Pregação_Efésios 6.18-19 - Batalhe em Oração

Exposição de Efésios; Oração  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 34 views
Notes
Transcript

Introdução

Calça Rasgada

Duas esposas de pastor estavam sentadas, uma ao lado da outra, cada uma remendando a calça rasgada de seu marido.
Uma delas falou à amiga:
– Pobre do João, ele está muito desencorajado no trabalho da igreja. Há alguns dias ele falou até em renunciar e entregar seu cargo. Parece que nada vai bem e tudo dá errado para ele.
A outra respondeu:
– Lamento por vocês. O meu marido tem dito exatamente o contrário. Tem sentido cada dia mais intimidade com Deus, como nunca havia experimentado antes.
Um pesado silêncio atingiu aquelas duas mulheres, que continuaram com os remendos, sem trocar mais nenhuma palavra.
Uma delas estava remendando os joelhos da calça de seu marido e a outra, a parte de trás.
A calça rasgada!

Introdução e Contexto

Paulo escreve aos Efésios a partir de sua prisão por volta de 60 D.C A cidade de Éfeso é um dos lugares em que ele esteve por mais tempo conhecendo bem a cidade um grande centro do Império Romano na Ásia Menor.
O livro pode ser dividido em duas partes a primeira descrevendo a Identidade e a posição que ocupamos em Cristo e a Segunda prática destacando o que esses privilégios que temos em Cristo devem produzir em nosso dia a dia.
No capítulo 6 Paulo aborda o tema de batalha espiritual, é a carta que ele o faz de modo mais expresso. Talvez o que o motiva seja a cultura da cidade onde havia muito ocultismo e ao chegar o evangelho livros de feitiçaria foram queimados. (At 19.19)
Ele inicia desafiando os Efésios e a se fortalecerem no Senhor (6.10), nos alerta que nossa batalha não é contra pessoas, mas é espiritual (6.11-12) e descreve cada uma das peças da armadura de Deus (6.13-17) e encerra o parágrafo e a parte instrutiva dessa carta mostrando o meio que temo em Deus para nos fortalecer no Senhor e aplicar a armadura de Deus que é a oração.
Assim podemos perceber que a oração é a ferramenta que Deus nos deu para a batalha da fé cristã em nosso dia a dia seja essa batalha espiritual ou não devemos orar o tempo todo em Espírito e interceder com fé que é Deus que nos sustenta.
Precisamos ter consciência que a nossa vida não é um passeio em um lugar tranquilo, mas uma batalha entre o reino de Deus e o reino das trevas em que somos soldados e precisamos estar capacitados e bem preparados.
Após o desafio de se fortalecer no Senhor em meio as batalhas e evidenciar que essas batalhas são espirituais destacando cada uma das armas para vencer, Paulo dá a receita de como fazer tudo isso.

Ore em Espírito o Tempo Todo (6.18)

A estrutura utilizada por Paulo para a expressão que traduzimos não é muito clara podendo ter alguns destaques. Mas parece trazer a ideia de agência pessoal ou associação. Isso significa que orar em Espírito é a ideia de que o Espírito Santo é o agente ou meio da nossa oração ou que essa é uma associação muito próxima ou ainda que o fazemos em suas regras ou modo.
Independente da conclusão chegada pelo contexto parece que o maior destaque de Paulo aqui é que precisamos estar pleno relacionamento com o Espírito Santo em oração de acordo com Sua vontade para atravessarmos as dificuldades e vencermos as batalhas do dia a dia que são apresentadas diante do cristão.
O que é especialmente verdade no primeiro século com apóstolo preso e a igreja perseguida, parece que Paulo aqui destaca que todas essas realidades eram efeitos de causas que estavam além dos olhos e que envolviam realidades espirituais e a solução para elas eram as ferramentas espirituais dadas por Deus, ou seja a armadura de Deus e a oração por meio, com ou ainda de acordo com o Espírito.
A oração com Espírito deve ser realizada diariamente pelo cristão porque a batalha é diária, precisamos ter consciência de que não vivemos em um mundo de paz e tranquilidade, pelo menos não quando olhamos para a realidade espiritual. Vivemos em guerra e o adversário é forte e determinado, precisamos, portanto estar alertas o tempo todo.

Ore em Espírito por Toda a Igreja de Cristo (6.18)

A oração deve ser diária como vimos e por meio ou muito próxima ao Espírito, mas não deve ser apenas por nós!
Paulo lembra o clima de batalha e a necessidade da igreja de Cristo Jesus lutar junto como um único corpo um pelotão que pertence a Deus. Soldados preparados e determinados a batalhar pelo seu Reino.
Assim lembrando aos cristãos que eles não são os únicos que passam por lutas ou dificuldades, mas que devem sobretudo olhar para seus irmãos que enfrentam as mesmas lutas espirituais ou lutas diferentes, mas necessitam das nossas orações de batalha.
Quem sabe aqui Paulo não tem em mente Epafras que “batalhava em oração” pela igreja de Colossos (Cl 4.12).
Aqui parece que Paulo lembra os Efésios que independente da nacionalidade são todos povo de Deus independente de onde estejam e por isso devem agir como um único povo, uma família que se preocupa com cada um de seus membros. Destacando nosso papel de não apenas nos preocupar conosco, mas também com nossos irmãos em nossas orações.

Ore Pelo Reino de Deus e seus Ministros (6.19-20)

Paulo encerra essa perícope, mas antes de entrar nas considerações finais de sua carta com diversas saudações ele pede que seus irmãos orem não apenas por si ou pelos problemas de outros irmãos em Cristo, mas também por seus líderes e aqueles que estão a frente da expansão do Reino de Deus, sobretudo então orar pelo Reino de Deus que está em guerra contra o reino das trevas.
Assim usa como modelo a si mesmo que estava preso e precisaria de ousadia para cumprir o seu papel como apóstolo e pregar o evangelho e expandir o Reino de Deus ainda que houvesse grande dificuldades. Ele mais do que ninguém conhecia suas limitações e pede para que os efésios também se lembre dele mesmo.
Aqui fica evidente a necessidades que temos de orar por nossos líderes e pela expansão do evangelho da graça de Deus o mistério que Paulo se refere aqui, para que ainda que estejamos sob intensa perseguição e dificuldade o reino de Deus se expanda e caminhem, de acordo com a soberania de Deus, para o seu fim que é a consumação de todas as coisas.
Paulo entende que precisa da oração de seus irmãos para cumprir de modo digno o seu papel de apóstolo que revela os mistérios da graça de Deus e do evangelho de Cristo Jesus o nosso Senhor.

Princípios Eternos

Precisamos Orar o tempo todo por meio, de modo íntimo e de acordo com o Espírito Santo que Cristo nos deixou
A vida Cristã é uma batalha constante e precisamos ter consciência que somos soldados do Reino de Deus. A paz e tranquilidade desfrutaremos na eternidade.
Devemos orar por nossos irmãos que dividem essas batalhas conosco
Devemos orar por nossos irmãos que tem batalhas diferentes das nossas
Devemos orar por nossos líderes
Devemos trabalhar e orar pela expansão do Reino de Deus

Conclusão

É necessário que tenhamos a consciência que não estamos aqui a passeio, ao contrário, vivemos em um ambiente de batalha espiritual e precisamos utilizar as armas adequadas dadas por Deus.
E no texto que meditamos fica claro que precisamos batalha em oração por nós pos nossos companheiros de luta e pelo Reino de Deus em todo o mundo.

Batalhe em Oração no Espírito por si, pela Igreja e Pelo Reino

Related Media
See more
Related Sermons
See more