Uma igreja laborosa e apologética

Apocalipse  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

Uma igreja laborosa e apologética

Ap. 2.1-7.

Exórdio
Laborosa: Estudiosa, trabalhadeira. Tendo como sinônimo dedicada. Que vem do termo Labor: Trabalho; espécie de tarefa árdua e demorada.
Apologética: 1. Disciplina teológica própria de uma certa religião que se propõe a demonstrar a verdade da própria doutrina, defendendo-a de teses contrárias; 2. Tratado ou ciência da defesa racional da fé cristã; 3. Parte da teologia que tem por objeto a defesa da religião cristã; 4. Termo criado por Tertuliano e, posteriormente, muito usado para indicar a defesa do Cristianismo. A Apologética é, assim, uma arte, que faz parte da Teologia, a qual consiste na apologia do cristianismo contra os seus adversários.
Rev. Hernandes Dias Lopes em seu livro Apocalipse - O Futuro Chegou - As coisas que em breve devem acontecer apresenta:
10 Caracteristicas de Apocalipse sintetizado:
É um livro centrado na Pessoa de Cristo
É um livro aberto
É um livro cheio de símbolos
É um livro de profecia
É um livro com uma benção completa
É um livro de juízos e condenações
É um livro relevante
É um livro majestoso
É um livro universal
É um livro apoteótico
E o livro do Apocalipse podendo ser compreendido por seções:
Primeira seção: 1-3 Os Sete Candeeiros - Cristo tem o controle sobre a igreja.
Segunda seção: 4-7 Os Sete selos - Cristo tem o controle sobre a história.
Terceira seção: 8-11 As Sete trombetas - Cristo e sua Igreja vingada, protegida e vitoriosa.
Quarta seção: 12 - 14 A tríade do Mal - Nascimento de Cristo; perseguição do Dragão a Cristo e à igreja; besta e falso profeta;
Quinta seção: 15-16 As sete taças - Descreve as sete taças da ira de Deus.
Sexta seção: 17-19 A derrota dos Agentes do Dragão - um relato da destruição dos aliados do Dragão
Sétima seção: 20-22 - Mostra o reinado de Cristo com as almas dos santos no céu...
Introdução
- Contexto histórico e literário do livro e da passagem –
data: cerca de 95 d.C. (de acordo com Irineu [expressou essa opinião em c. 180 d.C.]). Irineu, um dos primeiros pais da Igreja, datou explicitamente a redação do Apocalipse como pertencente à época do reinado de Domiciano. (Irineu. Contra Heresias V. xxx.3.).
local: João estava na ilha chamada Patmos. A maneira de se expressar dá a idéia de que João não estava mais em Patmos quando escreveu o livro. Parece que ele teve as visões em Patmos mas compôs o livro algum tem po depois.
autor: um homem chamado João (Ap 1.1,4,9), bem conhecido dos destinatários, tradicionalmente identificado como o apóstolo, o filho de Zebedeu (Mt 10.2).
ocasião: a recusa dos cristãos primitivos de participar no culto ao imperador (que era aclamado como "senhor" e "salvador") os estava colocando numa situação de potencial conflito com o Estado; João viu profeticamente que a situação ficaria ainda mais grave antes de começar a melhorar, e que as igrejas estavam mal preparadas para aquilo que em breve ocorreria; ele escreve, portanto, para adverti-los e encorajá-los, e para anunciar o julgamento de Deus contra Roma.
destinatário: igrejas na província romana da Ásia (região da atual Turquia), que exibem um misto de fidelidade e fraqueza interna.
ênfases: apesar das aparências, Deus está no controle absoluto da história; embora o povo de Deus esteja destinado ao sofrimento no presente, a salvação certa de Deus pertence aos cristãos; o julgamento de Deus virá sobre os responsáveis pelo sofrimento da igreja; no fim (Ap 21-22), Deus restaurará aquilo que foi perdido ou distorcido no princípio (Gn 1-3).
às Igrejas: Antes de escrever o que viu nas visões João escreve mensagens a sete igrejas da Ãsia. Devido às muitas alusões a história, topografia e condições destas igrejas a conclusão de que João era pessoalmente e in­timamente conhecido delas é inevitável. As cartas não estão estruturadas na forma epistolar rígida; são mensagens dirigidas às sete igrejas. O livro como um todo é escrito em forma de carta. Além disto a frase “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”, repetida sete vezes, dá a idéia de que a mensagem contida em cada carta é destinada a um público maior que só a igreja local.
