NOSSA DISTINÇÃO É A UNIDADE

0 ratings
· 16 views

Deve haver um esforço por parte do povo de Deus em caminhar em unidade, com práticas de amor e cuidado mútuo entendendo nossa vocação. Todo o conjunto do corpo de Cristo nos conduz para a unidade.

Notes
Transcript

Introdução:

Chegamos ao fim dessa série desafiadora, antes porém de prosseguirmos é importante anotar algumas observações feitas ao longo desses últmos domingo.
Pimeiro, devemos lembrar que mesmo sendo a igreja o lugar onde deva manifestar a graça de um Deus generoso, nem todos conseguem ter a mesma percepção das verdades das Escrituras. Por esta razão é que temos que vez por outra fazer uma alto-análese e saber se de fato temos agido conforme a vontade do nosso Senhor e Rei.
Segundo, apesar das nossas diferenças temos clara noção que fazemos parte de um mesmo povo então, pense nesta série como a oportunidade de recalibrar o coração e ajustar a vida.
Uma vez que entendemos que fazer parte da família de Deus é um grande desafio, quero lhe animar a proseguirmos nesta missão que é sermos um paradígma para o mundo.
Vamos continuar em Efésios, agora no capítulo 4.1-6

Viver segundo a vocação é viver num estilo de vida segundo o evangelho.

Nova Versão Internacional 4.1 A Unidade do Corpo de Cristo

Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam

Esta não é a primeira vez que Paulo usa este apelo, rogo-vos. Ele faz este apelo em Rm 12.1 e em 1Ts 4.1. Há uma certa urgência em apelar a atenção dos irmãos, parece que existe muitas vezes uma displiscência que se faz necessário uma chacolhada.
O apelo é que vivamos de uma maneira digna de nossa vocação. Vocação aqui é nossa identidade com o evangelho, existe um padrão exigido para se fazer parte da nova família de Deus, Paulo explica na continuidade do texto.

A nossa vocação transparece nosso caráter na preservação da unidade da igreja.

Nova Versão Internacional 4.1 A Unidade do Corpo de Cristo

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. 3 Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Sejam completamente humildes - Talvez para reconhecer que não somos perfeitos e sempre precisaremos da ajuda do outro.
E dóceis - Ser manso é uma forma generosa de considerar o outro antes de você mesmo. Em uma sociedade egoísta e narcisista este é um exercício de fé que pode mudar a nossa própri vida como a dos outros.
Sejam pacientes - A pacieência pode ser uma virtude importante na mantenção da paz e unidade do corpo de Cristo diante aquelas pessoas que vivem de provocação, uma versão popular para uma pessoa paciente (longanima) é ter um pavio longo.
Suportanndo uns aos outros em amor - Esta é uma versão da tolerância para com aqueles que provocam o mal estar no meio do corpo de Cristo.
Façam todo esforço para manter a unidade - Sabsmos que muitas pessoas lutam por preservar muitas coisas, alguns estão preocupados com sua reputação, outros estão preocupados com suas finanças, outros com a família, mas o que Paulo recomenda aqui é que na convivência do corpo de Cristo a igreja se esforce para manter a unidade. Como podemos fazer isso? Pelo vínculo da paz.

Tudo se resume em “UM”

Nova Versão Internacional 4.1 A Unidade do Corpo de Cristo

Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

Um só corpo - Isto é, não existe corpo de Cristo dividio entre, entre cor, sexo, condição econômica etc...
Um só Espírito - O que nos orienta, nos consola, nos enche de vigor.
Uma só esperança - Existe um único fim para todos nós, a chegada do Reino de Deus
Um só Senhor - Cristo o Rei e Senhor.
Uma só fé - Isto é, uma única experiência em Cristo Jesus como redentor.
Um só batismo - Aqui é a completa imersão no corpo de Cristo esta é uma experiência única.
Um só Deus - Diante da idolatria que impera em nossos tempos reafirmar a exclusividade de nosso Deus é importante para um entendimento abrangente de nossa fé.

Conclusão:

De todos os lugares que um ser humano possa fazer parte, não seria a igreja o lugar mais seguro? Para uma pessao marcada pelo racismo, não seria a igreja o lugar mais seguro para se estar? Para uma pessoa que sofreu com a indiferença por causa de suas condições econômicas, não seria a igreja o lugar onde esta pessoa se sentiria valorizada? Para uma mulher que tem sofrido com o despreso simplesmete por ser mulher, não seria a igreja o lugar onde ela poderia encontrar justiça?
Sim deveria e é por isso que o apóstolo Paulo escreve cartas as igrejas, para corrigir os equívocos cometidos pelos cristãos.
Acredite, não estou aqui querendo ser um cara legal, bacana, com um tipo de discurso inclusivista, estou apenas constatando o que diz a Palavra sobre aspectos importantes da vida cristã.
A nossa vocação como diz o apóstolo Paulo é de sermos semelhantes a Jesus, para daí sermos um luzeiro no mundo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more