Revelação
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Texto: Hebreus 1:1-3
Texto: Hebreus 1:1-3
Objetivo: (1) Realizar um introdução ao livro de Hebreus para o restante da série; (2) Apresentar o caráter superior de Cristo em todo livro e (3) Motivar o estudo dessa exortação durante as próximas semanas.
Objetivo: (1) Realizar um introdução ao livro de Hebreus para o restante da série; (2) Apresentar o caráter superior de Cristo em todo livro e (3) Motivar o estudo dessa exortação durante as próximas semanas.
Proposição: Cristo é a revelação exata, superior e completa.
Proposição: Cristo é a revelação exata, superior e completa.
Contexto:
Contexto:
Uso óculos a muito tempo, desde 7 anos de idade, tenho miopia, e ela tem sido uma cruel parceira a longa data, todo ano ela aumenta um pouquinho. Se você usa ou já usou óculos vai entender bem essa ilustração. Minha esposa, na gravidez do Isaac, estava sentindo fortes dores de cabeças, um dia conversei com ela, vendo alguns sinais perguntei se ela estava enxergando bem, ela disse que sim, estava vendo perfeitamente e com alguma pressão aceitou ir a um oftalmologista e ver como estava sua visão. Descobriu que precisava de óculos, não acreditou, fico muito triste enquanto dava as boas vindas ao estimado grupo dos 4 olhos e encomendava a carteira de membro dela em uma ótica. Ao buscar os óculos com ela pude ver a mesma cena que presenciei várias vezes em minha adolescência, “meu Deus, isso é impossível, como eu não estava vendo aquilo?”
As vezes só conseguimos perceber quão ruim está nossa visão ao trocarmos nossas lentes. As vezes só conseguimos perceber quão pouco sabemos sobre um assunto ao nos aprofundarmos nele. Existe uma diferença entre ver e enxergar, ver está ligada a ideia de aprofundar sua visão sobre o objeto visto e analisá-lo mais de perto. Já enxergar é apenas olhar sem avaliar com mais cuidado aquilo que se está enxergando. Muitas pessoas passando a vida enxergando, porém sem ver realmente o que está iante delas. Existe também diferença entre escutar e ouvir, “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” deixa bem claro que posso ouvir sem escutar. Ou seja para ver realidades espirituais ou ouvir a voz de Deus, precisamo mais do que apenas olhos ou ouvidos funcionando.
Assim, pois, como diz o Espírito Santo:
Hoje, se ouvirdes a sua voz,
não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,
Começaremos hoje um estudo que durará as próximas semanas, baseado em Hebreus, durantes as últimas duas semanas me debrucei sobre esse livro e descobri muitas coisas interessantes que gostaria de compartilhar com vocês.
Descobri que muita gente evita o livro de Hebreus, por isso acaba se afastando de uma ajuda espiritual prática. Outros não leem Hebreus por que tem um certo medo, os puxões de orelhas em Hebreus podem causar mal-estar. Outros o acham difícil demais para se estudar na Bíblia.
Com certeza o livro tem muitas verdades profundars, mas a mensagem geral do livro é bem clara e não podemos passar esse livro por alto na Bíblia.
Quando falamos de Hebreus já nos lembramos do seu capítulo mais famoso. Qual? Hebreus 11, o mais curioso é que esse capítulo isolado não consegue refletir o propósito do livro, o verso mais famoso de Hebreus? Os três primeiros, a introdução desse sermão.
Para iniciarmos nossos sermões nessa carta, gostaria de trazer aspectos gerais que servirão de base para nossa meditação, mas também para nosso enriquecimento espiritual.
Corpo
Corpo
1. Escrito com propósito
1. Escrito com propósito
O livro de Hebreus é um dos escritos mais cuidadosos do NT.
A. SUPERIOR
A. SUPERIOR
A palavra SUPERIOR aparece 13 vezes, conformo o autor vai mostrando a superioridade de Cristo e de sua salvação.
Cristo é demonstrado como superior aos anjos,
tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.
trazendo uma esperança superior,
(pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.
sendo mediador de uma aliança superior baseada em promessas superiores.
Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.
Por isso acredito que o nome superior é bem próprio a nossa série. Pois Cristo é superior.
B. PERFEITO
B. PERFEITO
Outro termo que aparece muitas vezes em Hebreus também, é o termo PERFEITO. No original essa palavra aparece 14 vezes. Dando a ideia de que temos uma posição perfeita diante de Deus. Uma perfeição que não poderia ser alcançada por meio de sacerdotes,
Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
pela Lei
(pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.
nem mesmo por sacrifícios
Ora, visto que a lei tem sombrados bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.
Jesus Cristo entrega-se como oferta pelos nossos pecados e assim
Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.
Ele nos faz perfeitos, e assim devemos continuar, essa é a linha de Hebreus.
C. ETERNO
C. ETERNO
A terceira palavra importante do livro,
e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,
por meio de sua morte
não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
compartilha conosco
Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança,a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança,recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
Seu trono é para
mas acerca do Filho:
O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre;
e:
Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.
Ele é sacerdote
como em outro lugar também diz:
Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.
