Transforme Más Notícias em Atos de Coragem

A Igreja está em Quarentena?   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views

Tudo era pra ser alegria, seria apenas uma visita a terra prometida, uma olhada antecipada daquilo que Deus tinha prometido, afinal ninguém queria passar o resto da vida em um deserto. Mas, aqueles que foram enviados para animar o povo trouxeram más notícias e diante dos desafios futuros criaram uma situação de desespero e pavor. Mas, sempre existem aqueles que estão dispostos a enfrentar os desafios.

Notes
Transcript

Introdução:

Chegamos ao fim dessa série desafiadora, pelo menos para mim foi, uma vez que simplesmente de uma hora para outra tivemos que paralisar todas as nossas atividades.
Li algo em um livro lançado agora nesses dias de Pandemia escrito pelo N. T. Wrigth, ele fala da reação britânica e americana frente ao coronavírus. ele diz: Primeiro o vírus atingiu os chineses; mas não somos chineses e, de qualquer maneira, a china está longe. Além do mais, coisas estranhas (como comer pangolins) acontece por lá. Então ele atingiu o Irã; mas não nos preocupamos, visto que o Irã está longe e, de qualquer modo é um lugar muito diferente. Em seguida, atingiu a Itália, mas pensamos: “ora, os italianos são sociáveis, pessoas táteis; é claro que o vírus se espalhará por lá. Mas nós ficaremos bem”. Por fim chegou a Londres e Nova York… e de repente não existia mais qualquer espaço seguro no planeta.
Você imagina toda a agenda para este ano? Os FFC’s, nossa conferência de aniversário 50 anos da IBE, as atividades do Viva Esperança, as turmas do Casados para Sempre, o casamento coletivo. As agendas pessoais, casamentos cancelados ou adiados, eu mesmo tinha agendado uma viagem em comemoração aos nosso 24 anos de casados. Tudo simplesmente parou, ficar em casa, medo de adoecer, resitência a ir ao médico.
Caos completo, más notícias todo dia, negação da gravidade da doênça, desreispeito a vida. Caos no sitema de saúde, pessoas perdendo o emprego, pessoas depressivas, as vezes pensamos que estamos em um filme.
Nestes últimos dias, o desespero dos pastores para retornar suas reuniões presenciais, o medo de perderem seus membros, preocupação com arrecadações baixas, contas para pagar.
Todo este contexto nos levou a pensar sobre como poderíamos dar uma resposta a nossa própria comunidade, como fazer conviver juntas incertezas de futuro e esperança? Estaria a Igreja em Quarentena?
Começamos nossa biusca por respostas em Lucas 10, a primeira pista foi que aqueles que são discipulos de Jesus são movidos pela compaixão pelos que estão moribundos no meio das estradas. Aprendemos que nossa vocação sacerdotal e de serviço devem ser vividas também ou até muito mais fora do templo. Na semana seguinte, vimos que a dispersão dos irmãos por ocasiao da morte de Estevão (Atos 19) levou os discípulos a pregarem para os que não fossem judeus. Semana passada vimos que seguir a Jesus tem um preço, e este preço é a cruz.
Hoje gostaria de concluir nossa série lembrando de um episódio que marcou definitivamente a vida do povo hebreu; próximos a entrarem na terra que o Senhor havia prometido o povo decide enviar 12 homens para espiar a terra e comprovar o que Deus tinha prometido, o que se sucede a esse momento pode nos ensinar muito sobre, medo, desespero, perseverança e certeza. Vamos ler então Números 14.1-9

A Murmuração é a Declaração Pública que Fazemos em que Culpamos Deus Pelos Males Existentes ou que Virão (1-4).

Nova Versão Internacional 14.1 A Revolta do Povo

Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. 2 Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! 3 Por que o SENHOR está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito?” 4 E disseram uns aos outros: “Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!”

A murmuração nos transforma em seres dramáticos;
A murmuração aflora nossa raiva, perdemos a capacidade de seguir boas orientações.
A murmuração nos cega e nos faz olhar para os dias ruins do passado como coisa boa.

Entre a Multidão que Reclama Existem Aqueles que Vem os Desafios como Oportunidade de Cumprir a Missão (5-9).

Nova Versão Internacional 14.1 A Revolta do Povo

5 Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembléia dos israelitas. 6 Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes 7 e disseram a toda a comunidade dos israelitas: “A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. 8 Se o SENHOR se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. 9 Somente não sejam rebeldes contra o SENHOR. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o SENHOR está conosco. Não tenham medo deles!”

Moisés e Arão, a rebeldia do povo os coloca em desespero.
Josué e Calebe rasgam as veste em sinal de revolta contra a atitude do povo.
O que nos revela a fala de Josué e Calebe?
Aterra é boa - Tem coisa boa nos esperando no futuro
Uma questão de obediência é necessária para alcançar o objetivo
Quando eles dizem que não tenham medo, não estavam negando os dasafios que teriam, mas estavam afirmando que os problemas seriam menores que a coragem deles
A confiança deles não se baseava na própria força que tinham, mas na certeza que Deus estava com eles.

Conclusão:

Você já deve saber a conclusão dessa história não é verdade? Ali mesmo Deus castigou o povo a peregrinarem 40 anos no deserto até que a geração de 20 anos para cima que saiu do Egito morresse toda. Mas, o fim de Josué e Calebe foi outro:
Nova Versão Internacional 14.26 O Castigo do Povo

29 Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. 30 Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. 31 Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram.

Então posso concluir dizendo o seguinte, A GREJA ESTÁ EM QUARENTENA? Não meu irmão a igreja nem o povo de Deus ao longo da sua vasta história esteve em quarentena. Tudo o que Deus fez com seu povo teve o propósito de transformar sua gente em paradígma para o mundo. Nestes dias a igreja do Senhor nunca foi tão necessária. O povo de Deus está sendo chamado para ir a guerra contra um inimigo que tem destruído a nossa existência, o pecado, a idolatria dos nossos dias. Vamos marchar em vitória pois é certo que nosso Deus está conosco.
Related Media
See more
Related Sermons
See more