Segundo Gordon Fee e Douglas Stuart em Como ler a Biblía livro por livro.
- Resumo do texto lido -
João recebendo a mensagem de Deus direcinada ao anjo da igreja de Éfeso, mostra a soberania de Cristo em relação as estrelas e o estar no meio dos candeeiros. Vem no versículo 2 e 3 ressaltando as qualidades da igreja de Éfeso, o qual Paulo a exorta 30 a 40 anos atrás com sua carta. Diz o qual é laborasa e de boas obras, que não suporta o pecado e também homens maus, diz o quão é perseverante e que suportou provas por causa do nome de Jesus.
A partir do versículo 4 à 6 vem apresentando o descontentamento com essa igreja em relação ao abandono do primeiro amor, convida essa igreja a lembra onde tinha caido, buscar o arrependimento e voltar à prática das primeiroas obras, elogia a indignação contra os nicolaítas (falsos crentes; hipócritas; heréticos que estavam no meio da igreja), ao qual Deus também odeia e conclui com uma promessa, a promessa de comer da árvore da vida.
- O que isso pode nos apresentar para os dias de hoje -
Somos uma igreja atuante, graças a Deus, assim como essa igreja dentro do primeiro século, perseguida, enfrentando muitas dificuldades, a nossa se resume a uma Pandemia, como viveremos agora? Será que o Senhor irá ressaltar e dizer que conhece as nossas boas obras, o nosso labor, o nosso ódio pelo pecado, mas chamará a nossa atenção? Sim temos muito em comum com essa igreja. Em tempos de muita tecnologia, onde cada vez mais os contatos são virtuais, a comunhão e vida na vida tem se perdido, tem se perdido o primeiro amor. Por isso somos chamados, convocados a voltar a viver essa vida de labor e defesa do Evangelho em sua propagação.
Tema:
Nisto lhes convido a pensar comigo que somos:
Vocacionados a ser Igreja LABOROSA E APOLOGÉTICA perseverante no primeiro amor
- À luz de Apocalipse 2.1-7 recebemos alguns ensinos desta vocação:
- I Ensino é: A quem é direcionada essa mensagem? Ap 2.1.
- II Ensino é: As características daquele a quem a mensagem é transmitida Ap 2.2,3
- III Ensino é: Exortação e convite ao arrependimento e perseverança do primeiro amor Ap 2.4-6
Desenvolvimento
I Ensino é: A quem é direcionada essa mensagem? Ap 2.1
a) Observar
a.1 Primeiro ao anjo da Igreja que está em Éfeso.
Ao anjo: (termo: ἀγγέλῳ - anjo, mensageiro) neste caso não é o ser sobrenatural criado por Deus para serví-lo, mas sim a criatura que serve a Deus como mensageiro da sua igreja.
Éfeso: (Termo: Ἐφέσῳ - Éfeso) 1. Êfeso era a principal cidade da Ásia, e nela estava a igreja mais importante de toda a província. Atualmente Éfeso está situada a uns quinze quilômetros da baía de Éfeso, em uma planície pantanosa. Mas no primeiro século ela era o porto mais importante de toda a Ásia Menor. Era também um centro religioso. Há muito tempo já era a ci­dade da Deusa-Mãe, que para os gregos era Artemis, e para os romanos Diana (At 19:35). Um bonito templo era dedicado a esta deusa, co­nhecido como uma das maravilhas do mundo antigo. Este templo tam­bém era o lugar onde se adorava a deusa Roma e o imperador romano. Os asiarcas de At 19:31 eram os homens mais importantes da cidade; de entre eles a cada ano era escolhido o sacerdote principal do culto a “ Roma e ao imperador” . Éfeso também era o centro de todos os tipos de práticas supersticiosas, e era conhecida no mundo todo por suas artes mágicas (At 19:19).
a.2 Quem diz a essa igreja é aquele que conserva e anda.