Ao unirmos essas três palavras no livro de Hebreus conseguimos ter a noção de que o que temos em Cristo é SUPERIOR a qualquer outra coisa que possamos experimentar nessa terra, pois o que Ele nos oferece é ETERNO, além de nos colocar em uma posição PERFEITA diante de Deus.
Os leitores de Hebreus passavam por momentos difíceis, provavelmente quando esse livro foi escrito, o templo ainda estava de pé, e as cerimonias continuavam ocorrendo, assim como hoje talvez alguns de vocês encontrem os locais antes de vocês conhecerem a Bíblia e a vontade de Deus abertos e funcionando. Muitos estavam tentados a voltar para o passado, escaparem da angustia momentanea, do sofrimento presente.
No caso do livro de Hebreus, essas pessoas eram a segunda geração de Cristãos, eles foram levados a Deus por outros que conheceram Jesus
como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Eles eram cristãos de verdade
Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstoloe Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,
, não eram falsos convertidos. Eles tinham sofrido perseguições
Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos;
ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados.
Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.
e mesmo assim continuaram firmes
Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.
Mas ainda assim estavam sendo enganados por falsos mestres
Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam.
e estavam correndo o risco de esquecer tudo que haviam aprendido
Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida,imitai a féque tiveram.
O mais triste em tudo isso é que esses cristãos estagnaram espiritualmente e corriam o grande risco de voltarem, retrocedendo no cmainho da salvação.
Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
Alguns não se importavam mais com os cultos
Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
E não estavam mais progredindo espiritualmente
Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo,deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus,
O autor pergunta a eles, como vocês podem voltar a sua antiga religião? Parem e reflitam sobre tudo que vocês aprenderam sobre Jesus e sua vontaed. Ele é superior a tudo que vocês haviam aprendido antes.
O livro de Hebreus fala sobre a pessoa e a obra de Jesus, o filho de Deus.
Quando entendermos tudo que temos nEle e por meio dEle, não desejaremos outra qualquer pessoa ou coisa!
Nós precisamos ouvir hoje a mesma mensagem que foi dada ao primeiros leitores de Hebreus, precisamos ser lembrados de quão real é nossa religiã, nossa esperança, nossa fé quão valiosa e extraordinária ela é.
Talvez, talvez, se entendermos quão grandiosa é a salvação, se formos capazes de ver quão extraprdinária ela é, então deixaremos de ser mornos. Poderemos nos reerguer e olhar diretamente para o mundo, sabendo com toda certeza quem nós somos e o que nós nos tornaremos.
2. Escrito para apelar
2. Escrito para apelar
Hebreus está junto com as cartas, mas não se define assim. O próprio autor a chama de exortação
Rogo-vos ainda, irmãos, que suporteis a presente palavra de exortação; tanto mais quanto vos escrevi resumidamente.
Essa palavra tem o sentido de encorajar no original. O livro foi escrito para te dar coragem. Para te consolar, estando ligada ao termo Consolador em João 14.16.
O livro de Hebreus não foi escrito para assustar, ou para nos confundir, ele foi escrito para nos encorajar, consolar, nos ajudar a continuarmos firmes, nos lembrando quão superior e acalentador é o nosso Jesus.
O livro de Hebreus começa com a declaração importante
Não é a toa que uma das imagens mais vivas em Hebreus é ideia de peregrinos, somos peregrinos nessa terra, precisamos olhar para a terra prometida, assim como Abraão, se quisermos chegar em algum lugar.
O livro de Hebreus tem 5 apelos muito claros, que veremos nos próximos sermões.
3. Escrito para nos auto-examinarmos.
3. Escrito para nos auto-examinarmos.
A pergunta central que fica conosco após uma leitura atenta de Hebreus é “em que tenho depositado minha fé? em que tenho depositado minha esperança? em que tenho depositado minha confiança?”
Esse sermão foi escrito em um momento crítico para aqueles cristãos judeus, o templo ainda estava de pé, eles sofriam com problemas internos e externos, a perseguição era árdua e a tentação para voltar a antiga religião, grande.
Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra,muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte,
aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo:
Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu.
Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.
Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;
porque o nosso Deus é fogo consumidor.
Vivemos em circunstância bem diferentes de maneira, porém estranhamente parecidas. Deus está abalando todo nosso mundo, Deus está esperando de nós uma postura inabalável diante dele, diante de toda essa mini-sacudidura espiritual que estamos vivendo, ele espera que fiquemos inabaláveis.
As pessoas ao nosso redor parecem estar apoiadas em andaimes e não em alicerces sólidos. Muitos estão percebendo que contruiram suas vidas sobre a areia e não sobre a rocha.
Muitos até hoje tinham depositado sua confiança no dinheiro e se viram perdendo tudo ou parte de tudo do dia para noite. Outros em planos e projetos, a mesma coisa, outro em seus empregos, e por aí vai.
Deus continuará abalando nossa sociedade, os andaimes cairão por terra, talvez só aí alguns descubram que só podem confiar na Palavra de Deus.
Deus deseja que nosso coração esteja
Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam.
