1Tess 4.9-12 amor fraternal-bom testemunho dos de fora

1tess 4  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

9 No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; 10 e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais 11 e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; 12 de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.

PROGREDIR
DILIGENCIARDES
VIVER TRANQUILAMENTE
TRABALHAR
PORTEIS
DIGNIDADE
Paulo havia dado várias orientações a necessidade de uma vida de santidade, uma vida que não se amolda aos padrões do mundo. Uma vida zelosa quanto a santidade de Deus e as consequências de nossa comunhão com Ele.
imersos em um mundo que bebe promiscuidade, onde a prostituição e o sexo desregrado fora dos padrões bíblicos é cada vez mais comum e até regra entre as pessoas, nos cristãos somos convocados a andar na contra mão, levando em nossa vida, em nosso corpo o estandarte de “SANTIDADE AO SENHOR”.
TODA NOSSA VIDA PERTENCE AO SENHOR. Tudo que fazemos deve ser para glória do Senhor. Toda nossa vida, toda nossas atividades, tudo que fazemos, fazemos diante do Deus três vezes Santo de Isaias.
1Coríntios 10.31–11.1 RA
31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, 33 assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos. 1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Devemos buscar a glória de Deus diante do mundo em trevas. Isso é diferente de viver uma vida egoísta, buscando seus próprios interesses.
viver uma vida para a glória de Deus significa refletir em como cada atitude nossa, palavra, decisão, modo de viver, modo de trabalhar, modo de nos relacionar coma as pessoas, seja no trabalho, seja na família, seja na vizinhança, como tudo isso reflete nossa comunhão com Deus. É o contrário de uma vida egoísta, que só pensa em si, em, seus direitos, em suas vantagens, não é simplesmente tenho direito, é minha liberdade, antes é: “1 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.32 Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, 33 assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos. 1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

EM NOSSO TEXTO O ESPÍRITO SANTO CONTINUA NOS EXORTANDO A UMA VIDA ALTRUÍSTA, UMA VIDA QUE OLHA PARA FORA DE SI.
No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; 10 e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais
AQUELES IRMÃOS FORA INSTRUÍDOS PELO PRÓPRIO DEUS, NÃO ERA PALAVRA DE HOMENS, É UMA PALAVRA DE DEUS.
INSTRUÍDOS EM QUE?
“9 No tocante ao amor fraternal,”
precisamos levar em conta a importância do “AMOR FRATERNAL NA BÍBLIA”. Quem dera os pregadores de hoje falassem de maor fraternal, como falam de dizimos e ofertas.
muitos pensam que evidência de cristãos sadio é ser dizimista;
Mateus 23.23–24 RA
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! 24 Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!
um bom termômetro da nossa fé, uma forte evidência que nascemos de novo, um forte indicio que estamos numa relação viva com Cristo é que amamos o próximo.
1João 4.7–12 RA
7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.
1João 4.15–21 RA
15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. 16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. 17 Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. 18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.
não é uma questão de apenas conhecer estas coisas, devemos vive-las, pratica-las....
No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; 10 e, na verdade, estais praticando
Mateus 7.21–27 RA
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
não somente praticar-las, devemos nos aperfeiçoar cada vez mais
10.......Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais
PROGREDIR
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 4052 περισσευω perisseuo

1) exceder um número fixo previsto, ter a mais e acima de um certo número ou medida

1a) ter em excesso, sobrar

1b) existir ou estar à mão em abundância

1b1) ter muito (em abundância)

1b2) algo que vem em abundância, ou que transborda, algo que cae no campo de alguém em grande medida

1b3) contribuir para, despejar abundantemente para algo

1c) abundar, transbordar

1c1) ser abundantemente suprido com, ter em abundância, abundar em (algo), estar em afluência

1c2) ser preeminente, exceder

1c3) exceder mais que, superar

2) fazer abundar

2a) fornecer ricamente a alguém de modo que ele tenha em abundância

2b) tornar abundante ou excelente

“Abundância” é usado de uma flor florescendo de um botão até abrir completamente.

