RACISMO, NÃO!!

0 ratings
· 12 views

Este é um tema espinhoso e pode ser mau compreendido, mas é necessário que toquemos nesta ferida aberta que ataca vez por outra a dignidade do evangelho. O racismo individula e estrutural lança tentáculos até mesmo dentro de nossas igrejas. Precisamos afirmar que a naturaza da igreja se constitui na pessoa de Jesus e seu testemunho se dá na unidade da igreja composta de gente de todos os povos, raça língua e nação.

Notes
Transcript

Introdução:

Para iniciarmos esta conversa gostaria de lhes contar uma história pessoal… (Micael…)
Esta história ilustra como nossas igrejas e organizações até um tempo atrás tinham dificuldades em se libertar de um esteriótipo criado por uma ideia de fé em Cristo de uma ótica Ocidental europeia e americana. Esta forma de pensar as mais diversas experiências da fé escondeu um problema real que afetou e ainda afeta a vida de muita gente, o racismo.
Se vamos falar de unidade na diversidade é preciso falar sobre racismo, mas o tema sobre racismo é um campo vasto, por isso precismos delimitar o a nossa conversa em uma direção específica. Para que fique claro, do que não falaremos:
Não vamos falar sobre teorias ideológicas
Não vamos falar sobre políticas afirmativas
Vamos falar de um ponto de vista bíblico sem que com isso tenhamos:
Que fazer cortina de fumaça que venha a esconder o pacado do racismo na igreja
Que negar as reais difenças que existe na diversidade criacional de Deus
Que neguemos que nossa base e sustentação é a Palavra de Deus e não a sociologia por exemplo apesar da sua importância na reflexão desse assunto.
Vamos fazer a leitura de alguns textos bíblicos, eles nortearão os nossos passos nesse precesso de conhecer a vontade do Senhor neste assunto. Primeiro vamos ler Gn. 1.26,27 em seguida At. 17.26,27 , depois Nm. 12.1

UMA SÓ GENTE

Dois dos textos que lemos claramente falam de um Deus que tanto nos cria a sua imagem e semelhança como indistintamente viemos todos de um único descendente.
Minha primeira argumentação é: a Bíblia não defende e nunca defendeu o racismo. Mas isso não significa que ao longo da história muitos tenham tomado as Escrituras para defender barbaridades, quando falo barbaridades falo de tudo aquilo que atente contra a vida e dignidade do outro feito a imagem e semelhança de Deus.
Deixa eu ilutrar isso, você já deve ter assistido o filme 12 anos de Escravidão, existe uma sena em que o “Senhor” de escravos junta seus servos e com a Bíblia aberta ele os adverte: “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e que não se prepara e nem realiza a sua vontade, receberá muitos açoites, “ouviram isso?” O negro que não obedece a seu senhor, “o amo dele, entendem?” Esse negro receberá muitos açoites.
Pode ser inimaginável, mas era assim que escravos eram orientados a servirem a seus senhores.

Feitos a semelhança do Criador

O fato de sermos a imagem do nosso criador não pode fazer com que ignoremos nossas diferenças.
No entanto o ponto de partida para denûncia ao pecado do recismo é a unidade da igreja
David Platt afirma o seguinte:
Não estou, obviamente, tentando negar as diferenças evidente entre as pessoas. Isso é algo que se baseia não apenas em fundamentos bíblicos, mas também na observação prática. O que defendo, em vez disso, é uma confição enriquecida pelo evangelho de que somos uma só raça, pois quando essa realidade estiver clara, teremos um ponto de partida melhor em nossa cultura para discutir nossas diferenças.

NOSSO DEUS É O DEUS DE TODAS AS GENTES

John Stott em um livro recomendadíssimo ver neste texto de Atos quatro proclamações:
Deus é o Deus da criação
Deus é o Deus da História
Deus é o Deus da revelação
Deus é o Deus da redenção

Conclusão:

Vamos concluir lendo Gl . 3. 28:
Nova Versão Internacional 3.26 Os Filhos de Deus

28 Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus

Sabemos que existem outras questões que podem ser abordadas em uma mensagem sobre o racismo entre o povo de Deus, mas acreditamos que foi uma contribuiçõa importante ao debate, que é também um debate teológico. Que Deus nos livre da ira vindou, que haja arrependimento e confissão de pecados para que o povo de Deus sejam encontrados livres hediondidade
Related Media
See more
Related Sermons
See more