OS EFEITOS DO PENTECOSTES.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 16 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
O mês de Agosto é muito importante para a Igreja Presbiteriana do Brasil, é o mês que consideramos como o mês das missões. Exatamente porque foi em 12 de agosto de 1859, chegou ao Rio de Janeiro um jovem missionário por nome de Ashbel Green Simonton, Ele tinha apenas 26 anos de idade e motivado por um sermão do grande Charles Hodge de Princiten, veio para o Brasil, seu ministério durou 8 anos, seu corpo está enterrado no cemitério da Consolação. Então, no dia 12 completaremos 161 anos de denominação. Somos frutos de Evangelização e evivamento. Veremos aqui um dos momentos mais importantes da história das missões, veremos os efeitos do pentecostes.
A festa de Pentecostes mudou para sempre a vida da Igreja. Mudou para sempre a historia da evangelização mundial. Centenas de pessoas foram evangelizadas em uma única ocasião. Vejamos seus efeitos:
I. PERPLEXIDADE ( 6-12).
I. PERPLEXIDADE ( 6-12).
1. Lucas lista 15 nações do mundo civilizado dos seus dias. Ele inicia com os países do Oriente (Pártia, Média, Elão, Mesopotâmia), depois se move para a Ásia Menor via Judéia (Capadócia, Ponto, Ásia, Frígia, Panfília), de lá para a África (Egito, Cirene) e então para Roma, Creta e Arábia. Essas nações são uma representação de todas as nações do mundo. (v. 5).
2. Essas pessoas são judeus que foram dispesos pelo mundo após o Cativeiro Babilônico. Como exemplo, no século 1º da era cristã, a população judaica no Egito chegava a 1 milhão de pessoas. Eram Trilingue ou Bilingue ( v.5).
3. Era uma multidão de pessoas impactada pelo evento ( v.6). Por 2 vezes ouvimos que eles ficaram perplexos e atônitos (v 6, 12). E ainda no verso 7: “ estavam atônitos e se admiravam”.
4. O motivo da perplexidade: Os galileus, homens simples e considerados como incultos, estavam falando as línguas das nações ( v.8). Os dispersos conheciam à lingua dos galileus, mas os galileus agora falam à lingua deles!
5. Este é um milagre de audição. O termo usado aqui é Dialektos, e se refere a uma língua ou dialeto de um pais ou região. Este é um dos maiores milagres de evangelização do N.T.
Aplicação:
Deus faz coisas extraórdinárias ( Gn 18. 14).
A Igreja na Nova Aliança começou de forma extraordinária.
O ruido do Espírito atrai admiradores.
Deus faz que sua igreja se torne notória, Deus faz com que a igreja seja conhecida e internacional. Quando o Espírito Sanro sacode Igreja, ela se torna conhecida. Deus faz que a igreja ganha notoriedade.
II. EVANGELIZAÇÃO ( V. 11).
II. EVANGELIZAÇÃO ( V. 11).
1. “Nós os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandiosas obras de Deus!” Os crentes cheios do Espírito Santo proclamam os milagres realizados por Deus.
2. Que maravilhas são essas? Presumimos que eles declaram especialmente as maravilhas relacionadas à ressurreição e ascensão de Jesus. A grande notícia era que Jesus havia ressuscitado ( Atos 2. 22- 28).
3. Apresenta a mensagem das maravilhas que Deus fez, por intermédio da boca dos seus. A esses milhares de judeus que tinham vindo de inúmeros lugares, Deus acrescenta 3 mil à sua igreja. A verdade do Todo-poderoso não está mais confinada à cidade de Jerusalém. No dia de Pentecoste, a igreja passa a ser universal.
4. A partir do exame da Escritura do Antigo Testamento, ficamos sabendo que os judeus se encontravam juntos em Jerusalém para o festival da colheita. No Novo Testamento, Deus, por intermédio do derramamento do Espírito Santo fez que a missão da igreja, colhesse os primeiros frutos de sua ceifa espiritual e almas.
5. Segundo os rabinos, Deus promulgou a Lei no Monte Sinai em 70 línguas, mas que somente os israelitas ouviram a sua voz, agora, Deus usa seus servos para poclamar o Evangelho para todas as nações.
7. Aqui nos vemos uma diferença entre às línguas em Corinto e as línguas em Atos. Em Atos as línguas são como prefecias, proclama as grandezas de Deus aos homens, enquanto em Corinto é uma oração falada a Deus. Em Corinto as línguas precisam ser intepretadas, aqui em Atos 2 elas são entendidas pelas multidões. As multidões são evangelizadas.
8. Aqui podemos ver que começa um processo de evangelização que vai mais parar. O estudioso da Bíblia, Roy Zuck, propos, baseado em Atos 1. 8, um divisão em Atos interessante: 1- 7 Jerusalém, 8-12 Judeia e Samaria, 13- 28 os Confinas da terra. Atos 2. 5- 12 é o íncio desse lano ambicioso de evangelização.
Aplicação:
Das 7.100 línguas faladas sobre a Terra, mais de 3.700 não têm nenhuma tradução das Escrituras. A Bíblia inteira foi traduzida para 700 línguas, pouco mais de 1.500 possuem o Novo Testamento e outras 1.100 apenas algumas partes, dos Salmos aos Evangelhos".
Ouvir as maravilhas de Deus em nosso idioma é uma benção. A mensagem de Deus está disponível a nós. Nós não precisamos mais de um pentecostes para evangelizarmos em outras línguas.
Aqui pensamos na importância do poder do Espirito Santo para proclamarmos o Evangelho ( Atos 1.8) .
III. REJEIÇÃO (V. 12).
III. REJEIÇÃO (V. 12).
1. Enquanto os piedosos estavam perpexos com tudo o que estava acontecendo. Outro grupo de incredulos, zomba de Pedro e de seus amigos. O verbo usado mostra que a acusação releva a condição da zombaria, que eles estavam sob efeito do vinho.
2. A acusação é redícula, porque eram 9h da manhã, Pedro responde à acusação chamando a atenção para o horário: “São apenas nove horas da manhã!” (v.15)
3. Lucas diz que um certo grupo de pessoas ridiculariza os apóstolos e os que estão com eles. Em Atos nós notamos uma progressão contra a Igreja e sua obra. Começa com a zombaria; em seguida prossegue para o questionamento (4.7); para as ameaças (4.7); depois para a prisão (5.18); dali para os açoites (5.40); até chegar ao assassinato (7.58).
4. Os seres humanos tem uma explicação natural, para fenomenos espirituais ( Jo 12. 28,29).
5. As pessoas naturais não entendem o mover do Espirito Santo ( 1Co 2.14 ).
Aplicação:
Nós vivemos em um mundo que zomba do Evangelho e da Igreja de Cristo. Estamos vendo uma posição constante aos milagres de Deus, a crença no sobrenatural.
A Igreja redicularizada não é a igreja mundana. Não é a igreja pós-moderna, não é a igreja da teologia da libertação, da teologia gay, da teologia feminista, da teologia inclusiva, da igreja que aplaute o mundo, mas da Igreja fiel a Deus ( Atos 14.22, 2Tm 3.12)
Quanto mais experiência do o Espírito Santo tivermos, mais seremos extranhos aos mindo.