A Semeadura
Sermon • Submitted
0 ratings
· 22 viewsNotes
Transcript
A Semeadura
A Semeadura
Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
Paulo aqui se dirige aos Gálatas, as igrejas plantadas nessa região, e, nesse último capítulo, após iniciar falando de nossa responsabilidade de apoio e suporte mútuo.
Ele extende um pouco mais o assunto e relaciona com um princípio da palavra de Deus, a lei da semeadura.
Deus desde o início, estabeleceu leis que regem toda a vida humana e todo o universo. Nosso Deus é um Deus em que não há mudança ou sombra de variação Tg 1:17
e as leis são da mesma forma, firmes e constantes.
Mesmo que muitos possam chamar de lei da natureza, essa nada mais é do que a lei de Deus.
Quem planta, colhe. Mesmo que vc nunca tenha passado por esse trecho da bíblia, vc já ouviu essa frase, não é?
Quem planta vento, colhe tempestade. Já ouviu essa?
Por mais tecnologia que tenhamos hoje, não há outra forma de alimentos, saudáveis, para nosso fortalecimento…não há outra forma para que tenhamos nosso alimento a não ser seguindo essa lei. Plantando e Colhendo.
Jesus utiliza e ilustra a pregação do evangelho utilizando a lei da semeadura - Mat 13 onde Ele conta a parábola e explica na sequência o seu significado.
Em todos os exemplos bíblicos e se aplicarmos às nossas vidas há sempre 3 personagens principais nesse processo de Semeadura.
1 - O semeador
2 - A semente
3 - O solo
O Semeador.
Para que se tenha uma colheita, é preciso ter alguém disposto a lançar as sementes. Jesus chama o Pai de o Agricultor, vejam a importancia desse pessoa que é responsável por definir as sementes, o solo, acompanhar o crescimento.
No texto de Gálatas, o semeador é o próprio homem, somos eu e você. Eu não sou um exemplo de semeador, mas já plantei sim algumas coisas. Creio que vc tbm, nem que tenha sido um feijão em um copo como atividade da escola, não é?
Lembro que minha última semeadura foi de um pé de Acerola! Que maravilha, não é?
Peguei umas sementes de um irmão da igreja, escolhi um pedacinho de terra na frente da casa da minha mãe e plantei. Não deu muito tempo sai um pésinho e depois de um tempo, vieram os frutos. Era acerola que não acabava mais!! Quem tem, sabe o quanto rende!
Mas qual é a lição aqui? Se não há um semeador, não há colheita.
Eu e você temos a oportunidade de semear constantemente e, depende de nós o quanto e como estaremos semedando.
O texto diz -
Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (Gl 6.8). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Em 2 Cor lemos:
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 9
E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará.
Ou seja, é uma responsabilidade nossa sermos esse semeador.
Isso representa estar disposto a semear no tempo certo e da forma correta.
Curioso como os tempos de semear, são duros. Vc já parou pra pensar nisso?
Geralmente a plantação é feita antes dos períodos de chuva. Isso pode significar plantar debaixo do sol, ficar com as mãos doloridas, caleijadas, talvez o corpo dolorido.
Então meus irmãos, a realidade é que em muitos momentos, na maioria deles, a semeadura será feita nos tempos de dificuldade.
E para nós que estamos em meio a uma das maiores dificuldades da nossa história? Esse é o tempo de semear!!!! Não podemos perder tempo e precisamos semear agora!
2 - A semente
Meus irmãos, outro item fundamental nesse processo é a semente!
Que semente nós vamos plantar? Como o texto diz, semente da carne, ou do que é material, isso é o que devemos colher. Mas podemos e devemos optar por semear para o Espírito, para colhermos frutos que vão para a eternidade!!
Lembremos dos frutos do Espírito -
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 5
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
É o que podemos chamar de boa semente. O Pr André em outra mensagem comentou coisas que devem ocupar nosso pensamento:
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 4
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento
Nestes tempos de dificuldade que estamos passando. Que sementes vc tem escolhido para plantar? Essas boas ou outro tipo de semente? Tristesa, Angustia, Reclamação, Discórdia?
3 - O Solo
O solo tbm vai determinar se essa semente vai crescer e desenvolver ou não. Jesus em Mat 13 fala sobre os solos para o evangelho.
Como está o solo do nosso coração para semear as coisas boas do Espírito?
Será que esse solo precisa ser melhorado com a palavra e oração?
Por fim meus irmãos. Cabe a nós fazermos uma análise de nossas vidas.
O que vivemos hoje é resultado da semeadura feita há tempos atrás.
Se vc chegou até Cristo, é resultado da semeadura de alguém.
Como estamos com nossa família, é resultado do que semeamos há um tempo atrás em nossos relacionamentos.
E o alerta para nós é....Que tipo de colheita queremos ter no futuro? Essa colheita depende da nossa semeadura Hoje!!
Que possamos não perder tempo, estarmos dispostos a semear, mesmo em meio a dificuldades, semear boas sementes e preparar o solo para receber essa semente e proporcionar o crescimento.