Os que Abandonam
Exortação • Sermon • Submitted
0 ratings
· 10 viewsExortação aos que abandonam a Deus e o convívio congregacional.
Notes
Transcript
At.1.21-26 (NTLH - “Abandonou”)
Introdução
1. Todo mundo abandona alguma coisa ou a alguma pessoa. Abandonar é algo que pode ser cometido por qualquer pessoa.
2. Abandonar é “deixar de lado”, “esquecer algo que vinha fazendo ou que vinha arquitetando”.
3. Há coisas que devemos abandonar e coisas que JAMAIS devemos abandonar.
Desenvolvimento
1. Devemos abandonar vícios, más companhias, maus pensamentos... Ef.4.25-31 contém uma lista razoável de o que devemos abandonar. Mesma lista é repetida em Cl.3.5-10.
2. No entanto, há coisas que JAMAIS devemos abandonar como:
a. nossa família (1Tm.5.8),
b. nossas responsabilidades assumidas (Ec.5.4,5),
c. nossa fé no Senhor Jesus Cristo (Hb.11.6)
d. nossa reunião com os santos (Hb.10.25),
e. nossa esperança de dias melhores (Hb.10.23),
f. nossa convicção de que Jesus é nosso único Salvador e Senhor (At.4.12),
g. nossa convicção de que a Bíblia é a Palavra viva de Deus para nossos corações e em todas situações (1Pe.1.23; Hb.4.12),
h. nossa firme esperança de que Cristo vai voltar (1Co.15.19 - ... só nesta vida...; 1Co.15.17 - ... se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé)...
3. O texto de At.1.21-26 nos conta a história de alguém que trocou sua fidelidade a Jesus e negou seu companheirismo para com seus colegas, os discípulos. JUDAS ESCARIOTES - traiu a Jesus, a seus colegas, e não teve outra saída a não ser buscar a sua própria morte através do suicídio (Atos 1.18).
O que faz uma pessoa tomar uma atitude dessa?
a. Interesses escusos e avessos à vontade de Deus.
b. Por esperar que alguém da Igreja faça algo diferente e atraente - coisa que nem mesmo o próprio faz!
c. Por inveja do trabalho que o outro irmão esteja realizando.
d. Maior interesse para as coisas deste mundo que as do Reino de Deus.
e. Afastamento da Palavra de Deus e do convívio com os salvos por Cristo.
f. Aproximação de pessoas com nenhum compromisso com a Verdade, com a Justiça, com Deus.
4. Quando abandonamos o Reino só nós perdemos. Deus levanta outros para ocupar o lugar que deixamos, porque o Reino de Deus não sofre solução de continuidade. É plano dele estender o seu reino – e o faz através de homens e mulheres que ele levanta para essa tarefa. Se somos chamados para essa construção, devemos realizá-la mediante a aplicação dos dons que Ele nos dá.
A função dos que estão no reino é testemunhar de Jesus não o abandonando, mas abandonando aquilo que o distancia da santificação, que o enfraquece a fé, que lhe arrebata o desejo de se alimentar com a Palavra de Deus, que lhe tira o desejo de ser útil no Reino.
O substituto de Judas deveria ser alguém assim, alguém que estivera com os demais durante todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre os apóstolos...seria testemunha da ressurreição (At.1.21-22 . Então, após orarem Deus indicou e escolheram a Matias.
Conclusão
Quando meditava neste texto, fiquei pensando naqueles que abandonam as fileiras do Evangelho e o convívio com os irmãos, ou até mesmo a sua comunidade, sua igreja, em busca de quaisquer outras realizações.
O reino sofre, a obra tende a parar quando alguém abandona o que “propôs” (ou no que pode) fazer. No texto: “quais as consequências” para Judas?
Como vivem hoje os que abandonaram a vida no reino de Deus? Mas pela sabedoria de Deus estes são substituídos. Não sejamos os que abandonam, mas os que se firmam ao lado de Jesus. Sejamos como Habacuque que, por mais provações que viessem ele ficaria firme e se alegraria no Deus da sua Salvação (Hc.3.17,18)
Podemos abandonar COISAS RUINS e COISAS BOAS. Abandonar coisas ruins é virtude, mas abandonar coisas boas é loucura!
Judas se torna em um excelente exemplo de alguém que praticou o abandono de algo tão nobre, tão especial, que lhe trouxe repercussão eterna – a perda da vida no seu sentido mais amplo – Atos 1.18.
Se você pensa em renunciar ao Reino, abandonar o convívio com seus irmãos, deixar seu lugar nas fileiras da liderança de sua igreja, reveja sua postura. Talvez esteja decepcionado com alguém. Esse alguém é gente como você e pode estar errado, ele precisa de suas orações, de sua compreensão...
Reveja seus comportamentos. Pode ser que com seu jeito de ser, de falar ou de responder tenha magoado alguém e agora esse alguém lhe causa repulsa... Perdoe-o! Busque perdão para ele e para você! Os dois são filhos do Reino e precisam da ação do Espírito Santo em suas vidas!!! Orem um pelo outro! Busque orientação de Deus e não abandone a seu irmão - nem a sua igreja!
ABANDONE... e rápido!!! ... tão somente aquilo que entristece o coração de Deus. Viva para Deus, sirva a Deus, alegre-se em Deus e com Deus.