Lucas 9 57-62 Discípulos da Gloria

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 604 views
Notes
Transcript
antes da gente entrar no texto em si, vamos olhar primeiro para algumas perguntas, e vamos tentar responde-las, primeiro o que é um discípulo? temos várias respostas pra isso dentre elas alguém que segue, ou alguém que aprende de outro. próxima pergunta nos cristãos somos chamados a ser discípulos de quem? mas afinal quem é Jesus ? ou melhor o que ele veio fazer aqui na terra?
a resposta disso é bem pois somos diariamente apresentados a um Jesus que não é o Jesus bíblico, somos apresentados a uma figura de Jesus que não é apresentada na bíblia, por exemplo somos apresentados ao Deus malvado que condena que teve um filho bondoso chamado Jesus e que ele morreu e Já salvou todas as pessoas do mundo e que agora estamos tranquilos porque Jesus já fez todo o trabalho e não importa o que a gente faça no fim vai ser o céu, ou então somos apresentados ao Jesus do mérito que você só será salvo se fizer alguma coisa. mas esse não é o Jesus da bíblia cristo veio a terra com um simples proposito, Glorificar a Deus.
sendo assim eu e você como discípulos de cristo devemos seguir o mesmo caminho que Jesus e glorificar a Deus.
agora vamos observar o texto de
Lucas 9.57-62
Lucas 9.57–62 NVI
57 Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: “Eu te seguirei por onde quer que fores”. 58 Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. 59 A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. 60 Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”. 61 Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família”. 62 Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.
pra gente entender melhor essa passagem vamos aprender um pouco sobre o contexto da passagem, nesse momento Jesus eram apenas um jovem mestre que havia realizado alguns milagres e algumas pregações e com essa notoriedade jesus era seguido por uma multidão. e por essa ração ele atraia pra si todo o tipo de pessoas, isso incluíam, homens, mulheres doentes, além de romanos, fariseus e pessoas que possuíam certas condições financeiras. e dentro desse grupo tinham pessoas que estavam la pelos milagres, outros concordavam com suas palavras, esperavam que partisse dele um movimento de revolta contra os romanos que eram o império dominante.
por esse motivo jesus coloca a prova as pessoas que estão o seguindo. olhando para o texto
Lucas 9.57-58
Lucas 9.57–58 NVI
57 Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: “Eu te seguirei por onde quer que fores”. 58 Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”.
temos a primeira pessoa esse homem vai até jesus e pede para seguir Jesus e esse responde de uma forma meio poética, sem falar claramente, mas o que Jesus esta dizendo a essa homem é, se você quiser me seguir e glorificar a deus você tem que esta disposto a passar por dificuldades, você tem que esta ciente de que você não vai ter conforto, que você não vai ter vida fácil nesta terra é isso mesmo que você quer ?
realmente estamos dispostos a largar todo o nosso conforto para glorificar a Deus ?
Lucas 9.59-60
Lucas 9.59–60 NVI
59 A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. 60 Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”.
agora nos vemos uma ação diferente da do primeiro caso nesso momento é Jesus que aborda uma pessoa no meio da multidão e a chama para segui-lo. essa pessoa responde com um questionamento que nos faz pensar. deixe-me primeiro sepultar meu pai ao ouvirmos isso sem entender o contexto temos uma visão bem literal como c o pai dessa pessoa estive morto naquele momento e ele a caminho do sepultamento o q é uma opção, mas existia outra possibilidade, pois na cultura Judaica era comum de que o filho so tivesse direito a herança da família após a morte do pai. então temos essas duas possibilidades para essa uma literal, e a outra cultural. pelo contexto Jesus estava na rua discursando por isso seria pouco provável de que um Judeu deixe-se seus deveres para ir ouvir um discurso de jesus. por isso a interpretação mais correta era que o homem estava falando, Jesus espere que meu pai morra e que eu consiga a sua herança para depois isso eu poder te seguir
então esse homem faz o que nos fazemos muitas vezes, nos sentimos e ouvimos o chamado de cristo para nossas vidas mas, dizemos espera eu me formar na escola, ou espere eu me casar, ou espere meu filho crescer. sempre damos uma justificativa para desobedecer esse chamado estamos mais preocupados em obedecer a normas culturais do que o chamado de proclamar o reino de Deus e sua glória.
Lucas.9 61-62
Lucas 9.61–62 NVI
61 Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família”. 62 Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.
nesse ultimo caso temos o mesmo do caso anterior Jesus indo ate o pecador para chama-lo para o seguir e ele responde espera que eu vá em casa despedir da minha família e Jesus responde para ele que quem põe a mão no arado não pode olhar para trás, provavelmente você já deve ter visto um arado talvez já tenha até usado um, mas pra quem não lembra o arado é uma ferramenta usada para revirar a terra e preparar ela para o plantio na época de Jesus o arado era colocado entre um ou dois bois fazendeiro viria logo atrás controlando o arado para que esse fizesse a linha mais reta possível no solo e logo atrás viria uma pessoa que estaria semeando o solo, muito provavelmente o filho ou a esposa desse fazendeiro. e se esse homem que estar semeando desvia os olhos do caminho que ele deve seguir muito provavelmente ele vai começar a fazer curvas e estragar o solo.
Jesus esta dizendo para aquele homem todo aquele que não serve o reino de Deus com total dedicação, não é apto para servir o reino, todo aquele que não faz o seu máximo que não esta 100% focado em sua missão não é apto.
Aplicação
para finalizar queria fazer 3 aplicações desafiando você, a ser um discípulo de Cristo, entendendo que ser discípulo de Cristo quer dizer que agora você tem a missão de glorificar a Deus. sabendo disso dentro do texto temos 3 aplicações em forma de 3 perguntas
primeira você está disposto a largar tudo que você tem, largar seu conforto para proclamar a gloria de Deus, calma não estou dizendo que você tem que viver em misseira, ou que tem largar tudo e se entregar 100% a obra, mas estou falando que a vida cristã não vai oferecer a você mordomias, a prioridade da sua vida não pode ser as suas coisas ou o seu conforto mas sim de glorificar a Deus.
segundo a sua cultura não pode ser mais importante do que a gloria de deus, com cultura eu quero dizer temor a homens você não deve ter medo de se posicionar, a sua posição deve ser sempre a que glorifique a deus e não a que a grade a essa cultura do mundo.
terceiro. você tem que esta esta sempre concentrado e focado em glorificar a Deus, sem olhar pra trás sem pensar em outra coisa devemos ser a Deus com dedicação total . antes da gente entrar no texto em si, vamos olhar primeiro para algumas perguntas, e vamos tentar responde-las, primeiro o que é um discípulo? temos várias respostas pra isso dentre elas alguém que segue, ou alguém que aprende de outro. próxima pergunta nos cristãos somos chamados a ser discípulos de quem? mas afinal quem é Jesus ? ou melhor o que ele veio fazer aqui na terra?
Related Media
See more
Related Sermons
See more