Encontros com Jesus

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

Introdução

Marcos 5.21–43 RA
21 Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do mar. 22 Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés 23 e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. 24 Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o. 25 Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia 26 e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, 27 tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. 28 Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. 29 E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. 30 Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? 31 Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? 32 Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. 33 Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. 34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal. 35 Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? 36 Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. 37 Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João. 38 Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. 39 Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. 40 E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. 41 Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! 42 Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. 43 Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.
Uma criança de 12 anos e uma doença há 12 anos. Como era a sua vida 12 anos atrás?
12 anos atrás, no ano de 2007, o filme Homem Aranha 3 era lançado nos cinemas brasileiro. 12 anos atrás, um forte temporal arrastou um carro na avenida Orosimbo Maia, em Campinas, matando os dois jovens que estavam no veículo. 12 anos atrás, o Airbus A320 da TAM colidiu em um prédio no aeroporto de Congonhas provocando uma tragédia com 199 mortes...
12 anos atrás… Neste episódio que acabamos de ler, o coração de Jairo era tomado por uma alegria extravagante, afinal de contas, a sua filha nasceu, Jairo se tornou pai! Em contrapartida, naquele mesmo ano, essa mulher narrada no texto havia feito um exame de rotina e recebeu um diagnóstico nada agradável. O médico lhe dissera: “Mulher, você tem uma doença crônica”.
O abalo, a tristeza e uma angústia avassaladora invadem o coração daquela mulher. 12 anos se passaram… 12 anos depois, Jairo está desesperado com a sua filha à beira da morte, e essa mulher enferma havia esgotado todas alternativas da medicina para tratar sua doença... Um pai desesperado e uma mulher impura, ambos se encontram com Jesus e se prostram diante do seus pés… Nesta manhã, eu quero refletir com vocês acerca do que os encontros com Jesus são capazes de fazer.

1. Encontros com Jesus Geram Expectativas

Jairo, um dos chefes da sinagoga se prostra aos pés de um carpinteiro Galileu. Isso é algo fora do comum. Em situações normais, um chefe da sinagoga jamais se curvaria aos pés de alguém como Jesus. Mas o desespero de Jairo é a explicação para aquela situação. Jairo é tomado pelo desespero, a sua filhinha estava para morrer. O desespero de Jairo o faz se prostrar diante de Jesus e implorar insistentemente para que Jesus colocasse as mãos sobre a sua filha. Por ser um dos chefes da sinagoga, Jairo deve ter visto ou ouvido Jesus em muitas ocasiões. Muito provavelmente, Jairo pode ter testemunhado milagres de Jesus. Por isso, Jairo tinha expectativas de que Jesus poderia mudar a situação de sua filha. Jairo tinha esperança de que Jesus poderia com um só toque curar a sua filha. Jairo tinha a expectativa de que por meio da Palavra de Jesus, a sua filha seria restaurada. Essas eram as expectativas de Jairo.
A narrativa nos mostra que Jesus e os discípulos caminhavam em direção à casa de Jairo, seguidos por uma multidão, mas durante o percurso acontece uma interrupção. Jesus é interrompido por outro encontro, dessa vez é uma mulher que sofria de uma doença crônica por doze anos. Há doze anos essa mulher sofria nas mãos dos médicos gastando todo o seu dinheiro e esgotado todas alternativas da medicina. Há doze anos essa mulher era considerada cerimonialmente impura. Há doze anos essa mulher vivia como uma marginalizada… Mas quando essa mulher toma conhecimento da fama de Jesus, o famoso rabi que tinha poder para curar pessoas, uma nova esperança invade o seu coração. A oportunidade de ter um encontro com Jesus e tocar no manto dele, geram expectativas nessa mulher. Essa mulher tinha expectativas de ser curada, de ser restabelecida na sociedade e poder viver uma vida digna.
Aplicações
Todos nós criamos expectativas. Nós esperamos algo de Deus. Nós esperamos que Deus faça algo em nossa vida, que Deus trabalhe em nosso caráter, que o casamento seja restaurado, que aquele diagnóstico perturbador seja curado… Nós temos expectativas de que ao sair do seminário, Deus nos dará um ministério extraordinário, com uma igreja bem estruturada e um rol de membros acima da média... Nós temos expectativas em torno de Deus.

