Pregação_Efésios 1.3-6: Benção de uma Nova Identidade
Exposição de Efésios; Benção Espirituais em Cristo • Sermon • Submitted
0 ratings
· 20 viewsDescrição das bençãos espirituais recebidas em Cristo
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Muitas vezes em nosso cotidiano nos sentimos desanimados, frustrados, fracos. Especialmente nesse tempo de COVID 19 em que muitas pessoas tem estado apavoradas, com medo e perdendo pessoas próximas, sejam elas parentes ou amigos. Percebemos o quanto é de fundamental importância termos consciência de quem nós, cristãos, somos e aquilo que já recebemos na pessoa bendita de Jesus Cristo.
Paulo escreveu a carta aos Efésios enquanto estava preso por volta de 60 D.C em sua primeira prisão sem uma perspectiva de ser solto e o seu público além da tristeza de saber que ele não tinha liberdade, aquele que evangelizou muitos deles e fundou aquela comunidade, ainda sofriam intensas perseguições.
A carta de Efésios pode ser dividida em duas partes 1-4.1 e 4.1-6. A primeira parte é teórica e revela os privilégios que temos em Cristo enquanto a segunda parte que começa com “viver de acordo com a vocação” ele descreve a reação adequada a esses privilégios que temos em Cristo enquanto igreja.
Era uma igreja formada por gentios e judeus e parece que Paulo destaca quem somos em Cristo para mostrar como Deus em sua soberania conduz a história e a desenvolve e como partindo do povo judeu em Cristo forma com os gentios um único povo que é formado pela fé no messias.
Assim podemos dizer que a primeira parte da carta serve para nos encorajar e evidenciar a nosso privilégio e posição em Cristo que nos ajuda e vivermos o dia a dia para Cristo no mundo independente das circunstâncias.
Paulo destaca as bençãos espirituais que temos na pessoa bendita de Cristo que nos sustentam em tempos de crise mundial ou pessoal. Essa noite gostaria de destaca a primeira dessas bençãos
Paulo começa lembrando os cristãos judeus quem eles são em Cristo Jesus, definindo a sua identidade como escolhidos para a santidade e predestinados a filiação em Cristo não mais uma filiação nacional.
Destacando a mudança de paradigma para os judeus que pertencem a igreja.
Escolhidos em Cristo antes da Criação do Mundo para Santidade (4)
Escolhidos em Cristo antes da Criação do Mundo para Santidade (4)
Paulo inicia a sua argumentação destacando as benção adquiridas pelos judeus o povo da Antiga Aliança. E afirma que em Cristo foram escolhidos antes da criação do mundo para a santidade, ou seja, ser um povo diferente e irrepreensível.
Assim o que marca o seu povo na Antiga e na Nova Aliança é uma vida diferente que só é possível porque é um povo escolhido desde a eternidade.
Ilustração
Ilustração
A Prata purificada.
A Prata purificada.
Um grupo de mulheres estudava o livro de Malaquias quando, no Capítulo 3, elas se depararam com um assunto do qual nada sabiam: “E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata…”
Este verso as deixou intrigadas, pois elas não conseguiam entender seu significado quanto ao caráter de Deus. Uma delas, porém, se ofereceu para tentar descobrir como se realizava o processo de refinamento da prata, até a próxima reunião.
Entrou em contato com um ourives e marcou horário com ele. Não disse-lhe o motivo da sua curiosidade, mas, ainda assim conseguiu convencê-lo a deixá-la presenciar seu trabalho com a prata.
O homem colocou um pedaço do metal sobre o fogo e o aqueceu. Explicou que no processo de refinamento devia-se manter a prata no meio do fogo, onde as chamas eram mais quentes, de forma a queimar todas as impurezas.
Ela perguntou se era verdade que ele tinha que se sentar em frente ao fogo enquanto a prata estivesse sendo refinada. O ouvires respondeu que sim, pois tinha queficar olhando o tempo todo para a prata, para evitar que ela fosse destruída pelo fogo.