SOMENTE ATRAVÉS DA COMUNHÃO COM ESPÍRITO SANTO AVANÇAREMOS NO AMOR AO PRÓXIMO, AO AMOR FRATERNAL. É POSSÍVEL FREQUENTAR UMA IGREJA ANOS, E MESMO ASSIM NÃO TER AMOR FRATERNAL. E NÃO TER AMOR FRATERNAL É PROVA QUE NOSSA VIDA ESPIRITUAL ANDA DE MAU A PIOR. SE É QUE CONHECEMOS A DEUS, OU NASCEMOS DE NOVO.....
1Coríntios 11.28–33 RA
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; 29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30 Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 31 Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. 33 Assim, pois, irmãos meus, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros.
Marcos 12.29–31 RA
29 Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! 30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. 31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
ESTE AMOR POR DEUS E PELO PRÓXIMO DEVE ESTAR EM NÓS E NESSE AMOR DEVEMOS PROGREDIR.....
João 14.20–21 RA
20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
AMOR É OBEDIÊNCIA, NÃO É MERO SENTIMENTALISMO.
1João 3.13–18 RA
13 Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia. 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. 15 Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. 17 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.
NÃO SE TRATA DE MERAS PALAVRAS, AMOR É ALGO PRÁTICO.
NESTA DIREÇÃO DEVEMOS CORRER, AVANÇAR, CRESCER, PROGREDIR, APERFEIÇOAR.
CONHECER-PRATICAR-APERFEIÇOAR
João 13.34–35 RA
34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
SOMOS UM ESPETÁCULO PARA O MUNDO. Nossa vida é um livro que as pessoas ao nosso redor estão lendo.
de que maneira estamos refletindo a glória de Deus? seja na família, no trabalho, na vizinhança?
Romanos 2.24 RA
24 Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.
1Timóteo 3.7 RA
7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
quando nosso testemunho é negativo, é falho, nós prestamos um desserviço para a causa do evangelho?
Mateus 23.13 RA
13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
devemos zelar por uma vida que glorifique a Deus.
1Pedro 3.17 RA
17 porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.
1Pedro 2.11–17 RA
11 Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, 12 mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. 13 Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, 14 quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. 15 Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; 16 como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. 17 Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.
11 e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; 12 de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.
PARA DAR BOM TESTEMUNHO PARA OS DE FORA DEVEMOS TOMAR CUIDADO;
NESSE QUESITO DEVEMOS SER: DILIGENCIARDES:
por amor à honra, esforçar-se por fazer algo acontecer
2) ser ambicioso
2a) esforçar-se ardentemente, torná-lo seu objetivo
PARA QUE:
VIVER TRANQUILAMENTE:(CONTRÁRIO DE Fanáticos, intrometidos e ociosos existem em quase todas as igrejas)
conduzir a uma vida calma, dito daqueles que não estão correndo para cá e para lá, mas que ficam em casa e se dedicam a seus negócios
1c) estar em silêncio, i.e. nada dizer, ficar quieto
11..........cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos
TRABALHAR:
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 2038 εργαζομαι ergazomai

1) trabalhar, labutar, fazer trabalho

2) comerciar, ganhar pelo comércio, “fazer negócios”

3) fazer, executar

3a) exercitar, realizar, empenhar-se

3b) fazer existir, produzir

4) trabalhar para, ganhar pelo trabalho, adquirir

O propósito, pois, da presente admoestação dirigida aos membros daquela congregação recém-formada consiste em que, em vez de procurarem ser sustentados pela igreja, deveriam continuar em sua ocupação diária, ganhando o seu próprio sustento;
NÃO VIVEREM DEPENDENDO DE NINGUÉM, TRABALHAR......
12 de modo que vos porteis com dignidade( apropriadamente, decentemente) para com os de fora e de nada venhais a precisar.
PORTEIS:
1) caminhar
1a) fazer o próprio caminho, progredir; fazer bom uso das oportunidades
1b) viver
1b1) regular a própria vida
1b2) conduzir a si mesmo, comportar-se
1b3) conduzir-se pela vida
COMO VOCÊ ESPERA GABHAR SUA FAMILIA PARA CRISTO SE VOCÊ UM PREGUIÇOSO, VIVE PENDURADO EM SUA FAMÍLIA, EM SEUS PAIS IMPIOS. ISSO É INADIMISSIVEL.
MUITOS VEM COM A CONVERSA QUE TÁ FAZENDO A OBRA, E NÃO CUMPRE SUAS OBRIGAÇÕES COM FILHOS, ESPOSAS, PAIS.
1Timóteo 5.8 RA
8 Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.
FAZEMOS MUITO BEM A OBRA QUANDO DAMOS BOM TESTEMUNHO, SENDO PESSOAS QUE GANHAM SEU SUSTENTO, CUIDANDO DA FAMÍLIA, AJUDANDO OS DE FORA......
1Timóteo 5.11–13 RA
11 Mas rejeita viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se, 12 tornando-se condenáveis por anularem o seu primeiro compromisso. 13 Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem.
Related Media
See more
Related Sermons
See more