2. Encontros com Jesus Evidenciam a Fé

A mulher enferma queria ser curada, mas não queria ser notada. Ela queria apenas tocar em Jesus e ir embora. Mas Jesus não permite isso, Jesus quer que essa mulher saia do anonimato. Muito provavelmente aquela mulher tivesse uma compreensão supersticiosa do poder de Jesus. Então, Jesus faz com que ela se identificasse para que ele pudesse dizer: “Filha, a tua fé te curou”. Ter um encontro com Jesus torna a fé evidente. Em outras palavras, Jesus estava dizendo: “Mulher, você foi curada por sua fé e agora tendo consciência disso, você está em um relacionamento comigo que transformará a sua vida!” Essa mulher deixou de ter uma fé baseada na superstição para uma fé pessoal em Jesus. O impacto desse encontro aperfeiçoou a fé dessa mulher.
Enquanto Jesus travava aquele diálogo com a mulher, Jairo recebe a notícia de que sua filha havia morrido. Aquilo que Jairo mais temia acontece: sua filhinha morreu. Jairo é tomado pelo desespero, o coração de Jairo é tomado por uma angústia avassaladora.
Mas Jesus não dá atenção para aquilo que os mensageiros estavam dizendo, ele fixa os olhos firmemente em Jairo e de maneira tranquila diz: “não temas, crê somente”. Em outras palavras, Jesus está dizendo: confia em mim, Jairo.
Por meio daquele atraso em chegar rapidamente até a menina, Jesus está intencionalmente lapidando a fé de Jairo. Não é fácil estar na situação de Jairo, não é fácil escapar do temor… Por meio dessa situação de desesperança, Jesus está forjando a fé de Jairo.
Aplicações
Muitas vezes Deus usa situações que nos roubam a esperança, que nos enchem de desespero e temor, com a intenção de forjar a nossa fé.
i.Talvez você esteja lidando com um diagnóstico terrível;
ii. A sua saúde física e emocional esteja abalada por alguma situação;
iii. Ou você esteja lutando contra as feridas da sua alma que têm se arrastado por muito tempo;
iv. Talvez o seu casamento esteja imerso em uma crise conjugal;
v. Talvez as suas finanças não estejam fechando no final do mês e o desespero tem tomado conta do seu coração;
Eu não sei qual é a dificuldade que você está enfrentando, mas eu gostaria de te encorajar nesta manhã. Não tenha medo, creia! A nossa história é repleta de encontros e desencontros… Ela pode trilhar o caminho da esperança ao desespero, mas ela também pode fazer um outro caminho, do desespero à confiança inabalável em Jesus. Não tenha medo, creia!

