IPVM no Lar | Tiago 5.7-8
Exposição na epístola de Tiago • Sermon • Submitted
0 ratings
· 30 viewsEstudo bíblico expositivo na Carta de Tiago 1.12, baseado nos comentários: Kistemaker, S. J. (2006). Tiago e Epístolas de João. (C. A. B. Marra, Org., S. Klassen, Trad.) (1a edição). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã. / Grünzweig, F. (2008). Comentário Esperança, Carta de Tiago. Curitiba: Editora Evangélica Esperança. / Calvino, J. (2015). Epístolas Gerais. (T. J. Santos Filho & F. Ferreira, Orgs., V. G. Martins, Trad.) (Primeira Edição). São José dos Campos, SP: Editora FIEL. / Blomberg, C. L., & Kamell, M. J. (2008). James (Vol. 16). Grand Rapids, MI: Zondervan. / Dibelius, M., & Greeven, H. (1976). James: a commentary on the Epistle of James. Philadelphia: Fortress Press.
Notes
Transcript
Handout
Súplica por paciência
Súplica por paciência
Nesta parte da epístola, o autor assume o papel de pastor.
Já expressou sua indignação com os ricos; agora, afetuosamente se dirige aos leitores chamando-os de “irmãos” (ver também vs. 7,9,10,12,19).
Ele expressa sua preocupação de que eles exercitem a virtude da paciência.
Lança mão da repetição: usa o conceito de paciência cinco vezes sucessivas (v. 7 [duas vezes], 8,10,11) e emprega uma vez o conceito de perseverar (v. 11), e é nisso que Tiago coloca sua ênfase.
7 Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.
7 Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.
8 Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
8 Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
Observe os seguintes comentários:
a. Uma Ordem v.7a
a. Uma Ordem v.7a
Plenamente ciente de suas adversidades, Tiago diz aos leitores para exercitar paciência.
O advérbio pois liga a ordem de ser paciente aos versículos anteriores, nos quais Tiago descreve as condições opressivas sob as quais vivem os pobres.
Num certo sentido, Tiago retoma o tema com o qual começou a epístola: “ 2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, ” (1.2).
A paciência é uma virtude que poucos têm e muitos procuram.
Vivemos numa sociedade que defende a palavra instantâneo. Mas ser paciente, da maneira como Tiago usa a palavra, é muito mais do que esperar passivamente que o tempo passe.
Paciência é a arte de suportar alguém cuja conduta é incompatível com a de outros e por vezes opressiva. Uma pessoa paciente acalma uma briga, pois controla sua ira e não busca vingança (comparar com Pv 15.18; 16.32).
O termo longânimo (N.T. – no inglês da época, long suffering) não significa sofrer por um pouco, mas tolerar alguém por um longo tempo.
Em outras palavras, paciência é o contrário de ser irascível.
Deus demonstra paciência ao ser “tardio em irar-se” quando o ser humano continua a pecar, mesmo depois de muitas admoestações (Êx 34.6; Sl 86.15; Rm 2.4; 9.22; 1Pe 3.20; 2Pe 3.15). O ser humano deve refletir essa virtude divina em sua vida diária.
Tiago sabe que os leitores de sua epístola são incapazes de se defender contra seus opressores. Portanto, ele sugere que exercitem a paciência e deixem a questão nas mãos de Deus, que está vindo para salvá-los.
Mesmo que eles pudessem se defender, não deveriam fazer justiça com as próprias mãos. Deus disse: “A mim me pertence a vingança, a retribuição” (Dt 32.35; Rm 12.12; Hb 10.30).
“Sejam… pacientes até a vinda do Senhor”.
Os leitores sabem que o Senhor Jesus voltará como Juiz.
Devem exercitar o autocontrole em relação a seus adversários e demonstrar paciência quanto à vinda do Senhor. Ele vingará seu povo quando voltar (2Ts 1.5,6).
b. Um Exemplo v.7b
b. Um Exemplo v.7b
Ao longo de sua epístola, o autor revela seu amor pela criação de Deus.
Nesse versículo, ele retrata a espera de um lavrador que aguarda uma colheita abundante, mas deve esperar pacientemente pela chegada das “chuvas de outono e de verão”.
O lavrador sabe que tudo cresce de acordo com as estações do ano.
Sabe que são precisos muitos dias para que uma planta se desenvolva da germinação até a colheita. Além disso, ele sabe que, sem a quantidade certa de chuva no devido momento, seu trabalho é em vão.
Apesar de a quantidade de chuva em Israel variar, o lavrador sabe que pode contar com as chuvas de outono, começando com algumas tempestades no final de outubro.
Então, ele pode plantar as sementes para que estas venham a germinar e aguarda com ansiedade que chova o suficiente em abril e maio, quando os grãos estão amadurecendo e a safra aumenta a cada chuva.
Ele depende, portanto, das chuvas de outono e primavera (Dt 11.14; Jr 5.24; Os 6.3; Jl 2.23). Ele é capaz de prever a vinda das chuvas, mas não pode ter certeza quanto à colheita.
Ele aguarda em ansiosa expectativa.
c. Uma Aplicação v.8
c. Uma Aplicação v.8
Tiago aplica o exemplo do lavrador aos leitores. “8 Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.”
Assim como o lavrador aguarda cheio de confiança as chuvas de outono e primavera, das quais depende sua colheita, assim também o crente aguarda pacientemente a vinda do Senhor.
Do mesmo modo que Deus prometeu a Noé que “enquanto durar a terra não deixará de haver sementeira e ceifa” (Gn 8.22), o Senhor também deu ao crente a promessa de que ele voltará.
Tiago pede aos leitores que sejam pacientes e que se mantenham firmes (no original, “fortaleçam o seu coração”).
Eles podem afirmar com segurança que o Senhor vai voltar, mas não sabem quando será.
Enquanto esperam, a dúvida e a distração muitas vezes entram em sua vida.
Por esse motivo, Tiago aconselha seus leitores a manterem-se firmes no conhecimento de que, em seu devido tempo, o Senhor cumprirá a promessa que fez aos crentes.
Ele cai em repetição, mas a lembrança da vinda iminente do Senhor é necessária para que os leitores não se desanimem nas circunstâncias difíceis.