O EXÉRCITO DE DEUS E SUAS ARMAS - Ef.6.10-13
Efésios • Sermon • Submitted
0 ratings
· 21 viewsComo exército de Deus, devemos estar preparados para nos defendermos do inimigo, sem jamais, no entanto, nos esquecermos das armas que Paulo nos sugere em Ef.6.10-13.
Notes
Transcript
Efésios é uma carta doutrinário-prática. É um verdadeiro manual de como vivermos a nova vida – abandonando as marcas do homem velho e nos revestindo do novo homem que se renova para o pleno conhecimento (Cl.3.10; Ef.4.24).
O crente, apesar de ter a certeza da salvação e da vitória em Cristo Jesus, também passa por momentos de guerras, de verdadeiras batalhas espirituais.
É por isso que o último parágrafo de Efésios nos convoca para essa guerra. Somos chamados para nos fortalecermos na força do poder de Deus. É uma convocação para todos. Por sermos crentes, não somos imunes aos ataques das forças do mal que, para enfrentá-las, temos de estar preparados! Veja-se a necessidade que os discípulos tinham de vigiar e orar para não se sucumbirem ao controle e no domínio dessas forças que estão constantemente nos rodeando.
COMO ENTRAR NESTA GUERRA E SAIR VENCEDOR? – Utilizando de ARMAS DE DEFESA E DE ATAQUE:
Cinco armas de Defesa:
a) Cinturão da Verdade - É o conhecimento da Palavra. Esse cinturão segura o restante da armadura. Tudo o mais nela se apoia (E conhecereis a verdade... – Jo.8:32). Se estamos duvidosos quanto à verdade revelada, não teremos muitas condições de defesa e de ataque.
b) Couraça da Justiça - Tirar as “cascas da cebola” e se revestir da justiça de Deus. Renunciar aos pecados (isto é, buscando a santificação) e encher-se do Espírito.
c) Os pés calçados com a preparação do Evangelho - Deixar que o Evangelho da paz seja como as chuteiras nos pés do jogador de futebol, para dar firmeza (cravos). É a prontidão para falar com firmeza de Cristo a qualquer pessoa (1Pedro 3.15).
d) Embraçando o Escudo da Fé - Fé é compromisso e lealdade para com o Senhor.
e) Capacete da salvação – É a ação de Jesus sobre a nossa mente. Cristo é a nossa paz (Ef.2:14). Ele nos guarda, mente e corações (Fp.4:7). O resultado é uma mente curada, nos termos de Ef.4:17-23.
UMA Arma Ofensiva ou de ATAQUE - A espada do Espírito. A Palavra, a mensagem do Evangelho.
Ela é:
Lâmpada e luz – Sl. 119:105 Martelo – Jr.23:29 Espada de dois cortes – He. 4.12 .
Por fim, devemos ficar sempre dependentes da oração. A oração é a maneira pela qual podemos buscar e vestir a armadura; orando em toda oportunidade no Espírito e vigiando com perseverança e súplica.
Conclusão
Quando lemos Neemias, (Ne.4), tomamos ciência de como o povo que retornava do exílio trabalhava na (re) construção de suas vidas/de suas cidades. Estavam alegres pelo retorno, mas de olho no inimigo que espreitava aguardando um momento oportuno para um fulminante ataque. Assim, o povo se dividiu em trabalhadores e vigias, e “cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma. Os construtores cada um trazia a sua espada na cintura, enquanto construíam.” – Ne.4.17,18.
Assim devemos nós construir o Reino de Cristo: munidos das armas de DEFESA, sem jamais nos esquecermos da arma de ATAQUE – a Palavra de Deus. Foi com ela que Jesus venceu o diabo na sua tentação. É com ela que poderemos resistir o diabo e ele fugirá de nós.