3. Encontros com Jesus Promovem Transformação

Os encontros com Jesus geram expectativas, evidenciam a fé e acima de tudo, promovem transformação. “A tua fé te curou”. Jesus não trouxe somente a cura física para aquela mulher, Jesus transformou a fé e a vida espiritual daquela mulher. Aquele encontro foi transformador, Jesus removeu a impureza daquela mulher. Ela deixou de ser marginalizada e rejeitada. Jesus a transformou numa discípula, e agora, aquela mulher passa a ter um relacionamento profundo com Jesus.
Diante do cadáver daquela pequena menina, Jesus senta, segura a mão dela e carinhosamente diz: “Talita cumi!”. Em outras palavras, Jesus está dizendo: “minha menina, é hora de levantar”. E ela se levanta. Jesus está enfrentando o inimigo mais implacável do ser humano, a morte. Por meio desse ato transformador, Jesus está dizendo: “Quando eu me encontro com você e por meio do meu toque, a morte nada mais é do que um sono”.
Movimento Cristocêntrico
Ao ressuscitar a filha de Jairo, Jesus estava anunciando o seu triunfo sobre a sua própria morte. Na cruz, Jesus marcou um encontro comigo e com você. Naquele madeiro ele satisfez a maior de todas as nossas expectativas: Ele nos salvou. Ele nos salvou de todas expectativas vazias e egocêntricas. Ele verteu o seu sangue naquela cruz por causa das nossas enfermidades. Jesus foi rejeitado, humilhado e esmagado, por amor a cada um de nós.
Quando compreendermos o que Jesus fez por nós naquela cruz, nós somos lavados por seu sangue e perdoados. Jesus cura a nossa hemorragia existencial, Ele nos tira da morte espiritual para nos levar a um relacionamento profundo com Ele. Embora sejamos completamente tortos e pecadores, nós somos pecadores amados por Deus, cuja a graça de Jesus redime a nossa história. A graça de Jesus transforma a nossa narrativa de vida.
Aplicações
Se nós fizermos uma reflexão dos últimos doze anos da nossa vida, será que perceberemos transformação?
i. no nosso relacionamento com Deus
ii. no nosso caráter
iii. na maneira como nos relacionamos com a nossa esposa, noiva, namorada, filhos, com a sua família, com as pessoas que o cercam
iv. Será que temos sido discípulos comprometidos com Jesus? Será que o nosso testemunho, hoje, aponta mais para Cristo do que 12 anos atrás?
v. Será que a nossa vida pública e privada são coerentes?
Os encontros com Jesus promovem transformação. É impossível continuarmos a mesma pessoa após o impacto do evangelho… Nós somos constrangidos pelo Espírito Santo a mudar o curso da nossa narrativa de vida.
Ilustração - Rodolfo Abrantes
Pensar em encontros transformadores, me vem à mente a vida de Rodolfo Abrantes, ex-vocalista da banda Raimundos. Questionado em uma entrevista ao programa Altas Horas da rede Globo, ele diz: “antes de ser alcançado por Jesus, eu estava sozinho, com uma vida louca, drogas a valer, balada todo dia, dinheiro na conta, agenda lotada de shows, cercado de mulheres e completamente infeliz. Mas em um determinado momento da minha vida, a minha esposa levou um grupo de senhoras para uma reunião de oração em casa, ali eu tive uma experiência com Jesus. Depois daquele momento a minha vida mudou, eu revi minhas prioridades. Se Jesus entregou a sua vida por mim, eu entrego a minha vida por ele. E por onde eu for, eu vivo para servi-lo”.
A vida do Rodolfo é transformada a partir desse encontro com Jesus naquela reunião de oração. Rodolfo Abrantes tem o seu coração transformado.
Os encontros com Jesus promovem transformação. É impossível continuarmos a mesma pessoa após o impacto do encontro com Jesus...

Refletir e Praticar

Para você pensar e considerar…
Diante dos encontros e desencontros da nossa jornada, qual postura você tem adotado? O seu coração tem sido tomado pelo temor e desespero diante de algumas situações que parecem não ter solução? Jairo e aquela mulheres tiveram suas expectativas satisfeitas por Jesus. Mas talvez Jesus não satisfaça todas as nossas expectativas, porém, ele continua sendo Deus e soberano sobre todas as coisas. Que tal você entregar nesta manhã todos os seus anseios a Deus e confiar integralmente no cuidado dele?
Quais são as áreas da sua vida que precisam ser transformadas pelo toque de Jesus? Qual é a hemorragia que tem causado tormento em sua vida? A graça maravilhosa de Jesus cura a hemorragia existencial do ser humano, transformando toda a sua existência. Quero desafiá-los a colocar diante de Deus as áreas da sua vida para que juntos, nós possamos experimentar uma verdadeira transformação em nossas vidas por meio da graça de Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more