Abraão e Isaque

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
Na semana passada eu falei que havia feito uma serie de pregações em cima de períodos de 40 registrados no pentateuco, e muitos me pediram para eu falar quais foram eles, vimos na ultima semana os 40 dias de chuva de Noé.
Seguimos então nosso estudo, dando agora um salto de cerca de 290 anos
Nossa história de hoje se passa no capítulo 25 do livro de Gênesis, onde no versículo 19 vemos que Isaque conseguiu se casar com Rebeca e estava iniciando sua família.

19São estas as gerações de Isaque, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque;

20era Isaque de quarenta anos, quando tomou por esposa a Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu

Para entendermos melhor o caso de Isaque, o homem que casou aos 40 anos, devemos lembrar primeiramente o que havia acontecido para o seu nascimento.
Isaque era filho de Abraão.
Abraão morava em uma cidade chamada de Ur dos caldeus, um homem rico, de muitas posses, e morando na maior cidade do mundo naquela época.
Deus chega a Abraão e lhe faz uma promessa em Gn 12.1-3

1Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;

2de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!

3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Abraão então obedece ao Senhor e sai, passa um tempo no Egito, depois desse para a região de Canaã onde Deus novamente lhe faz uma promessa, Gn 13.14-17

14Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;

15porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.

16Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência.

17Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.

Mais alguns anos se passam e novamente Deus chama a Abraão e lhe faz outra promessa, Gn 15.1-6

1Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.

2Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?

3Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.

4A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.

5Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.

6Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.

Deus havia prometido a Abraão que lhe daria uma descendência incontável como as estrelas Abraão já era idoso quando essa promessa foi feita se nós observamos bem o capítulo 12, no versículo 4 vemos que Abraão já tinha 75 anos de idade quando recebeu sua primeira promessa

4Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã

E o tempo foi passando e nada de sua esposa conseguir engravidar, mais 25 anos se passam sem nenhum sinal do cumprimento da promessa de Deus, para ter uma descendência como as estrelas, ele precisava de ao menos 1 filho, e esse filho da promessa só veio quando Abraão já tinha 100 anos,
Isaque nasceu como o escolhido por Deus para levar adiante a geração de seu pai, a geração que fora eleita por Deus para ser seu povo.
Porém, para que a promessa de uma descendência incontável se cumprisse, não bastava a Abraão ter um filho, mas sim ter inúmeros netos.
Bom Isaque nasce, cresce e só depois de 40 anos é que ele finalmente conhece sua esposa.
Sara sua mãe já havia morrido sem ver o cumprimento total da promessa, Abraão já era muito idoso, já tinha 140 anos de idade mas ele havia esperado esses 40 anos para achar uma esposa para seu filho, Abraão sabia de sua linhagem escolhida e não queria que seu filho se casasse com alguém que Deus não aprovaria, então Abraão pede a seu servo que volte lá para sua terra de origem, e de lá lhe traga uma mulher para ser esposa de seu filho Isaque.
Bom parecia que tudo estava resolvido, a descendência poderia enfim deslanchar, Abraão poderia finalmente ver seu filho tendo diversos filhos e a promessa de uma longa geração se cumprindo, mas Isaque descobre que na realidade sua esposa era estéril, não poderia conceber de maneira alguma, e agora? como ficam Abraão e Isaque ao saber disso?
Como você ficaria se aos seus 140 anos de idade recebesse essa noticia desanimadora?
Isaque recorre ao único capaz de contornar a situação, Deus.
Isaque conhecia a história do seu próprio nascimento, o milagre que aconteceu com uma mulher que com em torno 100 anos, que já não menstruava (ou seja era estéril) e mesmo assim consegue dar a luz a um filho saudável.
Isaque conhecia essa história, então ele recorre ao Senhor e lhe ora, clama pelo Senhor e por sua promessa de uma grande nação, e Deus o ouve, e lhe dá não somente 1 mas 2 filhos, a estéril deu a luz a gêmeos.

20era Isaque de quarenta anos, quando tomou por esposa a Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu.

21Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.

22Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao SENHOR.

23Respondeu-lhe o SENHOR:

Duas nações há no teu ventre,

dois povos, nascidos de ti, se dividirão:

um povo será mais forte que o outro,

e o mais velho servirá ao mais moço.

24Cumpridos os dias para que desse à luz, eis que se achavam gêmeos no seu ventre.

25Saiu o primeiro, ruivo, todo revestido de pêlo; por isso, lhe chamaram Esaú.

26Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhos deu à luz.

Mas o que esse curioso caso de espera e de milagres nos ensina em tempos de quarentena?
Deus é soberano, é soberano sobre os homens, sobre a vida e a morte, nada foge de seu controle.
O povo de Israel foi separado por Deus para servi-lo, e com isso foram presenteados com inúmeras bênçãos, e Deus queria provar a eles que desde o inicio do povo, Ele estava cuidando e operando, já pensou que a nação de Israel teve seu inicio através de 2 mulheres estéreis, ou seja, seu inicio é devido ao milagre e a soberania de Deus.
Por isso meus amigos, não desanimem na fé, não se entreguem à depressão, à ansiedade ou ao medo, confie no Senhor mesmo em meio a esse período de tribulação e incertezas que estamos vivendo, Deus é Soberano e essa quarentena servirá para nos lembrar disso, de quem é nosso Salvador, nosso Deus de Milagres.
Quem em nosso coração possamos cantar como Davi cantou no Salmo 40
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Corrigida Capítulo 40
1Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2Tirou-me de um lago horrível,de um charco de lodo;pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; 3e pôs um novo cânticona minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. 4Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira. 5Muitas são, SENHOR, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more