Pregação_Efésios 1.7-12: Benção da Salvação (Não Finalizada)
Exposição de Efésios; Bênçãos Espirituais em Cristo • Sermon • Submitted
0 ratings
· 13 viewsDescrição da segunda bênção espiritual em Cristo que é a salvação
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
No dia a dia muitas vezes temos dúvidas, frustrações e decepções e nos preocupamos tanto com aquilo que desejamos que esquecemos de olhar para o que nós já temos. Paulo preso por Cristo para incentivar a igreja que sentia a sua falta relembra-os de quem eles são em Cristo e daquilo que eles já receberam.
Ao olharmos para o livro de Efésios é interessante perceber que Paulo começa afirmando que somos abençoados com toda a sorte de bênção espirituais (1.3), depois descreve a nova identidade em Cristo (1.4-6).
Após a definição da identidade de seu povo em Cristo ele destaca as benção recebidas por meio dessa identidade que é a salvação.
Redenção pelo sangue (7)
Redenção pelo sangue (7)
Não há outro meio, ainda olhando para a nação judaica, parece aqui que Paulo desestrutura as suas expectativas e retoma a imagem do sacrifício e das instituições cerimoniais. Nada disso traz a salvação, mas o sangue de Cristo é mais do que suficiente e a única coisa que é eficiente na redenção (compra) ecoando, quem sabe, as ideias de Hebreus sobre a superioridade de Cristo sobre sacerdócio, sacrifício, templo e cidade. Assim Paulo destaca o poder de redenção que tira do poder do pecado e traz para a graça de Cristo o sangue precioso que nos redimiu.
Ilustração
Ilustração
Perdão de Pecados de acordo com sua graça (7-8)
Perdão de Pecados de acordo com sua graça (7-8)
A consequência dessa redenção é o perdão de pecados definitivos por meio da graça de Cristo, que ainda que não mereçamos, nos deu em Cristo e o fez por sua graça e sabedoria. Ainda que não saibamos a razão Ele sabe. Desse modo Cristo aquele que nos deu uma nova Identidade na Nova Aliança o de filho escolhido e santificado é aquele que nos comprou sem que merecêssemos em sua graça e sabedoria e purificou perdoando nossos pecados.
Cumprimento do Propósito Redentor revelado na História na Plenitude dos Tempos (9-11)
Cumprimento do Propósito Redentor revelado na História na Plenitude dos Tempos (9-11)
Desse modo paulo revela o que alguns teólogos chamam de o “centro da escritura” que é o mistério revelado, ou seja, o fazer convergir todas as coisas em Cristo sejam elas terrenas ou espirituais, a plenitude dos tempos. Paulo destaca que Deus em sua soberania conduziu a criação, queda, redenção e consumação de acordo com seu plano. Antes da criação já tinha tudo planejado e a pessoa e obra de Cristo é o centro e o ápice da história da salvação. A criação destruída pelo pecado é redimida por Cristo, que vem do povo eleito na Antiga Aliança, para formar o povo da Nova Aliança e restaurar plenamente todas as coisas.
Ilustração
Ilustração
O propósito da Benção da Salvação é Viver para Glória de Deus (12)
O propósito da Benção da Salvação é Viver para Glória de Deus (12)
O propósito ultimo da salvação não é uma necessidade de Deus por relacionamento, mas a sua glória. A salvação tira o foco do homem e coloca na pessoa do próprio Deus que em sua graça cria todas as coisas, ainda que não precisasse e ainda restaura após a queda de modo soberano e gracioso. A glória de Deus é o propósito último da criação e o motivo da obra de Cristo na restauração não apenas do homem, mas de toda a criação.
Ilustração
Ilustração
Princípios Eternos
Princípios Eternos
Fomos comprado por um alto preço o sangue de Cristo
Estamos perdoados definitivamente em Cristo o cordeiro de Deus plenamente cumprido na Nova Aliança Cristo é o cumprimento da Antiga Aliança e o agente da redenção
A obra de Cristo é a maior benção que poderíamos receber
A redenção e perdão é a outra benção da Nova Aliança
A obra da redenção tem como finalidade a glória de Deus
Deus se revela e conduz a história de acordo com seus propósito e para a sua glória
Um Deus que não é pego de surpresa e conduz a história tem o melhor pra mim e é digno da minha confiança
Jesus é o meio pelo qual os Cristãos enxergam a história e o mundo
Deus não foi pego de surpresa, a criação, queda, redenção por meio de Israel e posteriormente se cumprindo em Cristo caminhando para a consumação é parte do plano redentor e soberano de Deus
Conclusão
Conclusão