios; (2) Relembrar a expêriencia de Elias no Sinai e (3) Encorajar cristãos a apesar de dificuldades, confiar no Senhor.

Proposição: Muitas vezes o Carmelo antecede o Horebe, a coragem antecede o medo, a fé antecede a fuga; apenas apegados ao Senhor podemos nos realinhar a sua vontade.

Contexto:

É impossível estudarmos a história de Elias sem nos lembrarmos de
James 5:17 BEARA
Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.
Temos a tendência de idealizarmos homens e mulheres das sagradas Escrituras, mas a Bíblia como palavra da verdade, descreve até seus maiores defeitos e limitações, até mesmo das maiores figuras.
Do ponto de vista literário, o ideal seria ter encerrado a história de Elias no Carmelo, após sua grande vitória, mas quanto não seria perdido!
Tiago tinha, sem dúvida, 1 Reis 18 e 19 em mente quando escreveu seu verso. Quando o salmista escreveu
Psalm 39:5 BEARA
Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade.
Ele fazia uma referência a todos nós, incluindo toda humanidade, exceto Jesus. oS MELHORES HOMENS NÃO PASSAM DE SIMPLES SERES HUMANOS MOSTRANDO O QUE TEM DE MELHOR, a história de Elias prova o quanto isso é verdade.
Porém o ponto chave do texto é que mesmo com toda a sua natureza humana, você precisa saber a sair do que John Bunyan chamou de lamaçal do desespero e voltar a caminhar com o Senhor. Podemos aprender tanto com suas derrotas quanto com seus sucessos. Além disso ao estudarmos passagens como a de hoje somos lembrados a dar gloria ao Senhor e não a seus servos, além de nos prepararmos para o que pode acontecer depois das vitórias que Deus nos dá.
Com que rapidez passamos do alto da montanha do triunfo para o vale da provação!
Precisamos nos humilhar diante do Senhor e nos preparar para as procas que contumam vir após vitórias.
Se Elias pudesse descrever a um conselheiro aquilo que estava sentindo e pensando, talvez ele houvesse sido diagnosticado com uma crise de depressão ou ansiedade profunda. Elias estava fisicamente exausto e havia perdido o apetite. Estava deprimido consigo mesmo e com seu trabalho, sendo controlado, cada vez mais pela sua autopiedade. “Eu fiquei só!” Ele estava incapacitado de conseguir ajuda de outros, se isolou e chegou ao ponto de querer morrer.
O profeta cria piamente que havia fracassado em sua missão e decidiu que era ora de desistir, mas não foi assim que Deus encarou a situação.
Antes de prosseguirmos preciso pontuar algo importante, esse sermão não tem intenção de dizer que TODOS os casos de ansiedade ou depressão devem ser tratados desta maneira, como pastor e apaixonado pelo estudo da psicologia, entendo que a depressão, em alguns casos, está sim relacionada a uma falta de direcionamento e realinhamento pessoal que pode ser ajustada apenas por um encontro profundo com o Senhor, porém em outros casos o corpo e a mente precisam ser tratados de outras formas, com acompanhamentos de especialistas e em alguns casos, com uso de medicamentos.
Porém ao vermos a história de Elias, vemos Deus energando além daquela situação, da mudança brusca da motivação de Elias, além da sua oração impetuosa, Deus se compadeceu dele, assim como se compadece de todos aqueles que sofrem ou estão desanimados
Psalm 103:13–14 BEARA
Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.
O capitulo 19 nos mostra como Deus nos trata com carinho e paciencia quando assamos pelas profundezas do desespero e sentimos vontade de desistir.
Neste caítulo vemos Elias fugindo e tentando se salvar, em seguida o enxergamos discutindo com o Senor e tentando se defender. Por fim, ele obedece ao Senhor e entrega-se a Ele , sendo restaurado ao serviço. Elias reage neste processo a quatro mensagens.

