DEVOCIONAIS PEDRO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

AUTOR

O Apóstolo Pedro é o autor. Devemos lembrar que ele andou com Jesus durante o seu ministério terreno, logo ele foi testemunha ocular de tudo aquilo que Cristo fez.
Pedro era um dos lideres dos discípulos, um homem explosivo que, posteriomente, teve seu caráter mudado por Deus. Um homem que foi alvo da graça divina (negou a Jesus) e que agora dedicava sua vida a proclamação do Evangelho.
PROPÓSITO
Pedro escreve a crentes que estavam passando por perseguições por causa de sua fé. O Apóstolo traz uma mensagem de encorajamento e esperança, ensinando coisas de grande importância para todos aqueles que, pela fé em Cristo, são perseguidos neste mundo.
As duas cartas de Pedro pertencem ao conjunto de cartas (epístolas) chamadas de gerais, pois não estavam destinadas a uma igreja específica, mas a toda a cristandade.
O público original de Pedro eram cristãos da primeira geração, parece haver uma mescla de judeus cristãos com gentios cristãos, sendo estes aqueles cujas referências são mais enfatizadas.
CAPÍTULO 1
V. 1-2
O Autor se identifica como Pedro. Ele era um dos apóstolos (mensageiros, enviados) que foram escolhidos por Jesus com a função de lançar os alicerces da Igreja.
Ele identifica seus leitores como eleitos e forasteiros:
Eleitos: Escolhidos pelo Senhor antes da fundação do mundo para a salvação. Uma escolha graciosa baseada na livre vontade de Deus. Perceba que a Trindade está envolvida em nossa eleição. O Pai nos escolhe, o Espírito nos santifica e nos leva a obediência a Cristo, que por meio do seu sangue nos purificou.
Forasteiros: A nossa presença neste mundo é passageira, estamos de passagem. Esta verdade era de grande importância diante dos sofrimentos que aquelas pessoas estavam passando, e certamente também é para nós.
v. 3-12
Pedro vai iniciar essa seção louvando a Deus, o Pai:
Ele foi misericordioso para conosco (Não era obrigado a isso)
Ele nos regenerou, nos deu uma nova vida, isso por meio da ressurreição de Cristo. A ressurreição de Jesus é a certeza de que sua obra foi perfeita e aceita pelo Pai, ela é a garantia de que nós não seremos vencidos pela morte e de que todas as promessas serão cumpridas sobre nós. A resurreição dele é a nossa, aqueles que com ele estão unidos.
Deus tem preparado para nós uma herança que, diferente das heranças humanas que podem ser perdidas, jamais se perderá, manchará ou sofrerá qualquer corrupção. Essa herança está guardada nos céus, nas mãos do próprio Deus, que a dará aos seus eleitos. Você já se perguntou qual teria sido o impacto dessa verdade para os leitores de Pedro em meio a perseguição? Qual o impacto que isso tem na sua vida? (v. 6)
Pedro ensina que Deus usa as provações para provar/purificar seu povo, assim como o ouro é purificado pelo fogo.
Os cristãos amam o Senhor mesmo não o tendo visto pessoalmente, e isto foi ensinado pelo próprio Jesus como sendo algo de grande bem-aventurança (JO 20;29)
A salvação a qual os leitores de Pedro haviam sido destinados, foi proclamada também no A.T pelos profetas. No entanto, ela se torna mais clara no N.T, por meio de Jesus e agora por meio de seus apóstolos que, inspirados pelo Espírito Santo, pregam o evangelho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more