Conserva: (termo: κρατῶν - agarrar; segurar; agarrar alguém a fim de mantê-lo sob domínio - Cristo é aquele que segura, que agarra em suas mãos com firmeza os anjos da igreja) as sete estrelas (anjos, mensageiros)
Anda: (Termo: περιπατῶν - andar; viver - aquele que anda; que vive) no meio dos sete candeeiros (igrejas): Entemos que aquele que anda, Cristo está andando, vivendo na Igreja, na sua Igreja.
b) Ilustrar
Jesus ao orientar seus discípulos em Mt 28.18-20 ele conclui que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Essa é a promessa a sua igreja, Jesus, o Senhor da igreja tem em suas mãos as Estrelas, Anjos e passeia, vive entre os candeeiros sua Igreja.
c) Aplicar
Talvez você pensou, que benção, essa parte do sermão é para o nosso irmão Evangelista Renato, ao Pastor Júlio Morales que são os anjos, ou até mesmo você pode ter pensado, Deus falou com o Pastor Weslley. Essa palavra é para mim sim e para você que faz parte da Igreja de Deus, para termos a certeza que Deus em Cristo esta em nosso meio sempre.
II Ensino é: As características daquele a quem a mensagem é transmitida Ap 2.2,3
a) Observar
a.1 Conhecedor de todas as coisas, das suas caracteristicas:
Conheço: (Termo: Οἶδα - ser cônscio ou consciente de um fato ou de uma informação específica; possuir conhecimento ou informações sobre.). O próprio Cristo diz a essa igreja que a conhece, sabe sobre ela.
a.2 Quais são as características desta igreja?
Obras: (Termo: ἔργα - ação; trabalho. algo que as pessoas fazer ou causam o acontecimento.). O trabalho desta igreja fora visto por Deus. Vemos o apóstolo falado a essa igreja em sua carta aos Efésios.
Labor: (Termo: κόπον - trabalho produtivo; especialmente trabalho físico feito por salários. Está relacionado ao trabalho, fadiga.). Uma igreja atuante em seus ministérios, com a comunidade em que fazia parte.
Perseverança: (Termo: ὑπομονήν - o poder de suportar as provações ou o estrese; especialmente a fortaleza interior necessária; constância; a paciente esperança.). Essa característica desta igreja era conhecida de Jesus.
Suportar: (Termo: βαστάσαι - sustentar, levar, carregar, conduzir.). Era uma igreja que não suportava os falsos, os heréticos, homens maus, pecadores que vivam no pecado.
Puseste à prova: (Termo: ἐπείρασας - pôr a prova a fim de determinar a natureza de uma coisa, incluindo as imperfeições, falhas ou outras qualidades.). Uma igreja relevante diante do pecado (seja qual fora, vemos no texto, os que achastes mentirosos), confrontadora aos que lançando heresias contra a igreja eram combatidos.
b) Ilustrar
Vemos essa igreja no primeiro século, com os apóstolos no livro de Atos dos Apóstolos, depois no século XVIII com a Reforma Protestante com Martinho Lutero cravando as 95 teses e temos uma igreja com pouca expressão hoje
c) Aplicar
Quais são as suas caracteristicas?
Temos sido encontrados como essa igreja de Éfeso, de boas obras, laborosa, perseverante, que não pode suportar o pecado, os homens maus, que põe a prova os falsos mestres?
Ou somos a igreja que aceita tudo, que está andando de acordo com o mundo, com o secularismo?
Amados somos chamados, vocacionados a ser e ter essa características como Igreja.
III Ensino é: Exortação e convite ao arrependimento e perseverança do primeiro amor Ap 2.4-6
a) Observar
a.1 O Senhor da igreja apresenta uma repreensão contra o abandono do Primeiro Amor
Abandonaste: (Termo: ἀφῆκες - deixar alguém e abandoná-lo aos seus próprios anseios de modo que todas as reivindicações são abandonadas.). O deixar, colocar outras coisas no lugar, a questão do acostumar com o mesmo.
Primeiro: (Termo: πρώτην - preceder todos os outros no tempo, espaço ou grau.). Ser vivo, igual quando ganha o celular novo. Mas não há comparação...
Amor: (Termo: ἀγάπην - uma forte emoção positiva de respeito e afeto.). Aqui é algo que é muito mais que emoção, é o próprio Deus. Lembrando das cartas do apóstolo João que diz que Deus é amor.
a.2 O Senhor da igreja chama, convida a igreja ao arrependimento e volta a praticar as boas obras
Lembra-te: (Termo: μνημόνευε - lembrar-se de algo ou alguepm e responder de acordo.). Foi mais ou menos assim: Acorda igreja, ei presta atenção. Ei, o que você fez?