Corpo

1. Mensagem de Perigo do Inimigo (1 Reis 19.1-4)

Quando a chuva torrencial começou a cair, Jezabel estava em Jezreel e talvez tenha pensado que Baal, o deus da tempestade havia triunfado no monte Carmelo, Porém, ao voltar para casa, Acabe contou a rainha uma história bem diferente. Acabe era um bana, um homem fraco, que provavelmente tinha assumido o partido de Elias e do povo, mas diante da esposa, a rainha Jezabel, aquela com a qual deveria conviver, ele acabou se desconvertendo. Jezabel era obstinada e perversa, nem ela nem o rei Acabe aceitaram, no fim, as claras evidências de Jeová . Em vez de se arrependerem e de chamar a nação de volta ao Senhor, Jezabel declarou a guerra a Jeová e a Elias, oservo fiel do Senhor, e cabe permitiu que ela tomasse essa atitude.
Por que Jezabel mandou uma carta para Elias quando poderia ter enviado soldados e dado fim a vida do profeta? Elias estava em Jezreel e não teria sido facíl assassiná-lo numa noite tão conturbada e tempestuosa, Jezabelnão era apenas uma mulher perversa,mas tambem uma estrategista sagaz que soube tirar vantagem da derrota de Baal no monte carmelo.
Acabe não tinha pulso algum, mas já sua esposa era diferente. Elias havia se tornado o homem mais querido pelo povo. Assim como Moisés, ele fez cair fogo do céu e exterminou os idólatras. Se Jezabel o matasse, ele de profeta, viraria martir, assim Elias poderia ter mais influencia ainda com o povo, morto o estrago que ele faria contra a idolatria, seria maior do que se estivesse vivo.
Os israelitas esperavam para que Elias os dissesse o que fazer depois do carmelo.
Aquela mulher entãoo, usada pelo diabo, pensa, por que não tirar Elias de cena, afasta-lo da sua vitória? Se Elias desaparecesse, o povo ficaria imaginando o que aconteceu e se mostraria mais propenso a adorar a Baal outra vez, deixando acabe e jezabel livres para fazer as coisas a seu modo.
Além disso, quer fosse por Baal ou Jeova, a chuva estava caindo e eles tinham trabalho a fazer.
É possível que Jezabel tenha sido inspirada pelo Diabo, a perceber que o profeta de Deus era um forte candidato a colapso físico e emocional depois do pesado dia do monte carmelo - ele estavacerto.
O profeta, tão humano quanto nós, como os patriarcas da igreja antiga diziam: cuidado com as reações humanas depois de esforços sagrados.
A carta de Jezabel cumpriu seu propósito, Elias foge de medo.
Num momento ele se esquece, ao ver o perigo futuro, se esquece de todo passado, de como Deus o sustentou e guiou em cada passo nos últimos três anos, toma seu servo, deixa Israel e vai a Berseba, a cidade no extremo de Judá. Spurgeon comentando sobre Elias disse: ele bateu em retirada diante de um inimigo derrotado.
Deus havia respondido sua oração, a mão de Deus o cobriu durante a tempestade mas a essa altura, o profeta viveu pelas aparências e não pela fé.
Durante três anos Elias não havia tomado qualquer atitude sem ouvir e obedecer às instruções do Senhor, mas aqui vemos o profeta correndo adiante do Senhor para salvar a própria vida.
Quando, como servos de Deus, saimos da vontade do Senhor, estamos sujeitos a cometer qualquer tipo de insensateza e a falhar naqueles que são nossos pontos mais fortes.
Quando Abraão fugiu para o Egito, lhe faltou fé, que era sua maior força. O ponto mais forte de Davi era sua integridade e foi nisso que ele falhou quando começou a mentir e a tramar ao longo do episódio com Bate-Seba. Moises era o mais manso dos homens, e no entanto, perdeu a calma, e o privilégio de entrar na terra prometida. Pedro era um homem corajoso mas sua coragem falhou e ele negou a Cristo.
Assim como Pedro, Elias era um homem ousado, mas sua coragem falhou quando o profeta soube da mensagem de Jezabel.
Mas por que fugir para Judá? especialmente quando Jeorão, o rei de Juda era casado com Atalia, filha de acabe? Essa Atalia é a figura infame que reinou posteriormente sobre a terra e que tentou exterminar todos os herdeiros reais da linhagem de Davi O lugar mais seguro para todo filhos de Deus é o lugar determinado pela vontade de Deus, mas Elias não esperou para descobrir qual era a vontade de Deus. Vuajou 140 km até Berseba e deixou seu servo lá. Será que disse ao servo: Fique aqui até eu voltar, ou simplesmente libertou o homem para a segurança dele? se o inimigo viesse atrás de Elias, o sevo estaria mais seguro em outro lugar, além disso se o servo não soubesse onde Elias estava não poderia dar essa informação ao inimigo.
Berseba tinha um significado especial para os israelitas, pois estava ligada a Abraão;
Elias para abaixo de um zimbro. ele é na verdade u arbustro com flores que cresce no deserto e fornece sombra para o rebanho e viajantes. Seus galho são finos e flexiveis, como os galhos e um chorão e são usados para atar pacotex (o termo hebraico usado para esse arbusto é amarrar) As raízes dessa planta são usadas como combustival constituindo um ótimo tipo de carvão.
Psalm 120:4 BEARA
Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro.
Sentado a sombra Elias fez algo sábio: ele orou. Sua oração, porém, não foi muito sábia. cansei de tudo isso” disse ao Senhor, portanto tire a minha vida.
Em seguida o profeta apresentou o motivo do seu pedido, não sou melhor do que meus pais, em momento algum Deus pediu que Elias fosse melhor do que alguém, mas apenas ouvisse a sua Palavra e lhe obedecesse.
A combinação de colapso emocional, exaustão, fome, e uma sensação profunda de fracasso, acrescidos de falta de fé no Senhor, levaram Elias a esse estado caótico. Havia porém mais um elemento, um certo orgulho na fala de Elias, uma certa dose de autopiedade, pois Elias estava certo de que seu ministério no monte Carmelo, faria o povo se colocar de joelhos diante de Deus. Talvez, também Acabe e Jezabel se arrependessem, deixassem Baal e servissem Jeová. Suas expectativas não foram preenchidas, de modo que ele se considerou fracassado. Mas é raro o Senhor permitir que seus servos vejam todo o bem que fizeram, pois caminhamos pela fé e não por aquilo que vemos, e Elias descobriu, mais tarde, que sete mil pessoas em Israel não haviam se curvado a Baal e adorado o deus cananeu. Sem dúvida, o ministério dele havia influenciado muitas pessoas.

2. A mensagem de graça do anjo (1Reis 19.5-8)

3. A mensagem de poder do Criador (1Reis 19.9-14)

4. A mensagem de esperança do Senhor (1Reis 19. 15-21)

Conclusão

Related Media
See more
Related Sermons
See more