EM CRISTO, NOSSA VERDADEIRA HUMANIDADE

0 ratings
· 24 views

Se nossa experiência de fé cristã não permite que façamos distinção entres as pessoas por causa da sua cor da pele ou da sua condição social ou até mesmo pelo gênero, afinal o que nos reserva a Escritura? Quem é o corpo de Cristo?

Notes
Transcript

Introdução:

Não é tarefa fácil tocar em certos assuntos, alguns deles incomodam, incomodam a mim, incomodam outras pessoas. Mas, é necessário mexer na ferida para que possamos supurar a podridão as vezes escondidas que deteriora o tecido e saúde do corpo.
O problema de falar sobre unidade na diversidade é que corremos sempre o risco de falar em demasiado de um assunto ou mesmo deixar outros de fora. No entanto, imagino que como pudemos ver a natureza da igreja por si só exclui qualquer tipo de descriminação, e enfatizo que o pecado está em discriminar a partir daquilo que é constituinte da natureza do indíduo.
Hoje a noite, gostaria de avançar nas bases daquilo que forma o corpo de Cristo. O que é essa unidade, esse único corpo? O que o constitui, e quais são seus resultados?
Fazer parte do corpo de Cristo nos garante muito mais segurança de identidade que qualquer outra coisa que você possa imaginar, vamos ao nosso texto, Ef. 2.11-22

Um Toque no Passado...

Nova Versão Internacional 2.11 A Nova Humanidade em Cristo

11 Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios‡por nascimento‡ e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo‡ por mãos humanas, e que 12 naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.

Não está ligado a comunidade de Israel e as promessas da aliança nos colocava em uma condição trágica. Este era um tempo em que nossas concepções da vida estavam afetados pela queda.
Mas, mediante o sangue de Jesus fomos trazidos para perto.

A Nossa Natureza Muda Pela Ação de Cristo na Cruz

Nova Versão Internacional 2.11 A Nova Humanidade em Cristo

14 Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, 15 anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, 16 e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. 17 Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, 18 pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Em Cristo toda natureza de inimizade foi destruída.
Nem judeu nem estrangeiro estão mais sujeitos as ordenanças da Lei
Cristo cumpriu a lei, com isso todos estão iguais perante ele. Isto é graça e extraordinariamente nos faz lembrar que diante de Deus somos todos iguais.
O resultado é que dos dois, foi criado um único homem (povo).
O fruto dessa unidade é a paz (shalom)
A reconciliação por intermédio da morte de Cristo não só produziu unidade e paz entre os povos, mas entre os povos e Deus, agora é a inimizade dos homens contra Deus que é destruida.
Cristo é o mensageiro da paz, ele mesmo é o evangelho anunciado tanto aos de perto como aos de longe.

Os Frutos da Reconciliação são vistos:

Nova Versão Internacional 2.11 A Nova Humanidade em Cristo

Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, 21 no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. 22 Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

Na identidade de cidadãos dos santos membros da família de Deus.
Em sólidos fundamentos - apóstolos e profetas - com o diferencial de ter Cristo como a pedra de sustentação.
Em Cristo todos estamos sendo ajustado e estamos crescendo para tornarmo-nos santuário santo do Senhor .
Por fim, estamos sendo “edificados juntos” como casa de habitação de Deus no Espírito.

Conclusão:

Que mensagem extraordinária, que promessas desveladoras. Confesso que ainda não entendo como seja possível alguém que se diz ser cristão e agir como se ainda não conhecesse o evangelho da graça, só tem uma resposta, realmente nunca conheceu a Jesus. Tratar as pessoas com parcialidade, não defender a causa dos mais nessessitados, agir com racismo, sexismo ou mesmo agir com xenofobia são sinais de alguém que ainda não conheceu a nova natureza em Cristo. Isto serve também para aqueles que defendendo causas sociais importante acabam buscando silenciar ao outro que pensa diferente.
As categorias que os cristãos usam para defender a justiça, o direito, a liberdade ou mesmo a igualdade não são categorias secularizadas desprovidas do evengelho, isto é, Jesus.
A unidade na diversidade é construída a partir da perspectiva do Reino de Deus e não do reino dos homens, apesar de no reino dos homens a igreja sinalizar aspectos do Reino da Luz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more