Caíste: (Termo: πέπτωκας - perder um determinado estado ou condição; expressado como cair fora de uma área.). Quando você desviou do caminho? Ei quando deixou de fazer o que sempre fez de certo?
Arrepende-te: (Termo: μετανόησον - para ter uma mudança de auto (coração e mente) que abandona as disposições anteriores e resulta em um novo auto, novo comportamento e arrependimento sobre disposições e compartamento antigo.). No primeiro momento que usar o termo é de foma imperativa, onde a igreja precisava fazer, já no final do versículo (arrependas - μετανοήσῃς) é algo que se caso eles não fizesse estariam sendo movidos.
Prática: (Termo: ποίησον - fazer; realizar ou executar uma ação ou um curso de ação.). Foi o chama a atenção. Ei! Volta a realizar, a executar as primeiras obras, volta ao início.
Moverei: (Termo: κινήσω - mover, balançar; fazer mover ou mudar para uma nova posição ou lugar, tanto em sentido concreto como abstrato.). Vemos que ao longo da história essa igreja não conseguiu permencer, pois todo o curso da localidade e história da Ásia Menor e sua igreja fora mudada.
a.3 O Senhor da Igreja mostra contentamento com essa igreja
Odeias: (Termo: μισεῖς - desagradar intensamente; sentir antipatia ou aversão para com.). Esse era o sentimento daquela igreja para com os Nicolaítas, para os hereges, para os falsos mestre e assim era o mesmo sentimo de Jesus para com eles.
Nicolaítas: (Termo: Νικολαϊτῶν - Os nicolaítas, aos quais a igreja em Éfeso oferecia resistência, supostamente seriam os seguidores heréticos de Nicolau de Antioquia (suposição essa alicerçada sobre a similaridade de nomes), um dos sete homens escolhidos para servirem às mesas na primitiva igreja de Jerusalém (vide Atos 6:5). Se essa opinião está correta, então ele se tornou um apóstata. Podemos deduzir de afirmações dispersas pelos capítulos dois e três do Apocalipse que os nicolaítas participavam da adoração e da imoralidade dos pagãos. É possível que a elogiosa oposição que lhes fazia a igreja de Éfeso tenha produzido alguma luta intestina naquela comunidade cristã, o que levou os cristãos ortodoxos dali a perderem seu amor ("primeiro amor") uns pelos outros.). Segundo PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO - ROBERT H. GUNDRY
b) Ilustrar
Isso mostra o reflexo da Igreja na pessoal da Nação de Israel. Uma nação que fora de boas obras e práticas, mas dava ouvido as outras nações, olhava para os outros povos e caíam, e muitas foram as vezes que Deus chamava a sua atenção para lembrar de onde tinham caído, ao arrependimento, a volta das boas práticas.
c) Aplicar
Neste dia, Deus nos convida a uma reflexão, a uma introspecção, a olhar para dentro e autoavaliar. Como estamos? Onde possa ser que eu tenho estado caído? Onde devo voltar a praticar as primeiras obras? Em que necessito de arrependimento para que Deus não me mova, me retires de onde estou?
Eu e você somos exortados e convidados ao arrependimento e a volta ao primeiro amor, a ser uma igreja laborosa e apologética.
Conclusão
- Resumo
- I Ensino é: A quem é direcionada essa mensagem? Ap 2.1.
a.1 Primeiro ao anjo da Igreja que está em Éfeso.
a.2 Quem diz a essa igreja é aquele que conserva e anda.
- II Ensino é: As características daquele a quem a mensagem é transmitida Ap 2.2,3.
a.1 Conhecedor de todas as coisas, das suas caracteristicas
a.2 Quais são as características desta igreja?
- III Ensino é: Exortação e convite ao arrependimento e perseverança do primeiro amor Ap 2.4-6.
a.1 O Senhor da igreja apresenta uma repreensão contra o abandono do Primeiro Amor
a.2 O Senhor da igreja chama, convida a igreja ao arrependimento e volta a praticar as boas obras
a.3 O Senhor da Igreja mostra contentamento com essa igreja
- Aplicação Geral
Para minha e sua vida é essa promessa Ap 2.7.
Eu e você os vencedores, sendo essa igreja, vencendo os obstáculos da caminhada cristã não retrocedento ou perdendo o amor, o primeiro seremos os vencedores deste versículo e participaremos do fruto da árvore da vida...
Related Media
See more
Related Sermons
See more