Confirmado - aparece 8 vezes em Hebreus, dando a ideia de estarmos fundamentados, de pé, com firmeza. Estando fortes, confiando, sustentados, permanentes.
O ponto chave aqui da mensagem de Hebreus é:
“Você pode permanecer firme mesmo quando o mundo está desmoronando!”
Temos um reino
Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;
A palavra de Deus é
Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,
Nossa esperança é
a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu,
Hebreus nos leva a pensar qual o real alicerce da nossa fé?
4. Escrito com os olhos no futuro.
4. Escrito com os olhos no futuro.
Esse livro tem os olhos apontados para o futuro
Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;
Aguardando por promessa futuras e por uma herança que ainda não possuímos.
Afinal, somos
Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
Esse é um dos motivos pelos quais Deus abala tudo ao nosso redor. Ele deseja que nos desprendams de tudo desse mundo e paremos de depender delas.
Deseja que concentremos nossa atenção no mundo porvir. Isso, como já expliquei em outro sermão, não significa que devemos nos concentrar tanto no séu que nos tornemos inputeis na terra, ou indiferentes. Mas que não devemos nos apegar a esse mundo e devemos começar a viver em função de valroes eternos no mundo por vir.
Somos filhos de Deus e temos a promessa de uma recompensa futura, assim como Abraao e Moisés, nossas decisões hoje determinam nossas recompensas no amanhã.
Abraão obedeceu pois
porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.
Moisés abriu mão dos tesouros e prazeres do Egito pois
porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.
Vivendo no futuro eles foram capazes de vencer o presente.
Aliás, essa mesma atitude foi o que fortaleceu nosso Senhor Jesus Cristo
olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
A ênfase está na ideia de que: Não devemos viver em função daquilo que o mundo nos promete hoje! Devemos viver em função daquilo que Deus nos prometeu amanhã! Devemos ser peregrinos e estrangeiros, caminhando pela fé e não por aparências.
Essa carta não é para bebes espirituais que querem ser alimentados na boca e serem mimados
A esse respeitotemos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir.
Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.
Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
Nesse livro temos carne sólida, alimento pesado espiritual, ela exige dentes firmes. A ênfase de Hebreus não está no que Cristo fez na Terra (“leite”), mas sobre o que Ele está fazendo agora no Céu (“carne”). Ele é nosso sumo-sacerdote, supremos pastor,operando em nós e através de nós.
O livro de Hebreus apelas:
Você deve escolher seu mundo.
5. Escrito para Exaltar
5. Escrito para Exaltar
O ponto chave de Hebreus é a superioridade da pessoa e da obra de Jesus. Os três primeiros versos apresentam esse tema santo e sublime que vai reaparecer durante todo livro.
Seu propósito inicial é mostrar que Cristo é superior aos profetas, homens da mais alta estima por todos nós, e por todo povo judeu.
A. COMO PESSOA
A. COMO PESSOA
Em primeiro lugar, ele é superior como pessoa, pois ele é o prórpi Filho de Deus, não apenas um homem chamado por Deus. Ele é o prórpio Deus, pois a descrição de HEB 1.3 jamais poderia ser usada a um homem mortal. O “resplendor da glória” é uma referência a presença de Deus sobre a arca, a conhecida SHEKINAH, trazendo a ideia de que Cristo é a glória de Deus revelada.
B. COMO EXPRESSÃO
B. COMO EXPRESSÃO
Cristo é superior aos profetas em sua expressão, trazendo o caráter, a imagem de Deus em Si. Jesus podia dizer honestamente:
Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
C. EM SUAS OBRAS
C. EM SUAS OBRAS
Ele é superior aos profetas em suas obras, pois só Ele pode criar o Universo (v.2), só Ele sustentava as todas as coisas pela palavra do Seu poder (v.3)
Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
Cristo - Filho de Deus
Profetas - Homens chamado por Deus
Cristo - Filho único
Profetas - Muitos profetas
Cristo - Mensagem final e completa
Profetas - Mensagem fragmentada e incompleta
Conclusão
Conclusão
Sabemos e entendemos que a mensagem do AT e NT vieram de Deus; mas Jesus é a “última palavra” de Deus, no que se refere a revelação, Cristo é a fonte, o centro e o fim de tudo que Deus tem para dizer.
Além disso Cristo é superior aos profetas, pois tambpem é sacerdote. Sozinho ele faz a purificação dos pecados. Por fim, ele também é Rei, se assentando ao lado direito do Pai, a Majestade nas alturas, este é o lugar de honra.
Criador
Profeta
Sacerdote
Rei
Jesus Cristo é superior a todos profetas e servos de Deus que aparecem nas Sagradas Escrituras ou andaram sobre essa terra.
Observem a beleza disso, o Pai disse no monte da transfiguração:
Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
Jesus não estava sozinho naquele momento, os dois maiores profetas que já viveram nessa terra estavam ao lado dele, Moíses e Elias estavam ali, mas entre esses grandes homens, ainda assim, Jesus é Superior.
Ouça Jesus falando através do livro de Hebreus, escute ele lhe convidando a obedecer sua palavra,
Um apelo.