A mulher, então, perguntou: “Como você sabe quando a prata já está purificada?”.
“Ah! é fácil, respondeu o ourives, quando eu vejo a minha imagem nela”.
Predestinou em Amor para Adoção por meio de Cristo por sua vontade e para sua glória (5-6)
Predestinou em Amor para Adoção por meio de Cristo por sua vontade e para sua glória (5-6)
A este povo não apenas escolheu como também deu um destino, uma direção. Eles em Cristo foram adotados. Agora não são mais órfãos, mas filhos e esta filiação foi feita em amor por meio do filho.
Em Cristo Jesus somos irmãos, filhos e herdeiros do Reino de Deus. Nossa filiação revela que nossa origem, terra e expectativa não deve vir das coisas daqui, mas de nossa família que é formada em Cristo Jesus por meio do qual Cristo nos adotou.
O propósito da escolha para a santidade e a predestinação para sermos filhos de Deus não tem qualquer valor em nós. O objetivo ultimo dela é a glória de Deus
Ilustração
Ilustração
Debbie Moon, professora do primeiro ano, estava com seus alunos vendo a fotografia de uma família. Na foto, um menininho tinha o cabelo de cor diferente da dos outros.
Uma das crianças, Jocelyn, achou que ele era diferente porque devia ter sido adotado, e disse: “Eu sei tudo sobre adoção porque eu sou adotada.”
“O que quer dizer ser adotado?”, perguntou uma outra criança.
“Significa,” disse Jocelyn, “que você cresceu no coração de sua mãe em vez de crescer na barriga dela.”
Valores Eternos
Valores Eternos
Em Cristo fomos eleitos antes da criação com o propósito de sermos um povo diferente
Somos herdeiros e irmãos em Cristo
Fazemos parte da família de Deus
Adoção é por meio de Cristo não tem outro meio
A nossa identidade, nacionalidade e valor está em quem somos em Cristo
Uma nova identidade em Cristo, Filho e separado, é uma das bênçãos da Nova Aliança
A glória de Deus é a finalidade da identidade
Conclusão
Conclusão
Não importa o momento que vivemos, seja no âmbito pessoal ou mundial. Ainda que Deus decida não fazer mais nenhum milagre na história ou em minha história eu tenho motivos suficientes para confiar a adorar a Deus pelas bênçãos que já recebi.
Rito de passagem Cherokee
Rito de passagem Cherokee
O pai conduz o filho pela floresta sombria no final da tarde, sobe a montanha com ele, venda-lhe os olhos e o deixa sozinho. Rito de passagem Cherokee
O menino se assenta e passa a noite sozinho, na mais absoluta escuridão.
Se quiser ser aprovado, ele não pode remover a venda até o dia amanhecer. Também não pode chorar nem gritar por socorro.
Se ele aguentar a noite toda, será considerado um homem. E, como os outros que vieram antes dele, não poderá contar a sua experiência aos próximos candidatos, porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. Ele, naturalmente, está amedrontado.
O seu medo o faz ouvir toda espécie de barulho. Animais selvagens podem estar por perto. Talvez índios de uma tribo adversária o encontrem e o matem. Os insetos vão atormentá-lo. As cobras lhe causam terror. Ele terá frio, fome e sede. O vento sopra e até o solo parece se mexer. Tudo lhe parece ameaçador, mas ele não remove a venda .
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem. É o rito de passagem cherokee da infância à fase adulta.
Finalmente, após esta noite horrível, o sol aparece e o menino pode remover a venda. E vê, então, seu pai sentado ali por perto, cuidando dele a noite toda.
A maturidade da fé para passar por momentos difíceis não vem quando estamos prontos para vencer a todos os inimigos, mas quando percebemos quem nós somos em Cristo Jesus e por mais que a noite seja sombria e eu não seja capaz de enxergar nada eu sei que o Pai está ao meu lado.
Em Cristo fui escolhido para a santidade, e adotado para a glória de Deus
Em Cristo fui escolhido para a santidade, e adotado para a glória de Deus